terça-feira, 13 de abril de 2010

ESPECIAL HOMEM DE FERRO 2 - Robert Downey Jr. em cinco takes

Charles Spencer Chaplin em Chaplin de 1992
Ele já havia aparecido convincentemente na TV e no cinema, mas foi encarnando Carles Chaplin na biografia dirigida por Richard Attenborough, que o ator convenceu de que era capaz de alçar grandes vôos. Veio a indicação para o Oscar, o deslumbramento e o problemas com as drogas, com a bebida e com as prisões e clínicas de reabilitação.



Larry Paul em Ally McBeal (de 2000 a 2002)
Nenhum papel foi tão valioso para Downey Jr se restabelecer em Hollywood quanto esse oferecido pelo amigo David E.Kelly, produtor do seriado. Ao todo, a participação de Downey Jr se estendeu por 22 episódios e representou o melhor momento da série. O ator voltaria a boca do povo e aos poucos retomaria a confiança de produtores e colegas em Hollywood.


Paul Avery em Zodíaco (2007)
No estupendo filme de David Fincher, em que todos os personagens têm algum tipo de obsessão, Downey Jr cria o tipo mais simpático de todos. Com um personagem que lembra muito seu jeito de ser e total domínio da tela quando está em cena, o ator mostrou que estava de volta ao jogo. Definitivamente.


Tony Stark em Homem de Ferro (2008)
Foi esse o papel que transformou Downey Jr em astro. De risco, Downey Jr passou a ser a moeda mais valorizada em Hollywood. Uma valorização que nem magos das finanças são capazes de prever. Mas que só talentos da estatura de Downey Jr são capazes de materializar.



Sherlock Holmes em Sherlock Holmes (2009)
O ator nunca esteve tão a vontade quanto na pele do famoso detetive britânico. Ciente de que é dono do show, Downey Jr não decepciona e emenda sua habitual caracterização charmosa em que reúne elementos de sua persona. A aura de bad boy, o jeito de meninão que precisa de colo e o sorriso cativante agradaram e o filme foi sucesso de público e crítica.

7 comentários:

  1. Disparada, a melhor performance do Robert Downey Jr, na minha opinião, é em "Chaplin". Acho que ele, ultimamente, tem repetido muitos trejeitos e tem que tomar cuidado com isso. E você não o citou em "Trovão Tropical". Muito bem! Gosto disso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo,
    Muito bacana esse post. Chaplin foi um grande papel e não consigo nenhum outro ator em Hollywood que o faria tão bem quanto Robert. Com relação aos últimos personagens, considerando que são "papéis mais heróicos e que têm fãs em todo o mundo", acho que foram perfeitos para que Robert materializasse ainda mais o seu charme e a sua figura popular. Somente personagens de entretenimento poderiam cair bem na luva de Mr. Downey Jr e ressaltar ainda mais que um cara como ele parece ter saído de um livro e/ou revista.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  3. Certamente que é um grande ator e mais tarde ou mais cedo vai levar um Oscar. O direcionamento de sua carreira tem sido direcionada a isso.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sou muito em dívida com o Downey, pois pouco vi de sua filmografia. Tenho visto os mais recentes dele( entenda-se por isso apenas Zodíaco e Sherlock...rs ). Qualquer dia tiro uma semana para correr atrás e colocar as coisas em ordem. Vou ter a minha semana Robert Downey Jr...hahaha

    Abs Reinaldo! Sempre que posso pinto por aqui :D

    ResponderExcluir
  5. Nem tinha imaginado que ele tinha encarnado o Chaplin, fiquei curioso por este longa !
    Ótimo post !

    ResponderExcluir
  6. Kamila:Gosto muito da atuação dele em Trovão tropical Ka.rsrs Para mim é um de seus melhores momentos. Não a incluí nos 5 takes pq não foi um momento definidor e/ou consagrador para ele. Por isso não entrou nos 5 takes, mas se fosse os melhores momentos de Robert como ator, para mim seguramente entraria. bjs

    Madame:Perfeita analogia madame. Robert Downey Jr parece que foi concebido por um escritor tarado e de extremo senso de humor. rsrs
    bjs

    Fernando:Aco que o Oscar dele está mais perto do que o de Johnny Deep, para ficar em dois atores que certamente estão na fila. ABS

    Paulo: Grande Paulão. Sempre feliz de te ver aqui cara. Um leitor antenado, sensível e cuidadoso. Além de ter ótimo bom gosto (com licença da modéstia), afinal tá sempre aqui né?! rsrs
    Sério, vc entrou na onda do Robert Downey Jr astro, mas compensa descobrir o ator que "construiu" esse astro. Se ajudar, vc pode ler o perfil que fiz dele em janeiro para o especial Sherlock Holmes. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Veleu Alan meu queridão (sem bichise hein! rsrs)

    ResponderExcluir