sexta-feira, 12 de março de 2010

Cantinho do DVD

A seção desta semana destaca a segunda incursão de Ed Harris na direção. O filme, que fez grande sucesso na Mostra de SP de 2008, é um western que honra as tradições do gênero, mas se permite algumas liberdades. É um belo filme que merece ser descoberto na telinha.


* A critica foi escrita à época do lançamento do filme


Como eram as coisas no oeste...
Rancheiros violentos e que se colocam acima da lei, são uma frequente em Westerns, justiceiros também, assim como donzelas indefesas. Mas em Appaloosa - uma cidade sem lei (Apaloosa EUA 2008) os clichês do gênero ganham insuspeitas camadas. Não que o filme de Ed Harris, em sua segunda incursão como diretor, seja revisionista. Appaloosa é um western tradicional, mas também é um elaborado estudo das condições humanas e de como elas influíam nas convicções daquelas pessoas entregues a própria sorte.
Harris capta sem muito maneirismo de câmera, uma época em que a lei ainda estava em gestação e não era pacífica entre os homens. E é em seu filme, através da personagem vivida por Reneé Zelwegger, que surge a mais perfeita e eloquente personagem feminina de um western. É aqui também que fica patente toda a fragilidade humana e a busca por amparo a qualquer custo.
Harris vive Virgil Cole, homem de poucas palavras mas de vasta fama como justiceiro que vaga pelas cidades restabelecendo a ordem, junto com seu fiel parceiro Emmet (Viggo Mortensen). Eles vão até Appaloosa, onde encaram o desfio de livrar a cidade das garras do rancheiro vivido por Jeremy Irons. É justamente a personagem de Reneé quem representará o ponto de desequilíbrio nessa história. Conferindo a Appaloosa um lugar na vanguarda do gênero.
Harris conta também com um elenco em grande forma. Com destaque para Viggo Mortensen. O ator que este ano também pode ser visto no drama Um homem bom, está novamente um arraso. Na pele do fiel Emmet, homem observador e de fala mansa mas impactante, o ator cria outro personagem memorável. E chama cada vez mais a atenção para suas acertadas escolhas no cinema depois da repentina fama que a trilogia O senhor dos anéis lhe proporcionou. É ele o personagem mais interessante da fita, isso acontece por puro mérito do ator que soube trabalhar muito bem a personalidade e a dinâmica de seu personagem na história. Se o filme tem uma grande atuação é Mortensen o responsável.

2 comentários:

  1. Já vi este filme na locadora, mas nunca havia me interessado em alugá-lo. Na verdade, não sou adicta a westerns, não fazem muito minha cabeça.

    Obrigada pela dica! Adoro o trabalho de Mortensen e o fato dele ser versátil na atuação de outros personagens não morrendo no eterno Aragorn o torna um ator de precioso quilate. bjs!

    ResponderExcluir
  2. É isso msm madame. Mortensen faz do filme uma experiência muito mais interessante. Esse é um mérito exclusivo dos grandes atores. bjs

    ResponderExcluir