segunda-feira, 5 de abril de 2010

ESPECIAL ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - Alice na visão de Burton

O diretor Tim Burton nos sets de filmagens com cara de poucos amigos


É um filme Disney. Mas antes de ser um filme Disney, Alice no país das maravilhas (Alice in wonderland) é um filme de Tim Burton. Essa constatação, além de oferecer uma tremenda pompa, redimensiona totalmente a percepção que a platéia tem do filme. Ou pelo menos a expectativa em relação à obra. “Não é uma criação minha. Simplesmente filmei o que estava no roteiro”, disse Burton em um misto de modéstia e insatisfação à reportagem da Folha de São Paulo no início de março. De qualquer maneira é possível identificar o artista Burton nas imagens de Alice no país das maravilhas. Por ser dono de um cinema de concepção visual robusta, era grande a expectativa pelo primeiro projeto em 3D do cineasta. E o que se vê em Alice no país das maravilhas não decepciona. “Existem mais de 20 versões de Alice que, a meu ver, sofrem do mesmo problema: são muito literais. Nunca me conectei com elas. Queria ser fiel ao legado e ao espírito dos personagens, e não à história em si”, admitiu o diretor na entrevista à Folha.
Sobre o 3D, que tem sido um dos principais atrativos do filme, Burton não compartilha do entusiasmo da indústria. “É uma ferramenta com o potencial de adicionar uma camada extra de sensações. Existe a música, a cor, o movimento... e o 3D! Pode acreditar que nos próximos meses será lançada uma porção de filmes em 3D porcarias porque tem gente achando que basta ser 3D para ser bom. É a nova onda”.

Bonecos de Alice e do chapeleiro maluco: Um filme de Burton, mas antes disso um filme Disney

Tim Burton parece incomodado com o sucesso arrasador de seu filme. Ao USA TODAY disse que o filme não ficou do jeito que gostaria, mas que ficou satisfeito de “ter agradado ao estúdio”. A Alice de Burton não é bem a Alice de Burton parece nos querer dizer, subliminarmente, o cineasta.

6 comentários:

  1. Nossa... valeu pela visita e pelo comentário lá no Panorama TV (só faltou uma passadinha do Tele Memória, hehe)... Pelos meus cálculos, só verei esse filme daqui uns dois anos, hauhauahu!!! Sou assim mesmo, não se assuste, rs!!! Abração e conte comigo sempre aqui!

    ResponderExcluir
  2. Era um dos filmes mais esperados por mim neste ano, mas com o passar do tmepo notei que Burton - mesmo sem querer - se rendeu ao público e fez um filme que pode não ser o ideal, mas que deve entreter

    ResponderExcluir
  3. As opiniões sobre "Alice" têm sido medianos, mas eu quero muito conferir o filme. Acho que ele é a cara do Tim Burton!

    ResponderExcluir
  4. Gente, o Especial Alice no país das maravilhas está apenas começando. Fiquem ligados e acompanhem de perto, pq eu estou preparando muito material legal sobre o filme.

    Augusto:Que isso rapaz, eu é que agradeço. fico feliz que estejamos nos entrosando. Pode deixar que eu passo lá no Tele memória tb. ABS

    Luis Galvão: Continuo com expectativas quanto ao filme, mas o próprio burton nos diz para não alimentá-las né msm?

    Kamila: Quer uma opinião mais definitiva do que a de Burton. Ele parece não ter gostado do resultado por suas declarações não parece?! Mas acho, de qualquer forma, que ele pode ter achado espaço para ser autoral. Ou estaremos diante de um novo O planeta dos macacos?
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Burton... 3D não é sinônimo de evolução no cinema, é apenas mais uma ferramenta de trabalho... e na boa... já tem filme ruim saindo em 3D sim, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. Fernando: Pois é Fernando. Eu tb concordo com Burton. Aliás, caso ainda não tenha lido, convido-o a ler a seção insight de duas semanas atrás entitulada "Por que o 3D é um mau negócio?", em que exponho as vantagens e as (muitas) desvantagens do 3D.
    ABS

    ResponderExcluir