segunda-feira, 19 de abril de 2010

ESPECIAL ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - O que Johnny Depp tem que os outros não têm?



Pois é, se o senhor Silvio ainda tivesse seu Show do milhão na ativa, poderia muito bem eleger essa, a pergunta de um milhão de reais. O perigo aí é que nem mesmo o sabichão Silvio saberia declinar a resposta com exatidão. Descobrir o fascínio que Johnny Depp exerce na mulherada, em um primeiro plano, e no público generalizado, em um segundo plano, não é um exercício que possa ser desenvolvido apenas pelo limiar da lógica. Depp é um apelo ao histrionismo, sem abdicar da introspecção. Um paradoxo que alimenta e se alimenta do status de celebridade que demorou a chegar. Embora já fosse um ator plenamente reconhecido e reconhecível, Johnny Depp só se tornou astro nos anos 2000, com o sucesso do personagem Jack Sparrow de Piratas do caribe: a maldição do pérola negra. A própria repercussão do personagem foi um show a parte. Além de ter agradado o público (de todas as faixas etárias e procedências) agradou a critica e aos colegas de profissão. Ganhou o prêmio do sindicato dos atores (SAG) e foi indicado ao Oscar de melhor ator por um papel cômico em um filme de verão, feito inédito nos 80 anos de história do Oscar e que até hoje continua sendo único.
Depp é avesso a badalações. No início dos anos 90, é bem verdade, enquanto namorava a doidinha Winona Ryder, frequentou os holofotes, mas desde o fim do namoro aderiu a descrição. Opção consolidada pelo casamento com a modelo francesa Vanessa Paradis e a subsequente mudança para o sul da França.




As colunas de fofoca até tentam, mas nunca conseguem algo realmente relevante, ou suculento (para usar um jargão do meio) sobre o ator. Depp não trabalha a imagem de sedutor (embora alguns digam que ele não precisa fazer isso), algo que alguns de seus contemporâneos fazem com naturalidade (caso de George Clooney), com graciosidade (caso de Matt Damon) ou com ostentação (caso de Brad Pitt). Ainda por cima, Depp tem uma queda por personagens que, a primazia, deveriam afastar o interesse do público por sua pessoa. Figuras andrógenas, monstros sanguinários e personagens circenses não fizeram de Terence Stamp ou Martin Landau sex simbols. Há quem argumente que lhes faltava beleza. Pode ser. Mas não há como negar que Depp flerta perigosamente com sua imagem, mesmo sem parecer fazê-lo. Talvez por isso, por esse flerte aparentemente irresponsável e desencanado, Depp seja para a cultura pop o que é. Talvez por isso, que exerça o fascínio que exerce nas mulheres. A confiança e a masculinidade acima de qualquer suspeita se revitalizam a cada excentricidade nas telas e o amor e comprometimento com a família e com a mulher se agigantam na descrição que pauta sua vida pessoal.
Johnny Depp talvez seja o enigma mais cristalino da Hollywood atual. Justamente por isso, o mais indecifrável.

15 comentários:

  1. "...Johnny Depp talvez seja o enigma mais cristalino da Hollywood atual. Justamente por isso, o mais indecifrável..."
    Putz, cara falou tudo !
    UAHSUHAUHSUA

    ResponderExcluir
  2. Brigadão Alan. E essa semana tem mais Especial Alice, mais Especial Homem de Ferro 2, critica de Zona Verde, seção Tira-teima, Top 10... conto com sua audiência. ABS

    ResponderExcluir
  3. Além de beleza e talento, o que Johnny Depp tem em versatilidade. Ele é aquele tipo de ator que pode estrelar qualquer tipo de filme, e já fez isso. é só ver a sua extensa e diversa filmografia!

    ResponderExcluir
  4. Nossa você foi além do que até eu, que tenho loucura total pela arte de Depp nunca pensei! Nossa! Fantástico brother! Aconcordo contigo no fato de justamene por ser ele sempre ator em papeis andrógenose duvidósos, mantem o ar da retidão fora do palco, embora toda sua escentricidade! Gostei muito do teu blog! Seguindo! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Kamila:Tb acho que ele é bem versátil. Prova disso foi sua atuação minimalista e contida em Em busca da terra do nunca, logo depois de viver o espalhafatoso Jack Sparrow. Não à toa, voltou ao Oscar novamente no ano seguinte a sua indicação por Piratas.
    Bjs

    Einstein:Nossa, muito obrigado Einstein. Tb gosto muito do Johnny Depp. Aliás, quem gosta de cinema TEM que gostar de Depp, não é não? Valeu mesmo pela presença e pelas palavras. Conto com o seu prestígio então.Até breve! ABS

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito post Reinaldo, você sintetizou muitas das coisas que penso sobre Depp. Ator, pelo qual eu tenho fascínio completo. De sua geração ele é o meu preferido.
    Adoro a forma destemida com que ele lida com sua imagem no cinema, fazendo o que bem quer, quando quer, e com bem quiser. Sem jamais se preoucupar se isso lhe fará um bad man ou um good man, como muitos em Hollywood. E é isso que Hollywood anda em falta.

    Aquela frase "ele é o cara", nunca havia ganhado tanta representatividade em alguém.

    Abs Reinaldo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Reinaldo.Muito obrigada pela visita.Adorei seu blog,o cinema é sempre fascinante,e vc coloca o assunto muito bem.Gostei muito desse post.Quanto ao Jornalismo,não sou jornalista,mas postei meu blog na comunidade porque queria a opinião de um profissional como você.Obrigada pela sua opinião.

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Volte sempre,você é bem vindo.

    Abraços.
    Pat

    ResponderExcluir
  9. Excelente percepção sobre Depp. Ele é talentoso, cool, belo e, o deleite como homem do desejo é que ele é misterioso e nada óbvio. Ele tem esse enigma que move o desejo por descobrí-lo. Homens assim são raros, sendo celebridades ou não, por isso Depp é muso único, sempre estará no meu imaginário e na minha tela de TV. bjs

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Paulo: Todos somos fascinados por Johnny Depp Paulão e obrigado pelos elogios. VC é o cara. ABS

    Pat: Que isso Pat. Gostei mesmo do seu blog. Espero que possa esbarrar com vc por aqui tb. Bjs

    Madame: Obrigado minha luxuosa madame. Muitos bjs para vc tb.

    ResponderExcluir
  12. Reinaldo obrigado por sua visita ao meu blog, gostei muito de seu comentário. Seu blog também é muito bem feito, porque além de ser uma fã incondicional do Johnny Depp, também sou fã do cinema, já favoritei seu blog!
    O post está perfeito!

    ResponderExcluir
  13. De nada Elis. É sempre bom encontrar bons trabalhos por aí. Ainda mais sobre coisas que a gente gosta, no caso Johnny Depp. Que bom que vc gostou do meu blog. Espero vê-la aqui mais vezes. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Também não sei o segredo do Johnny Depp, embora seja apaixonada por ele desde os meus tempos de Capricho. Sei lá, parece que ele só se preocupa com o que ele mesmo acha do próprio trabalho, talvez seja isso o q o deixe bem mais sexy q a média.

    ResponderExcluir
  15. Pois é Aline. Johnny Depp é tão "qualquer coisa de fora de série" que tá bombando aqui o espaço de comentários do meu blog. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir