domingo, 13 de dezembro de 2009

Os 25 melhores filmes da década: 24 - Cidade de Deus

“Dadinho o caralho, meu nome é Zé pequeno porra”



Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.


Comentário: Não é exagero dizer que o filme talvez, além de ser a mais importante produção brasileira da década, seja um dos mais vigorosos e robustos exemplares de toda a cinematografia nacional. Cidade de Deus demole alguns cânones da produção nacional como a visão romantizada que se tem da bandidagem. Com montagem revolucionária, fotografia tão crua quanto condensada e uma narrativa fragmentada, Fernando Meirelles criou não só um drama sobre a criminalidade brasileira e sua evolução em três décadas, criou um corajoso painel de como essa realidade, além de ser mais complexa do que o cinema (pelo menos até aquele momento) sugeria, não é a única opção a emergir da pobreza.
Cidade de Deus é só superlativos. Além de ser um drama muitíssimo bem realizado, é uma critica voraz a visão que impera sobre o assunto. Cidade de Deus, conjugando dramaticidade e brilhantismo acadêmicos com maneirismos pop, cerca a questão da pobreza, da criminalidade, das favelas e dos conflitos entre classes sociais que queimam o crescente cenário de desigualdade no país com muito mais desenvoltura e propriedade do que muitos trabalhos sociológicos e econômicos que se vê por aí. O filme é, em última análise, um triunfo humanitário.


Prêmios:
4 indicações ao Oscar (melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor montagem e melhor fotografia); indicado ao globo de ouro de melhor filme estrangeiro, indicado ao Bafta de melhor filme estrangeiro e vencedor na categoria de montagem; indicado ao Spirit awards de melhor filme estrangeiro; 9 prêmios no festival de Havana (incluindo melhor filme);

Curiosidades:
- O filme foi exibido no festival de Cannes 2002 fora de competição, mas causou tanto furor que ofuscou os demais concorrentes. Não houve quem apontasse outro filme como o melhor do festival daquele ano. E olhe que estamos falando do ano que O pianista venceu a Palma de ouro.
- O filme não emplacou uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro em 2003 (referente ao ano de 2002). A injustiça (e omissão do colegiado responsável por eleger os melhores filmes estrangeiros) foi tão grande, que no ano seguinte a academia surpreendeu meio mundo ao anunciar Cidade de Deus entre os indicados em quatro das categorias mais prestigiadas do Oscar, inclusive roteiro e direção.
- Fernando Meirelles, pelo filme, foi o primeiro diretor brasileiro indicado ao Oscar de direção. Hector Babenco, que foi indicado por O beijo da mulher aranha, é argentino de nascimento e a produção era americana. Fatos que só aumentam o brilho da façanha de Meirelles.
- Grande parte do elenco era amadora. Alguns atores, como Leandro Fermino da Hora (Zé pequeno) se profissionalizaram depois da experiência.
- O músico Seu Jorge (mané galinha) passou a receber convites internacionais para atuar, e cantar, depois da boa repercussão internacional do filme.


Ficha técnica:

Título original: Cidade de Deus
Gênero:Drama
Duração:02 hs 15 min
Ano de lançamento:2002
Estúdio: Videofilmes / O2 Filmes
Distribuidora: Lumière (Brasil) /Miramax Films (internacional)
Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Bráulio Mantovani
Produção: Walter Salles
Música:Antônio Pinto e Ed Côrtes
Fotografia:César Charlone
Direção de arte:Tulé Peake
Edição:Daniel Rezende
Elenco: Alexandre Rodrigues, Seu Jorge, Alice Braga, Matheus Nasterguile e Leandro Fermino da Hora



Fonte: Arquivo pessoal

10 comentários:

  1. Para mim, este aí é o melhor filme da década! Uma obra de linguagem cinematográfica revolucionária e que cumpre seu papel de nos ajudar a compreender a realidade que conhecemos, que vivemos. Uma obra marco no nosso cinema e totalmente merecedora das honras que conquistou.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo!

    Dando continuidade vamos lá:

    1) Precious li no globo on line sobre o sucesso que eeste filme está fazendo la fora e a história parece boa. Espero que chegue logo por aqui.

    2) Jane Campion é uma boa diretora. Gosto da forma delicada como ela dirigie suas histórias.

    3) Bastardos inglórios é um excelente filme e na minha humilde opinião merece estar no oscar 2010 e quem sabe ganhar o pr~emio de melhor filme. é aguardar para ver. Ja Christopher Waltz é uma revelação e tanto e sua atuação no filme foi tão boa que ele merece ganhar algum premio.

    4) Audrey Tautou é muito fofinha. Gostei dele em o fabuloso destino de AP e bem me quer mal me quer. Uma boa atriz. O oscar tem premiado algumas estrelas estrangerias, como aconteceu com Marion Cot que merecidamente ganhou o oscar por sua atuçao em piaf, a mulher parece a própria. Tá excepcional.

    5) Matt Damon é um bom ator que merece ser reconhecido sim e Nine pelo visto será a sensaç~çao de 2010. A começar pelo elenco repleto de estrelas. Tomara que a história seja boa.

    ResponderExcluir
  3. 6) Roman Polanski é um bom diretor que ultimamente so tem se dado mal. Depois de sua prisão sua vida começou a desmoronar. Ele ta na merda mesmo e não vejo saída para se reerguer.

    7) Pelo visto homem de ferro 2 será um dos grandes lançamentos de 2010. Ainda não vi o primeiro, mas pelo que li e escutei de amigos a história é boa e merece uma continuação. Entrarei de férias no dia 18/12 e este é um dos filmes que esta na minha lisitnha de final de ano. Vou ver com certeza.

    8) Seu texto sobre 10 séries da TV tá ótimo. Vou falar sobre as que mais gostei.
    a - true blood - ainda não vi, mas li diversas resenhas sobre ele e me interessei pelo tema. A mistura de vampiros, humanos, sangue e sexo geralmente agrada. Sucesso garantido.
    b - Glee ´- é muito fofinha. Eu adoro a his´toria e os personagens. Tenho acompanhado.
    c - Californication - ainda não vi, mas um amigo me indicou a pouco tempo e fiquei curiosa por ver. O tema me agrada. Vc sabe em que horário e dia da semana passa na Warner? Se souber me avisa tá, pois quero ver. Agora passar 1.30 no SBT não rola, pois no dia seguite tem batente. Vou citar algumas séries que vi e gostei: Hung, brothers and sisters, familia soprano, medium, csi.

    9) Legal a idéia de indicar alguns filmes que sairam recentemente na locadora e classificar de acordo com sua opinião. Dos que vi e vc citou, concordo com todos. A única a exceção é o filme: "falando grego" que considero bonzinho e vale a pena pegar. Uma distração despretenciosa.

    ResponderExcluir
  4. 10) Seu texto: "editorial - o prazer do até amanhã" ta tão gostosinho de ler e seu argumento sobre a escolha dos 25 melhores filmes tã correta. Vc soube explicar bem o porque deste número.

    11) Bradley Cooper está bem em se beber não case. Este foi o único filme que vi dele e ainda é cedo para falar mais sobre suas qualidades artisticas. Se ele fará sucesso no futuro so o tempo irá mostra. Agora, que o cara é bonito, isto´ele é mesmo. Que olhos!

    12) O spirit awards me parece pelo que li de seu texto uma premiação que tem ganhado destaque a cada ano. Pelos filmes citados, o pareo ta duro. E aguardar e ver que levará a melhor.

    E por hoje paro por aqui. Depois eu volto para falar do resto e acredito que até o próximo final de semana, ficarei em dia.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, esse é um dos mes filmes preferidos de todos os tempos... E não só dos brasileios, acho ralmente um filme genial... Orgulho de ser brasileiro, rs...

    PS: Mil vezes melhor que seu premiado sucessor "Quem quer ser um milionário?"...

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Parece que foi ontem que Cidade de Deus foi lançado... Lembro do frisson que foi, quando o vi no cinema!

    Seu post tá delicioso e essas curiosidades acerca do filme foram maravilhosas! É uma das coisas que mais gosto no cinema: as curiosidades por detrás dos filmes!

    Você já ouviu falar de "Freaks"? Pois bem... tô falando dele no meu último post. Quando der, dá uma passada lá...

    Abração!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. Kamila: É verdade Ka. Cidade de Deus fez por merecer o prestigio que tem. E já adianto, é o único brasileiro na lista. Ou seja,reina absoluto por aqui.

    Cintia: Adoro bater essa bola com vc sabia? Vc não sabe como vc me faz feliz. Pareço um pinto no lixo lendo seus comentários. Obrigado pelo carinho e que bom que tá gostando do meu blog dessa maneira.

    1- tb quero ver Preciosa.
    2- Tb adoro Jane Campion.
    3 - Acho que bastardos vai estar sim no oscar e tb acho que Waltz ganha o seu oscar.
    4 - Tanto Audrey quanto marion podem figurar em algumas listas de melhores esse ano.
    5 - Matt damon é um ator talentosíssimo e esse ano, sinto que ele vai deixar isso um pouco mais em evidÊncia.
    6 - Pois é, a vida tá dificil para o polanski
    7- Veja homem de ferro que é muito legal. Vc vai adorar Robert Downey Jr. Se é q já não adora...

    ResponderExcluir
  8. 8- Californication atualmente não está sendo exibida pela Warner. Mas vc pode achar os dvds em uma boa locadora. Te garanto, vale demais a pena. Tb gostei de Hung. Familia Soprano é simplesmente excepcional. De todas essas aí, só não gosto muito de medium.

    9 - A coluna Meu sofá (essa dos lançamentos em dvd e os dias que eles chegam) foi aposentada esse mês. Mas não definitivamente. Ela vai passar por uma reformulação e voltar repaginada em 2010.
    10 - Obrigado. E acompanhe os 25 hein?! Quero saber sua opinião!
    11- Gosto do Bradley. Tem carisma e parece sim ser bom ator.
    12- é o spirit adquire cada ve mais importância, já que os filmes independentes, principalmente nessa década, passaram a figurar entre os grandes no Oscar. Veja esse ano: Guerra ao terror, 500 dias com ela, A single man, Preciosa, Um homem sério, The messenger, A crazy heart. Todos filmes que devem ir ao Oscar e que estão no Spirit. Portanto, olho vivo!
    Bjs e tamo aí na atividade...

    ResponderExcluir
  9. Obrigadão Marcelo. Já ouvi falar sim. Vou lá conferir. E acompanhe, todo domingo tem um dos melhores da década aqui. Quem será o número um?
    ABS

    ResponderExcluir
  10. O cara da locadora: Concordo com vc cara. É um filmaço. E digo mais. Acho Quem quer ser um milionário um dos piores filmes a ter ganho o Oscar de melhor filme.
    Abração e volte sempre!

    ResponderExcluir