sábado, 22 de maio de 2010

Os 25 melhores filmes da década: Apêndice - parte 1

Antes da divulgação do melhor filme da década (na verdade, ele já será mencionado hoje), como um baita aperitivo, Claquete preparou esse especial com curiosidades e detalhes sobre os 25 melhores filmes da década (2000 - 2009) eleitos pelo Blog.



Quem participou de Cannes, Veneza e Berlim?
Cannes:
+ Fale com ela
+ Cidade de Deus (fora de competição)
+ Moulin Rouge – amor em vermelho (fora de competição)
+ Onde os fracos não têm vez
+ Marcas da violência (fora de competição)
+A promessa
+ O pianista
+ Bastardos inglórios
+ Sobre meninos e lobos
+Match point – ponto final (fora de competição)

Veneza:
+ Colateral (fora de competição)
+ A vida dos outros
+ Não estou lá
+ O segredo de Brokeback Mountain

Berlim:
+ Medo da verdade (fora de competição)
+Munique (fora de competição)
+ A promessa






O filme mais caro: Batman –o cavaleiro das trevas = U$ 190 milhões
O filme mais barato: Match point – ponto final = U$ 12 milhões (valor convertido de libras)

Ele é o cara


O ator que mais colecionou indicações ao Oscar na década (foram 4 indicações e duas vitórias), marca presença na lista tanto como ator, tanto como diretor. Sua performance premiada em Sobre meninos e lobos, o sexto filme do ranking é tão arrebatadora quanto seu discreto, porém firme trabalho na direção do poderoso drama A promessa, o décimo segundo filme no ranking.


Ele é o cara 2


E se tem alguém que bate Sean Penn nesse ranking é Clint Eastwood. Assim como Penn, ele aparece na lista como ator e como diretor, só que em dobro. Como ator, Clint foi lembrado nos filmes Menina de ouro e Gran Torino, filmes que também dirigiu. Além, é claro, de ter contribuído grandemente para que Penn, também fosse um dos caras dessa lista.

Ele é uma senhora fonte


Denis Lehene acaba de ter mais uma obra sua adaptada com maestria para o cinema. Martin Scorsese enobreceu a literatura de Lehene com Ilha do medo, lançado nos cinemas em março deste ano. Mas Ben Affleck com Medo da verdade (18º da lista) e Clint Eastwood com Sobre meninos e Lobos (6º da lista), o fizeram antes. De qualquer maneira, Lehene se mostrou uma fonte preciosa para o cinema nessa década passada.


As versões do nazismo
Dois filmes que abordam de maneira diferente o nazismo figuram na lista de Claquete, separados apenas pelo filme Munique (que também tem judeus em seu entorno). O pianista (11º) e Bastardos inglórios (9º) mostram respectivamente toda a crueza do nazismo e um fim mais apropriado para ele. Polanski e Tarantino, cada qual a sua maneira, extirparam fantasmas.


Os mestres da sinfonia


Clint Eastwood

Pois é, já deve estar cansando, mas sem dúvida alguma, Clint Eastwood foi o artista americano da década. Em termos de ressonância e qualidade ninguém foi mais prolífero do que ele. E o fato de ter encaixado três filmes na lista dos 25 melhores filmes da década atesta isso.


Mike Nichols


Ele já mereceria essa menção só por ter realizado o melhor filme da década, mas Nichols também emplacou outro trabalho na lista. Jogos do poder aparece na décima sexta posição. O que torna o feito de Nichols ainda mais notável é que esses dois filmes foram os únicos que ele dirigiu na década passada.
Ben Affleck

Ator canastrão e figura carimbada na celebrity gossip, poucos acreditavam que Affleck poderia ser um diretor de talento. Seu primeiro filme arrebatou a critica americana e valeu-lhe o passe para o ranking dos 25 melhores filmes da década. É o único diretor estreante na lista. Algo marcante e digno de nota.
Ainda hoje será publicada a segunda parte do apêndice do especial sobre os 25 melhores filmes da década. Fique por perto!

2 comentários:

  1. Isso que eu chamo de post organizado, preparado e bem feito! rs
    Reinaldo, Ótimo Post!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios e reconhecimento Alan. Fico feliz que tenha gostado. ABS

    ResponderExcluir