quinta-feira, 17 de junho de 2010

Crítica - Esquadrão classe A

Entretenimento a moda antiga!

Esquadrão Classe A (The A-Team, EUA 2010) é sintoma, ao mesmo tempo, de três movimentos concomitantes no cinema de Hollywood. O primeiro deles, e por isso mesmo o de maior envergadura, é a opção por apostar em fórmulas consagradas que já agreguem uma base de fãs. A segunda, que deriva imediatamente da primeira, é adaptar produtos de outras mídias e plataformas. Sejam eles provenientes de video-games, HQs, brinquedos, filmes e séries de TV (como é o caso de Esquadrão Classe A). Essas duas “manias” de Hollywood já não são nenhuma novidade para quem acompanha minimamente os lançamentos de cinema nesta última década. Contudo, o mais novo dado desta equação são os remakes e ou adaptações de grandes sucessos dos anos 80. A nostalgia por uma das mais expressivas décadas da cultura pop voltou com tudo nos últimos três anos e Esquadrão Classe A, das produções com gosto dos anos 80 (Transformers, Comandos em Ação, A hora do pesadelo,etc, etc) talvez seja a que melhor dialogue com aquela época e com o público que passou a gostar de cinema naquela época. Essa é a melhor virtude do filme dirigido por Joe Carnahan.

Liam Neeson e Bradley Cooper em cena do filme: entretenimento com a cara dos anos 80 e linguagem atual

No filme, a unidade de elite comandada pelo coronel Hannibal Smith (Liam Neeson) é traída pelo Estado americano e se vê na contingência de limpar o nome e a honra de seus integrantes. A ação é sempre muito bem coreografada e o espírito da série é preservado, inclusive o jeitão dos personagens e a vinheta do programa.
Se há algo de novo é o advento de gadgets que antes pareciam muito forçadas e que hoje encontram respaldo, ao menos, nas produções de ficção científica. Há, também, algum deboche da cultura pop e a atual zombaria com a CIA (tão presente em filmes que vão desde a trilogia Bourne a Queime depois de ler, dos irmãos Coen).
No limiar, Esquadrão classe A é um legitimo filme de verão. Não desmerece o programa original e propiciará alguma nostalgia aos saudosos dos anos 80, para a nova geração, será um bom dinheiro gasto em pipoca.

4 comentários:

  1. O filme é ótimo mesmo,puro entretenimento...e foi fidelíssimo à série!
    Uma das melhores adaptações de seriado,senão a melhor!
    Recomendo!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo prestígio e pelo entusiasmo. Ésquadrão classe A é mesmo ótimo entretenimento.
    abs

    ResponderExcluir
  3. eu me lembro que quando era bem pequeno assitia o esquadrão classe na tv! tinha o cara que era o chefe ( o hannibal)que tinha o cabelo branco. o negão com um cabelo moicano estilo marrento! cara eu tô doido pra ver esse filme! por ler seu texto sei que vou assistir um programão de primeira qualidade dessa adaptação da série para cinema.

    ResponderExcluir
  4. Pode acreditar que o filme compensa para quem é fã do seriado.E para quem não é fã tb. abs

    ResponderExcluir