segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Critica - Encontro de casais

Futucando os problemas!

Encontro de casais (Couples retreat EUA 2009) é um filme com a cara de Vince Vaughn. Humor frenético, tiradas irônicas ligeiras, sarcasmo calculadamente espontâneo e jeito de novidade. A fita promove o reencontro de Vaughn e seu companheiro de Swingers, o ator e diretor Jon Favreau. É bem verdade que eles também dividiram a cena em Separados pelo casamento, mas aqui a parceria é mais abundante.
Em Encontro de casais, quatro casais de amigos vão a uma ilha paradisíaca, cujo resort oferece um programa para que casais em crise possam reavivar a união. Os casais bastante heterogêneos são vividos por Vince Vaughn e Malin Akerman (de filmes como A proposta e Antes só do que mal acompanhado), Jason Bateman e Kristen Bell (do seriado Verônica Mars), Jon Favreau e Kristen Davis e pelos desconhecidos Faizon love e Tasha Smith. O ator Jean Reno faz uma participação no papel de um guru de relacionamentos.
A fita destila clichês e o diretor Peter Billingsley acerta ao deixar por conta do elenco o espetáculo. O roteiro escrito por Vaughn e Favreau já prevê que cabe aos atores fazer o filme funcionar.
E são eles os donos da festa. Encontro de casais tem muitos momentos engraçados e todos têm chance de brilhar. Favreau e Bateman, em especial, estão em grandes momentos. Bateman investe em um tipo neurótico que de tão irritante é engraçado. Todos abraçam seus estereótipos com graça e ajudam a elaborar o que se pode tomar como principal contribuição do filme. O lembrete de que se você estiver procurando por problemas e/ou empecilhos em sua vida conjugal, você vai achar. Afinal, casamento é uma batalha diária. Como encarar esse front é uma questão muito particular e cada casal tem seu jeito. A despeito do final politicamente correto da fita, e a bem da verdade era esse o final desejável, Encontro de casais é um bom ponto de partida para uma tradicional DR.

2 comentários:

  1. Estou empolgada para ver estes clichês, principalmente as DRs de casais em terapia. Deve ser hilário!
    Depois te conto o que achei!
    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir