terça-feira, 27 de abril de 2010

Numerologia


Noite de estréia aqui em Claquete. A seção Numerologia faz seu debute hoje aqui no blog. Mês que vem ela estará de volta. Maior e melhor.

Destaques Gerais

O 3D encolheu
O superlançamento Fúria de titãs teve seu lançamento adiado em duas semanas nos EUA para que pudesse ser convertido para o 3D. As cópias 3D certamente ajudaram a inflar o recorde obtido pelo filme de maior abertura do feriado da páscoa (U$ 61,4), mas o que impressionou é que apesar da maior oferta de cópias em 3D, a maior procura pelo filme (e a maior venda de ingressos) ocorreu em salas 2D, segundo informe do Access Hollywood.

Aos trancos e barrancos
Era grande a expectativa pelo desempenho da comédia Caçador de recompensas nos cinemas, mas depois de um mês em cartaz nas salas americanas, a expectativa se converteu em fracasso. Até o momento, a fita estrelada por Gerard Butler e Jennifer Aniston, arrecadou pouco mais de U$ 75 milhões. Quantia bem abaixo das expectativas (sempre elas) da Sony, estúdio responsável pela produção.

Quando o 3D dificulta a real percepção
Por dois fins de semana seguidos tivemos uma estimativa divulgada no domingo à tarde em que um filme era apontado como o campeão da batalha pelas bilheterias, para que na segunda, o resultado oficial contrariasse, ainda que por pouca diferença, essa estimativa.
No segundo fim de semana do mês Fúria de titãs manteve a liderança, por pequena margem, quando dados preliminares davam conta de que Uma noite fora de série seria o vencedor. Já no fim de semana subsequente, ocorreu o mesmo envolvendo Como treinar seu dragão e a estréia Kick Ass – quebrando tudo. O primeiro foi declarado vencedor nas estimativas de domingo, para ter sua posição corrigida na divulgação oficial de segunda.
Essas correções raramente acontecem. Contudo, com a profusão de filmes em 3D torna-se mais difícil o cálculo matemático que orienta essas estimativas dos estúdios. Tendo em vista que o ingresso 3D é mais caro, sempre pode haver surpresas de última hora. De qualquer jeito, nos dois fins de semana os filmes que atraíram mais público foram os lançados em formato tradicional.

It ain´t over till is over
Como diria Rock Balboa, só acaba quando termina. E nesse mês, estúdios e produtores de cinema, assim como os fãs, ficaram em suspense até o último momento para saber os campeões de bilheteria dos fins de semana. Viradas apertadas e os filmes em 3D faturando menos do que se esperava, mas confundindo a apuração dos dados mais do que imaginado, pautaram o duelo pelas bilheterias nesse mês que precede o verão americano.



Fim de semana 1 (2,3 e 4 de abril)

Perseu destrona Miley Cyrus
Ambos os filmes foram massacrados pela crítica. Tanto a nova versão de Fúria de titãs (protagonizada pelo astro em ascensão, Sam Worthington) quanto o romance adolescente The last song, que traz a estrela teen como protagonista. No embate que se anunciava entre os dois, melhor para o herói grego que chegou em cópias 3D e 2D.
Outra estréia que se deu muito bem foi o novo filme do diretor e comediante Tyler Perry. Why did I get married too? estreou em segundo lugar, relegando o antigo líder, Como treinar seu dragão, para o terceiro lugar.


Enquanto isso no Brasil...
O filme nacional Chico Xavier, sobre o famoso médium brasileiro, estreou registrando a melhor estréia de um filme nacional na história. Com 600 mil espectadores no fim de semana de estréia, Chico Xavier deixou para trás a antiga marca, do ainda campeão de bilheteria Se eu fosse você 2, que no ano passado levou 540 mil aos cinemas em seu fim de semana de estréia.



Fim de semana 2 (9,10, 11 de abril)

Aos 45 minutos do segundo tempo
A principal estréia da semana, Uma noite fora de série (Date night), que teve lançamento simultâneo em vários países, não conseguiu tirar Fúria de titãs da liderança. O filme estrelado por Steve Carell e Tina Fey agradou ao público e quase desbancou a aventura grega do topo. Nos dados preliminares divulgados no domingo, parecia que o filme conseguiria tirar Fúria de titãs do topo. Mas essa impressão não se confirmou. De qualquer maneira, o interesse pela fita estrelada por Sam Worthington despencou em mais de 70%. Um dado muito negativo e preocupante para a Warner, uma vez que o filme ainda será lançado em outros mercados internacionais.
Sem muitas estréias, as posições permaneceram praticamente inalteradas. Em terceiro lugar, a animação Como treinar seu dragão somou mais U$ 25, 4 milhões e chegou a marca de U$ 134 milhões. Depois de seis semanas entre os cinco primeiros, Alice no país das maravilhas saiu do top 5.


Enquanto isso no Brasil...
Apesar da estréia de Uma noite fora de série, o nacional Chico Xavier permaneceu na liderança e atingiu, rapidamente, a marca de 1 milhão de espectadores.


Fim de semana 3 (16,17,18 de abril)

O 3D embola o meio campo
Uma comédia de ação carregada no humor negro e aguardada por Nerds de plantão chega aos cinemas com pompa, apesar da censura R (que proíbe a entrada de menores de 17 anos desacompanhados de um maior). Quebrando tudo venceu, de forma apertada, a animação Como treinar seu dragão. A estréia angariou U$ 19,8 milhões, enquanto que a animação da Dreamworks ficou com U$ 19,6. Há dois dados interessantes aí. O primeiro deles é que ao contrário de outro grande filmes em 3D em cartaz, Fúria de titãs, Como treinar seu dragão tem mantido sua média de público quase intacta, o que lhe valeu após um mês em cartaz a briga pela liderança das bilheterias, enquanto Fúria de titãs após 2 semanas já não se encontra mais nessa briga. O outro dado é a falsa percepção de sucesso que o 3D dá a determinado filme. Mais do que nunca, essa constatação se fez presente nesse fim de semana. Quebrando tudo teve um lançamento bem menor do que os outros filmes em cartaz, cerca de 1000 salas a menos do que os dois filmes em 3D por exemplo, e tem censura R. Mesmo assim foi visto por mais pessoas. O que os dólares arrecadados não indicam, já que os ingressos para Como treinar seu dragão são mais caros. A estréia de Quebrando tudo foi inferior as estimativas do estúdio, mas foi melhor do que um primeiro olhar sugere.


Enquanto isso no Brasil...
O reinado de Chico Xavier nas bilheterias continua!



Fim de semana 4 (23,24,25 de abril)

Economizando para o verão
No fim de semana mais fraco do ano, Como treinar seu dragão voltou ao topo das bilheterias americanas, mesmo depois de um mês em cartaz. A animação da Dreamworks arrecadou mais U$ 15,4 milhões e teve desempenho melhor do que as estréias Os perdedores e Plano B. Ainda merece destaque o campeão de bilheteria Alice no país das maravilhas que na décima posição, somou mais U$ 2,26 milhões aos seus U$ 328 milhões nas bilheterias americanas. O fraco desempenho das bilheterias nesse fim de semana pode ser um indicador de que as pessoas não se cativaram pelos filmes em cartaz e estão mesmo na expectativa pelos lançamentos que começam a chegar na semana que vem.


Enquanto isso no Brasil...
O aguardado Alice no país das maravilhas finalmente estreou e acabou com o reinado de Chico Xavier nas telas brasileiras. E foi em grande estilo. Quase 1 milhão de pessoas foram ver o novo filme de Tim Burton nos cinemas, o que valeu uma renda bruta de R$ 10 milhões. Foi a melhor estréia de uma produção Disney no mercado brasileiro na história.

3 comentários:

  1. Boa sessão Reinaldo e só eu que tá achando surpresa esta performance de Como Treinar Seu Dragão? E a decepção com Kick-Ass? Achei que fosse vender muito mais...

    ResponderExcluir
  2. Cara muito boa essa sua nova coluna, é sempre muito bom ver os dados da bilheteria ainda mais quando é tão detalhado ! Parabéns.
    Quero ver Kick-Ass...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vcs gostaram gnt. Ainda vou aprimorar a seção. Em maio ela chega já um pouco diferente, com um conteúdo mais enxuto e terá drops semanais com os dados do verão americano. Aguardem!

    Quanto a Kick Ass, concordo que decepcionou. É só ver que o filme caiu de primeiro para quinto. Mas credito a boa performance de Como treinar seu dragão mais a um desinteresse generalizado pelos filmes em cartaz do que ao filme propriamente dito. Tanto é que ele ficou em primeiro essa semana tendo arrecadado menos do que na semana anterior e com considerável queda de Share (porcentagem de público por sala.
    ABS

    ResponderExcluir