domingo, 25 de abril de 2010

Critica - Caçador de recompensas

Tudo no devido lugar
Fazer comédia de ação é algo muito comum no cinema americano. De uns tempos para cá, no entanto, uma improvável variante se deu. A comédia de ação romântica. Desde o acachapante sucesso de Sr & sra. Smith (EUA 2005). A fórmula vem sendo repetida sem o mesmo resultado nas telas e nas bilheterias. Caçador de recompensas (The bounty hunter, EUA 2010) é o mais novo filme desse sub-gênero. Estrelado pela ex do Sr. Smith Brad Pitt e por Gerard Butler (ator facilmente identificável em filmes de ação e em comédias românticas), a fita dirigida por Andy Tennant (dos agradáveis Doce lar e Hitch – conselheiro amoroso) é uma conjunção de química do casal protagonista, fórmulas batidas e bem sucedidas do filme de 2005 e clichês mais velhos do que aquela dentadura esquecida no banheiro.
O filme não vem fazendo o sucesso esperado nas bilheterias americanas. Mas isso se deve mais ao fato do espectador já estar saturado da proposta do filme (um segundo Sr & Sr. Smith está nos planos da FOX) do que a algum problema desta fita propriamente dito. Caçador de recompensas peca por sua irregularidade. Tennant não sabe adornar bem um filme de comédia que também tem uma trama de ação. Ora o filme é cômico, ora é sério. O diretor encontra dificuldades para fazer o que Doug Liman fazia com relativa naturalidade no filme de 2005. A parte esse pequeno desnível, Caçador de recompensas é um deleite. Tem boas piadas, Butler e Anniston esbanjam química, a trilha sonora pop é boa e os coadjuvantes funcionam bem.

Gerard Butler e Jennifer Aniston em cena do filme: química, fórmulas repetidas e boa trilha sonora

Tudo é previsível no filme, o que já era de se esperar, mas Butler e Anniston brilham imensamente e criam personagens simpáticos e contundentes, mesmo com um roteiro esburacado. A química da dupla é realmente impressionante. O que ajuda a entender o porque do envolvimento entre eles na vida real (só para não perder o bonde, tal qual ocorrera no filme de 2005).

4 comentários:

  1. Cara eu gosto desse tipo de comédia, não sei se tenho coragem de ver no cinema, hehehhe
    mais pela sua crítica o filme é pelo menos simpático.

    ResponderExcluir
  2. É simpático sim Alan. Tb gosto dessas comédias recicladas. São sempre bem vindas.
    ABS

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo,

    Revisei esse filme hoje. Concordo que o filme é entretenimento leve por conta da dupla Anniston e Buttler em borbulhante química. Infelizmente, o filme é muito mal orquestrado e tem um roteiro mal desenvolvido (não entendo pq colocaram essa roteirista, por conta da ação policial?)... erro fatal!

    Lamento que Andy Tennant não fez mais nada que preste depois de Hitch e Doce lar.Não gostei muito de Amor de Tesouro.

    Ainda assim,em Caçador de Recompensa, vale ver esse bonito casal juntos.


    bjs

    ResponderExcluir
  4. gostei mto do filme, ri do começo ao fim do filme. eu e td mundo do cine

    ResponderExcluir