terça-feira, 6 de abril de 2010

ESPECIAL ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - O visual "Burtoniano"

Tim Burton e sua mulher, a atriz Helena Bohan carter: Falta ou excesso de estilo?


Ele é conhecido pelo visual peculiar de seus filmes e pela maneira, digamos, desleixada de se vestir. Tim Burton é um cara recluso que também se dedica a literatura e as artes plásticas. Artista completo para muitos, autor intrigante para outros e diretor esquisitão para a maioria. De qualquer maneira todos são cativados pelo cinema de Burton que é prontamente reconhecido pelo público. Mesmo aqueles que não se envolvem mais a fundo com o cinema, reconhecem facilmente um filme do diretor. Sua identidade é fortíssima. Das mais notórias de um artista de destaque na mídia, seja no cinema ou em qualquer outra expressão de arte.
Claquete selecionou um painel com imagens que possibilitam essa constatação. Fica o convite para adentrar o fascinante e, por muitas vezes inclassificável, delírio visual burtoniano.





7 comentários:

  1. Tim Burton é aquele tipo de diretor cuja marca visual é totalmente visível e notada por nós. Ele é único. Por isso que acho que "Alice" é o tipo de história perfeita para ele.

    ResponderExcluir
  2. Não há como não ver uma obra de Tim Burton e não achar que é dele... tem a marca própria! Acho isso bacana e são poucos artistas que consegue associar seu nome a uma característica.

    ResponderExcluir
  3. Olá Reinaldo! Sei que estou te devendo e-mails, mas meu pc está em configuração =/
    Estou numa lan house, mas não deixo de passar aqui no Claquete.

    Meu caso com Tim Burton é de amor e ódio, portanto, digamos...gosto dele "moderadamente".

    Acho incrível o tom que ele dá para os seus filmes e como cria toda aquela atmosfera. Como você mesmo disse, é um filme que muitas pessoas, mesmo que não são tão conhecidas de cinema, identificam rapidamente - ah, claro, isso não é mérito exclusivo do diretor, há uma equipe de designers trabalhando hard nesse aspecto. No entanto, acho Burton meio superficial quanto à emoção e mergulho em seus personagens. Exceções à parte, a grande maioria deseus filmes, ao menos em mim, não tem grande efeito catártico e dificilmente promove algum envolvimento afetivo com os personagens. Geralmente, acompanhamos as histórias meios que à deriva, distanciados daquilo, mas, ao mesmo tempo, babamos pelo visual apurado.

    Basicamente, é isso.

    abs!

    ResponderExcluir
  4. Tim Burton é um diretor diferente em todos os sentidos. O visual de seus filmes é sempre sensacional e seus personagens nunca são comuns.
    Há muito tempo li que Burton era orfão e foi criado por diversas famílias e que este trauma de vida influencia e muito em seus filmes.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ahh cara eu adoro o BURTON, acho incrível seus filmes e claro o que mais conta é o visual, todos tem uma marca própria do diretor....
    E claro pelas imagens de Alice, eu fico mais e mais entusiasmado de ver o longa !

    ResponderExcluir
  6. Ka: Tb acho que Alice tem tudo a ver com ele. Vamos ver se ele honra nossas expectativas né?! Ao que tudo indica a Disney restringiu ele um pouquinho.

    Fernando: Realmente não é todo artista que é plenamente reconhecível para "leigos" em sua arte. Ti Burton pode se orgulhar de ser um dos poucos.

    Elton: Salve salve! Já estava com saudades e na expectativa daquele e-mail para amadurecermos nosso debate sobre o filme Educação. Mas sei que computador é zica. Internet então, nem se fala...
    Fico feliz por sua fidelidade. rsrs
    Quanto a obra de Burton tenho impressão semelhante a sua. Acho que ele diluiu a força de seu cinema na estética (muitos acusam Tarantino da mesma coisa). Contudo, Peixe grande, na minha avaliação, é uma honrosa exceção. Grande abraço!

    Hugo: Primeiramente, deixe-me dar-lhe as bos vindas. Espero que goste aqui de Claquete. de fato, Burton é órfão e durante um período transitou por famílias de classe média baixa. Porém não sei se isso se configurou em um trauma e influencia a forma como ele se expressa artisticamente. Pelo menos ele nunca deu nenhuma declaração nesse sentido. imagino que tenha sido uma dedução. Dedução muito cabível por sinal. Volte sempre e grande abraço!

    Alan: Fala meu fiel camarada! Pois é, me diz se o visual dos filmes de Burton não merecia um post aqui em Claquete? ABS

    ResponderExcluir
  7. Tim Burton costuma gerar reações bem opostas do tipo "ame ou deixe". Eu adoro o diretor e já assisti a quase todos seus filmes. Mesmo alguns que eu não gostei muito, sempre admiro o belo visual expressionista/gótico. Acho que Alice, mesmo que não seja um ótimo filme, vale a pena ser conferido, de preferência em 3D.

    ResponderExcluir