sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cannes updated # 3


Taking over Cannes
Foi exibido nesta sexta-feira, fora de competição, a aguardada continuação de Wall street. No segundo filme, que ganhou o subtítulo Money never sleeps, Gordon Gekko (Michael Douglas) sai da prisão e aos poucos se restabelece no jogo da bolsa de valores.
O diretor Oliver Stone desembarcou em Cannes com a maioria do elenco. Michael Douglas, Carey Mulligan, Shia LaBeouf, Josh Brolin e Frank Langella viram a critica se entusiasmar com a fita. “Um filme menos ingênuo e mais ágil do que o primeiro”, escreveu a Vanity Fair.

É a economia estúpido: o assunto em Cannes hoje foi a crise financeira com a chegada de Michael Douglas, Shia LaBeouf, Oliver Stone (com um bigodinho suspeito) e Josh Brolin


“Estou tão confuso quanto todo mundo”
Oliver Stone admitiu na coletiva que seguiu à exibição do filme que a grande motivação para fazer um segundo filme sobre Wall Street veio da crise financeira que tomou o mundo em 2008. “Michael (Douglas) já havia me convidado para fazer uma continuação em 2006, mas eu sentia que não era o momento para revistar aquele universo”, declarou o diretor. O diretor disse que a toda crise econômica que acomete o mundo, pensa que o sistema financeiro entrará em colapso.


Indagações católicas
O português Manoel de Oliveira, o mais velho cineasta em atividade no mundo com 101 anos, inaugurou ontem a mostra Um certo olhar. O estranho caso de Angélica, seu novo trabalho, atraiu muita atenção. O filme conta a história de um fotógrafo que fica instigado por uma mulher (a Angélica do título) que morreu sorrindo. Ele fica obcecado por saber mais sobre seu espírito. A critica se dividiu quanto ao filme. O critico da Vanity Fair admitiu ter dormido durante a sessão. A critica européia pareceu mais interessada no trabalho de Oliveira e alguns críticos brasileiros enxergaram uma indagação de Oliveira, que é católico, sobre o sentido da morte. O cineasta confessou o interesse em debater o tema em seu filme. Ele disse na coletiva de imprensa que "a morte é a única certeza que existe, tudo o mais é incerteza".

Quintal coreano
Todo mundo sabe que a edição de Cannes deste ano está recheada de produções asiáticas. Ontem um filme chinês despontou como favorito e hoje uma fita sul coreana se não impressionou amplamente, ao menos cativou a crítica. Hanyo (Housemaid, no título em inglês), exibido hoje pela competição oficial, mostra com humor negro uma situação muito cotidiana. O assédio sexual sofrido pelas empregadas domésticas. O que agradou a critica é que a retratação é descompromissada e inteligente. Segundo escreveu Diego Assis do portal G1, o diretor In Sang Soo exercita um senso de humor muito parecido com o de Park Chan Wook ( maior diretor sul coreano da atualidade, responsável por filmes como Oldboy) e entrega um final arrebatador.


A equipe do longa sul coreano chega para a premiere: o grisalho boa pinta é o diretor In Sang Soo
Xis
Hoje foi o dia o dia mais agitado no tapete vermelho de Cannes desde que começou o festival:

O membro do júri da edição deste ano Benicio Del Toro prestigia a sessão de Wall Street:money never sleeps: a sessão mais concorrida dessa edição do festival até agora

O cineasta Martin Scorsese compareceu a sessão especial de O leopardo (1963), clássico de Luchino Visconti

3 comentários:

  1. Fiquei super afim de assistir Wall street, e um dos motivos é Carey muligan, rs
    Não sei pq mas me interessei por O estranho caso de Angélica, agora um crítico ter dormido durante a sessão, mostra que o filme deve ser muito cansativo.... veremos.
    Até mais !

    ResponderExcluir
  2. Também aguardo esse novo Wall Street , o qual espero tenha uma forte tensão de suspense e um roteiro com texto bem inteligente. Não estou familiarizada com o que eles irão abordar, só espero que eles não tenham usado tanto a crise econômica, prefiro que o filme tenha luz própria e pegue leve em qualquer contexto que já estamos cansados de ver,já basta como a crise afligiu o mercado.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Alan: Wall street talvez seja o filme que mais espero deste ano. estou ansioso pela fita desde que a sequência foi anunciada.
    Quanto a dormida do crítico da vanity fair, bem, ela pode ter sido involuntária. Cobri Cannes é uma correria. Filas, entrevistas, múltiplas sessões de cinema, as vezes a pessoa cansa... E os filmes de Manoel de Oliveira são meio arrastados mesmo... ABS

    Madame:estou louco para assitir esse filme. Eles não irão abordar a crise financeira madame, pelo menos não de frente. Mas o que ocorreu serve para mostrar que o mundo idealizado por Gordon Gekko em 87 evoluiu. Energia, sustentabilidade são os temas que pautarão o filme. além do colapso de relações familiares. Estou curioso...
    Bjs

    ResponderExcluir