segunda-feira, 21 de junho de 2010

ESPECIAL TOY STORY 3 - Revendo o primeiro filme

Visitar Toy story 15 anos depois de seu lançamento é uma senhora viagem. Além da nostalgia inerente a ação, é prazeroso constatar que a pureza da história foi preservada. Que em algum lugar ainda somos as mesmas pessoas (sonhadores dispostos a sonhar) que éramos há 15 anos. No filme que delimitou o território da Pixar no cinema e ajudou a construir o legado do mais criativo e autoral estúdio de cinema, vemos brinquedos como alegorias de nossas idiossincrasias.
É revigorante ver como se constrói belamente a amizade entre o cowboy Woody e o astronauta Buzz. Da rivalidade inicial provocada por ciúmes e vaidade, até a cumplicidade e admiração. Os coadjuvantes também têm seu charme. Toy story não propõe nada de novo em termos de moral e estrutura do que já estávamos acostumados em produções Disney, mas é inegável a desenvoltura do roteiro e a originalidade de dar vida e sentimentos humanos a brinquedos. Afinal de contas, todos nós já fizemos isso certa vez.
A fita converge muito bem ação, drama e humor. Talvez só encontre respaldo em sua contemporaneidade no filme Disney do ano anterior, O rei leão. John Lasseter mostra apuro no desenvolvimento da história e consegue fisgar a platéia com a neurose charmosa de Woody e a coragem desavisada de Buzz. Todos os brinquedos ganham personalidades suficientemente reconhecíveis pelas crianças, o que ajuda na identificação. Em Toy story, não há como adultos também não se identificarem.

7 comentários:

  1. Exatamente, Reinaldo, a grande sacada do filme da Pixar é fazer aquilo que toda criança já fez de sobra: dar vida e emoção aos seus brinquedos. Um clássico revisitado de forma fantástica nessa continuação de 2010.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei o filme, pra mim a trilogia fechou com chave de ouro. Elogios rasgados ao roteiro que conseguiu na terceira fita ainda ser bem bolado e envolvente.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Cara, essa animação entrou para a história, trouxe uma nova era, teve três filmes de sucesso e de crítica. É, não é pra qualquer um não.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo. Acho que Toy Story faz reviver os mais felizes sentimentos da infância. Estou MUITO curioso para ver esse.

    ResponderExcluir
  5. Amanda: É isso aí Amanda. Bjs

    Fernando:Ainda não vi o filme, mas confio plenamente na sua palavra.abs

    Alan: Não é para qualquer um mesmo! Abs

    Luis Galvão: Valeu Luis. Somos dois! abs

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o prazer de assistir a "Toy Story" pela primeira vez, neste ano, e no cinema! Uma maravilha! A série me encantou, como todos os filmes da Pixar fazem comigo!

    ResponderExcluir
  7. Eu me lembro das suas criticas Ka. Me lembro inclusive de tê-la parabenizado por ter conhecido esse grande filme.
    bjs

    ResponderExcluir