quarta-feira, 9 de junho de 2010

Especial Toy Story 3 - Por que voltar a esses personagens?


Dizer que Toy Story (1995) ajudou a estabelecer a Pixar como estúdio de cinema é uma constante na cobertura internacional de cinema. Mas é uma afirmação imprecisa. Toy Story foi o primeiro filme da Pixar. A empresa/estúdio, surgiu como uma divisão de efeitos especiais da Lucasfilms, cujo braço forte é a Industrial Light & Magic. Em 1986, a empresa foi comprada por U$ 26 milhões pelo visionário do mundo digital Steve Jobs, que repassou o controle criativo da empresa, que até então desenvolvia hardwares e softwares, para John Lasseter. Foi Lasseter quem aprimorou o departamento de animação da empresa. Em 1991, foi firmado um contrato para fazer três filmes a serem distribuídos pela Disney. O primeiro deles foi justamente Toy Story, dirigido pelo próprio Lasseter. O filme de 1995, que trazia no seu elenco de vozes Tom Hanks e Tim Allen, era uma fábula infantil de irresistível apelo.


Steve Jobs em foto "I´m the fucking man!": ele viu ouro antes de reluzir...


No filme, cujos personagens principais são brinquedos, são abordados com extrema leveza e simplicidade questões como amadurecimento, ciúmes, inveja e amizade. Woody (Hanks) é um boneco cowboy que se ressente quando seu dono ganha um novo e mais adornado brinquedo, o astronauta Buzz Lightyear (Allen). Além da magia de ver os nossos brinquedos preferidos ganharem vida, Toy Story é uma poderosa alegoria sobre as circunstâncias da vida em sociedade.
O filme causou tão boa impressão que além de três indicações ao Oscar (roteiro original, canção e trilha sonora), rendeu a John Lasseter um Oscar especial pelo desenvolvimento de artes animadas em computador para evolução do cinema.


John Lasseter em seu QG criativo (que fica em sua casa): Um oscar especial pelas conquistas realizadas em Toy Story. Outros, tão especiais quanto, viriam nos anos seguintes


Esse Oscar lá de 1995 ajuda a entender o por que de se voltar a Toy Story. O filme que concedeu uma identidade a Pixar, hoje já parte da Disney (em janeiro de 2006 a Disney comprou a Pixar de Jobs pelo valor de U$ 7,6 bilhões), é o símbolo mais portentoso da evolução constante do estúdio. Tanto na parte técnica (o aprimoramento dos softwares disponíveis, a redução do período de desenvolvimento de um projeto e a maior qualidade dos efeitos animados) quanto na elaboração dos roteiros. E depois de uma bem sucedida continuação (considerada por muitos, superior ao original), Toy Story 3 – que será precisamente o 11º filme da Pixar, vem para que fiquem cristalinas as conquistas do estúdio no cinema.
Woody, Buzz e companhia (além de novos e ansiados personagens) voltam mais de uma década depois para mostrarem o quanto amadureceram como personagens e, no que pode até mesmo ser tomado como pleonasmo, mostrar o amadurecimento da Pixar.

5 comentários:

  1. Bom, tirando tudo que vc já falou, acho interessante o crescente das histórias, há um certo sentido. Acho que o argumento desse terceiro filme é muito melhor e mais inteligente. A idéia original era brincar com a imaginação infantil, os bonecos que ganham vida quando damos as costas, o presente novo que vira favorito e esquecemos o antigo, etc. O segundo filme é meio bobo, forçado para ter uma continuação (aquele negócio devenda por engano). Mas esse terceiro volta ao drama nosso de cada vida. Crescemos e o que fazemos com nossos companheiros de tantas horas? Estou bem curiosa quanto a isso.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de 'Toy Store', é muito bacana a ideia de dar vida aos brinquedos, é uma viagem alucinante, tantos para as crianças tanto para os adultos. Estou ansioso pela terceira continuação...
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Há!
    odeio quando acontece de vocÊ fazer um comentário "com o coração" e dá erro no computador. É muito frustrante rs.

    Tudo certo, Reinaldo?

    Tinha feito um comentário declarando meu amor à Pixar, exaltando a criatividade e profissionalismo dos produtores da empresa e acrescentei dizendo que eles não erraram em nada até agora, apesar de "Carros" e "Vida de Inseto" serem leves decepções, mas são ok, na minha opinião =)

    e não acho que eles vão errar com "Toy Story 3". Sou grande fã dos outros dois anteriores e fico feliz que Claquete vai fazer um especial dele em junho! \o/


    ABS!

    ResponderExcluir
  4. Amanda: Obrigado Amanda. Tb estou curioso para conferir o terceiro filme. Desconfio que não será dessa vez que a Pixar dará uma bola fora. bjs

    Alan:É isso aí meu chapa! A ideia é boa e ela está de volta. Abs

    Elton:Sério, vc me comove. Fico muito feliz com seus comentários e com seu interesse por Claquete. Valeu mesmo meu amigo.
    Entendo essa sua frustração. Já me aconteceu algumas vezes tb. É odioso, além de ser bem frustrante como vc disse.
    Tenho a mesma opinião que vc em relação a Pixar, a Toy story 3, a Toy story 2 e Vida de inseto. Aliás, na próxima quarta, a seção Top 10 trará os 10 filmes da Pixar (Toy story 3 será o 11o) elencados por ordem de qualidade. Repare nas posições de Vida de inseto e Toy story 2.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir