segunda-feira, 28 de junho de 2010

Movie Pass

David Lynch é daqueles cineastas, cuja aura cult suprime qualquer conteúdo. Não que ele não tenha, mas o hype em cima do diretor e de sua estética irascível destinam todo o resto a periferia de seu cinema. Cidade dos sonhos, destaque da seção Movie Pass deste mês, é, nesse sentido, a mais perfeita síntese do cinema de Lynch. Robusto, belo, intransigente e inconclusivo. Cidade dos sonhos, assim como grande parte da cinematografia de Lynch, não é para ser entendido. É para ser sentido. Justamente por isso é um tipo de cinema menos atraente, menos interpelatório, mais contemplativo. Ficou famosa a cena de amor lésbico entre Laura Harring e Naomi Watts. De fato, para os fetichistas, a cena é a brasa em um filme que nunca empolga, mas que não deixa de ser um exercício de estilo até certo ponto fascinante.

5 comentários:

  1. já ouvi muito falar que esse filme do lynch é muito esquisitão, imcompreensivel e coisa e tal! mas a unânimidade fica pras cenas lésbicas de naomi e laura! já vi as fotos dessa cena em uma revista, e u fiquei bem doidão vendo a linda naomi watts agarrando a morena gata da laura harring no sofá! alguma coisa nesse filme ficou bem ao gosto do povão e salva a fita da imcompreensão geral!

    ResponderExcluir
  2. Grande Reinaldo! o/

    Tu sabe que eu sou suspeito para falar de David Lynch. Cover no molhado. Pra mim, um dos grandes artistas que já existiu, cujas obras de cinema me deixam hipnotizados. "Cidade dos Sonhos" é justamente seu filme que mais admiro por inúmeros fatores - desde direção até a fascinante e desafiadora história que conta.

    Concordo contigo que não é um filme para entender, mas para sentir. E esse efeito, Lynch é extremamente bem sucedido em atingir o espectador com a dúvida, incerteza e o convite a desvendar a trama. O mais sensacional são os diferentes caminhos que o espectador pode percorrer para chegar a uma "conclusão". Sobre "Mulholland Drive", eu tenho a minha própria. Ou simplesmente, ignore o desfecho quadradinho, tudo está ali para ser apreciado e tocado na alma.

    Infelizmente, a peste do conceito "cult" se apropriou de Lynch, e o que vemos são inúmeros fãzóides idiotas, metidos a intelectuais, que veneram as suas obras, mas não passam de posers babacas e sem conteúdo. Realmente, o hype me entristece, mas Lynch é muito mais, o cara é um mestre!

    Discordo lá que o filme é inconclusivo, não empolga e só está lá para confundir rs. O desafio está proposto, basta desligar o cérebro, tentar amarrar a história e desvendar esse quebra-cabeça lynchiano. Só de rever o trailer, deu vontade de rever "Cidade dos Sonhos". Pra mim, um dos melhores filmes da última década - quiça, um dos melhores do cinema! \o/


    grande abraço!



    obs. Reinaldo, posso te add no msn?

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de Lynch, e você disse com precisão que o cinema dele é para ser sentindo e apreciado.Cidade dos Sonhos é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. O filme é estranho
    !
    Mas as atuações das atrizes valem à pena
    ...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo: Realmente, essa cena é inesquecível. rsrs.

    Elton: Destaquei esse filme este mês por sua causa. Esse é um de meus preferidos de Lynch. Não disse que o filme é confuso,mas ele é inconclusivo sim. Como o são grande parte dos melhores filmes do cinema, contudo não me atreveria a colocar Cidade dos sonhos no meio dessa turma. Acho que o hype em torno de Lynch mais o ajuda do que o atrapalha e quanto aos "fanzóides", eles sempre estarão por aí... rsrs
    Pode me add no msn sim, o único problema é que eu não uso muito esse serviço... (mas eu ainda estou esperando o e-mail ,viu! rsrs) abs

    Luis Galvão: Depois de Veludo azul, é o melhor Lynch que existe. abs

    Marcelo: Ô se valem... rsrs abs

    ResponderExcluir