quarta-feira, 21 de abril de 2010

TOP 10 Especial: Discursos/Monólogos do cinema

6 – “You gotta give them the Razzle Dazzle”, Richard Gere em Chicago

Espera-se de um bom advogado que ele seja capaz de reverter desvantagens. De fazer o ruim parecer bom. De convencer uma audiência de que o culpado é na verdade a vítima. O mecanismo dessa arte de ludibriar é belamente devassado em Chicago. O musical de Rob Marshall tem muitas cenas esplendorosas. Sejam pelo vigor visual, pela exacerbação técnica ou pelo sentido matador que apresentam. As vezes tudo isso junto. Como nessa cena em que o advogado cafajeste vivido por Richard Gere explica a sua cliente, uma assassina desequilibrada emocionalmente (Renée Zellweger) como ele irá manipular o júri, a mídia, e todos os demais componentes desse teatro social que é o tribunal do júri.
Pode-se argumentar que a percepção de Billy Flynt (Gere), além de moralmente condenável, é um tanto ultrapassada e repetitiva. Mas é infalível. Os cânones sociais e da cultura de celebridades são balançados enquanto Gere sapateia com voracidade. Para se ter sucesso em Chicago, ou qualquer outro lugar, é preciso dar o Razzle Dazzle.


2 comentários:

  1. Sou um dos poucos que realmente admira 'Chicago', eu acho um filme muito bom, com ótimos números e um elenco que dá conta do recado. Essa cena, em particular, resume bem toda a atmosfera pitoresca dos tribunais em Chicago. Gosto bastante.

    ResponderExcluir
  2. Pois somos dois Luis. Não acho que era o melhor filme de 2002, mas certamente era legitima sua indicação ao Oscar de melhor filme. ABS

    ResponderExcluir