sexta-feira, 23 de abril de 2010

ESPECIAL HOMEM DE FERRO 2 - Cantinho do DVD

Faz sentido, dentro de um especial planejado para alimentar, e ao mesmo tempo saciar as expectativas do leitor, comentar o primeiro filme da aguardada continuação que chega daqui a uma semana. O post Revendo o primeiro filme contextualizou as circunstâncias da produção do primeiro filme e a percepção dos envolvidos no projeto com o sucesso da fita. Chegou a hora de ir mais a fundo nessa revisão. A seção Cantinho do DVD dessa semana, portanto, apresenta a critica do primeiro Homem de ferro, o filme que avalizou a Marvel como estúdio de cinema.


* Vale lembrar que a critica foi escrita à época do lançamento do filme.



Tudo certo!

Homem de Ferro (Iron Man, EUA 2008) não é só responsável por abrir o verão americano de 2008, época dos grandes lançamentos cinematográficos, ele é também a grande ficha da Marvel, para se firmar na industria cinematográfica. Depois de licenciar seus personagens para outros estúdios, a editora através do recém criado Marvel Studios bancou sozinha os 200 milhões para produzir o filme, e fechou um acordo com a Paramount para distribuí-lo.
Homem de Ferro é portanto o cartão de visitas da Marvel em Hollywood e também representa as chances da editora em evoluir para um estúdio. Se depender do filme, o futuro será próspero. A fita dirigida pelo bom ator e inexperiente diretor Jon Favreau é um triunfo em todos os sentidos possíveis e imagináveis. E como comprova a esmagadora bilheteria do fim de semana de estréia (U$105 milhões), o público endossa.
A história do Homem de ferro, para os não iniciados. Tony Stark é um quarentão bilionário e cuja principal jóia do pool de empresas que possui é uma empresa armamentista. Depois de ser capturado e torturado sob a mira das próprias crias, ele resolve bancar o herói, construindo um traje e combatendo o mal. Como não poderia deixar de ser, o filme é um filme de origem, mas o ritmo impresso pelo diretor Jon Favreau é certeiro. O diretor consegue preservar a essência dos quadrinhos, á parte algumas concessões necessárias -como a substituição do Vietnã pelo Afeganistão, como o país em que Stark é capturado -e abraça com gosto a narrativa cinematográfica vigente em produções de ação contemporâneas, entretenimento aliado a inteligência.
É justamente desse último fator que surge a mais inusitada característica da fita. Sua agenda politica. Ora, um blockbuster de verão que tem como linha mestra de sua narrativa criticar de forma tão aberta e direta o comércio de armas e o papel do governo americano na questão é deverás inesperado. Mas Favreau orquestra sua critica com tamanha habilidade que não permite que o discurso se sobreponha a ação nem que o inverso ocorra.
Alias, Favreau é mais uma grata surpresa. Sua segurança e eficiência em conduzir um processo de criação tão complexo quanto um filme de verão, com expectativas redobradas, devido as apostas da Marvel e a sempre perturbadora marcação dos fãs, é salutar tanto para a critica as voltas com um novo talento para criticar, tanto para o público que passará a conhecê-lo de fato.
Mas não nos enganemos, Homem de Ferro tem alguns problemas. Mas tem também Robert Downey Jr. No que pode ser considerado o papel de sua vida. Não por ser um blockbuster, mas por representar mais uma chance de redenção para o astro que passou os anos 90 imerso em drogas e prisões. Downey Jr. recheia seu Tony Stark de auto referências, cinismo e um delicioso charme blasê. É sem dúvida na presença magnética do ator que o filme ganha seu Status Quo. Downey Jr. pode não ter nascido para viver Tony Stark. Mas de tão bom ator que é, você jura que ele não pode ter nascido para outra coisa.

4 comentários:

  1. Não vi... Na verdade, não curto o gênero... Votei na Kate para musa do blog. Confesso que quase clico na Penélope, kkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, na outra enquete deixei o 1º voto para Segurança Nacional... Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Po cara assim como o Augusto, eu não vi o filme, mas pelo fato de não gostar do genero, mas sabe que me deu vontade de assistir ?
    HAHSHAUHSAUHS
    Reinaldo, mudei de endereço : http://cinemapublico.blogspot.com/
    hehehehe
    Já adc o link do seu blog, claro ! xD
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela participação Augusto. Todo mês tem eleição para saber quais filmes receberão o especial que este mês está sendo dedicao a Alice no país das maravilhas e a Homem de ferro 2. Segurança nacional está precisando de mais alguns votos. Vamos atrás deles. Grande abraço!

    E a briga entre Penelope e Kate está boa!

    Alan:Teu novo link já tá salvo aqui meu brother. Olha vale a pena assistir Homem de ferro sim. É dificil não gostar...
    grande abraço!

    ResponderExcluir