domingo, 6 de dezembro de 2009

Os 25 melhores filmes da década: 25 - Gladiador

“O que fazemos em vida ecoa na eternidade”

Sinopse:
Após vencer várias batalhas, o general romano Maximus (Russell Crowe) quer apenas voltar para casa e rever sua família. Mas com a morte do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris), que desejava fazê-lo seu sucessor, Maximus é perseguido por Commodus (Joaquin Phoenix), filho do soberano. Ao escapar da morte, o ex-general torna-se escravo de um ambicioso e velho gladiador, que o leva a participar dos jogos violentos no Coliseu e a vingar o assassinato de sua mulher e filho.

Comentário:

Gladiador (Gladiator, EUA 2000) foi o primeiro filme vencedor do Oscar de melhor filme da nova década. Entre as muitas virtudes da fita dirigida por Ridley Scoot, a maior delas é, sem dúvida alguma, recuperar um gênero tradicional de Hollywood, o épico. A história do general romano que se embrenha em uma jornada de vingança contra o megalomaníaco imperador Commodus cativou platéias do mundo inteiro, rememorando o gosto pelos clássicos de outrora.
Em Gladiador, a despeito de algumas imprecisões históricas, testemunhamos uma história catártica no melhor escopo Hollywoodiano. A trama que versa sobre honradez, destino, amor e vingança é um colírio para quem aprecia antes de um bom filme, o espetáculo que só o cinema pode oferecer. A fita de Scoot é a mais perfeita súmula desses predicados. Um filme vigoroso, tecnicamente arrebatador e com performances inspiradas de um par de atores (Joaquim Phoenix e Russel Crowe) em estado de graça.


Prêmios:
12 indicações ao Oscar e 5 vitórias (filme, ator, figurino, efeitos especiais e som); 6 indicações ao Saturn awards; prêmios dos sindicatos dos montadores, dos diretores de arte e dos produtores; 4 indicações ao Globo de Ouro e 2 vitórias (filme/drama e trilha sonora); 14 indicações ao Bafta e 4 vitórias (filme, montagem, fotografia e produção de design) e prêmios de associações de críticos de Chicago, Los Angeles, Londres, Las Vegas, Atlanta, National Board of Review entre tantos outros.

Curiosidades:
- Foi o filme que transformou Russel Crowe em astro
- O ator Oliver Reed (que interpreta um proprietário de escravos no filme) morreu durante as gravações do filme e o resto de sua performance foi feita ‘digitalmente’
- O australiano Mel Gibson era a primeira opção para o filme. O ator teria recusado por não querer fazer um filme de temática semelhante a Coração valente. Ironicamente, no mesmo ano estrelou O patriota, de temática semelhante, e muito menos bem sucedido
- Este filme marcou o inicio da colaboração entre o diretor Ridley Scoot e o ator Russel Crowe. Seguiram-se Um bom ano (2006), O gangster (2007), Rede de mentiras (2008) e o inédito Robin Hood (2010).
- Uma réplica do famoso Coliseu foi erguida no Marrocos, onde grande parte do filme foi rodado.

Ficha técnica:
título original:Gladiator
gênero:Épico
duração:02 hs 35 min
ano de lançamento:2000
Estúdio: Universal e Dreamworks
Distribuidora: Universal (para o mundo) e Dreamworks (nos EUA)
Direção: Ridley Scoot
roteiro:David H. Franzoni, John Logan e William Nicholson
produção:David H. Franzoni, Steven Spielberg e Douglas Wick
música:Hans Zimmer
fotografia:John Mathieson
direção de arte:David Allday, Benjamín Fernández e John King
figurino:Janty Yates
edição:Pietro Scalia
efeitos especiais:Mill Film
Elenco: Russel Crowe, Joaquim Phoenix, Connie Neeson, Oliver Reed, Richard Harris e Djimon Hounsou


Trailer:



Fonte: arquivo pessoal

5 comentários:

  1. Simplesmente um dos meus prediletos filmes:

    Temos um Russel Crowe altamente único, inspirado.
    Absurdo é observar a atuação excepcional de Joaquin Phoenix e lamentar a sua perda no Oscar. Ele merecia o prêmio de ator coadjuvante, seu Commodus é inigualável!

    Tudo é intenso, da fotografia à trilha sonora cicatrizante de Hanz Zimmer...e o que falar dos diálogos? O roteiro é muito bem construído. Um filme único, eu nunca esquecerei!

    Belo post!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu ainda não vi esse filme? Sério, preciso urgentemente mudar isso, rs. Abraço :D

    @thiagoomb

    ResponderExcluir
  3. Oi, deixa seu msn no meu blog, como comentário, quero te adicionar. abraço! Aguardo.

    ResponderExcluir
  4. bah...joaquin fenix tapou o sol do russel nesse filme...não sei por que ele pirou de uns anos pra cá, sempre gostei das atuações dele...até em filmes meia boca o cara salvava o longa!!!e gladiador eu gosto mesmo é da trilha sonora...essa mata a pau!!

    abraços, e boa idéia de post!!

    ResponderExcluir
  5. Cris: Obrigado. Tb acho o roteiro de gladiador muito bem desenvolvido. Captura todos os elementos tão caros aos épicos. E o roteiro ganha ainda mais brilho com Phoenix e Crowe.
    Pode deixar que eu posto meu msn lá sim. Abração!
    Thiago: Tem que ver hein rapaz! Isso é história do cinema...rsrs ABS
    Sapão318: Prazer te receber aqui meu brother. Sempre. Pois é, esse foi o melhor ano da carreira do Joaquim na minha opinião. Não sei se vc lembra, ou viu, mas é de 200 o magnifico Contos proibidos do marquês de Sade que rendeu a Geofrey Rush uma indicação ao Oscar de ator( perdeu para Crowe). Também ali Phoenix, como coadjuvante, brilhou intensamente.
    ABS

    ResponderExcluir