segunda-feira, 19 de abril de 2010

ESPECIAL HOMEM DE FERRO 2 - Revendo o primeiro filme


Foram apenas dois anos, mas é possível afirmar que Homem de Ferro permanece como um filme acima da média, no tocante aos filmes de super heróis. Primeiro, por se tratar de um filme de origem (filmes de origem tendem a ser no mínimo aborrecidos). Segundo, por ser um filme dirigido por um diretor inexperiente e sem nenhum blockbuster no currículo (quem poderia pensar que Jon Fravreau se sairia tão bem a frente do filme, apenas o terceiro em sua carreira como diretor). Em um terceiro momento, o risco chamado Robert Downey Jr. Se hoje o ator lança o segundo filme com toda a pompa de astro que tem direito, no primeiro, a apreensão era generalizada e a resposta que Downey Jr. mais dava à época era acerca das semelhanças que compartilhava com o personagem (ambos têm problemas com bebida).
Havia ainda, em jogo, todo o capital financeiro da Marvel (até então uma grande editora de comics), na tentativa de se consolidar como estúdio de cinema.
Quem assistisse Homem de ferro sem a ciência desses fatos, não poderia supor que houvesse tamanha pressão para que esse filme desse certo. Mas nem mesmo os envolvidos esperavam tamanha repercussão positiva. “Foi um prazer fazer esse filme, mas não esperava que o público o abraçasse dessa maneira”, disse Jon Fravreau na faixa de comentários do DVD do filme. “Fiquei super feliz com todo o reconhecimento que o filme recebeu e só posso prometer que nos esforçaremos para fazer melhor no segundo”, acrescentou Robert Downey Jr. em entrevista que consta dos extras do DVD do primeiro filme.

Robert Downey Jr. faz pose na Comic Com do ano passado, onde apresentou o segundo filme: a aposta nele foi risco calculado ou tiro no escuro?


A Marvel garantiu o segundo filme logo após o arrasador fim de semana de estréia de Homem de Ferro. Foram U$ 105 milhões de dólares nas bilheterias americanas e outros U$ 170 milhões nas bilheterias internacionais. O sucesso de público e crítica do primeiro filme foram mais do que merecidos. Homem de ferro é um blockbuster com tudo que tem direito. Têm ação, diálogos ligeiros, efeitos especiais espertos e uma franquia genuinamente poderosa em ebulição. Contudo, a fita de Favreau não se resume somente a isso. É um filme que alia inteligentemente uma critica a indústria armamentista com o despertar da consciência de seu protagonista. Um arremedo dos mais vistosos a surgir no cinema para as massas e que legitima tanto o discurso do filme, quanto a motivação de Tony Stark em tornar-se um super herói.
Homem de Ferro ainda se beneficia do senso de humor inequivocamente particular (e sexy) de Robert Downey Jr. Sua caracterização do playboy aparentemente desalmado que na verdade é um fofo, cativa platéias. Sejam elas compostas por marmanjos, por crianças, por adolescentes, por gente bem casada ou por namoradas que acompanharam o namorado no primeiro filme e que agora os intimam a comparecer na estréia do segundo.
* Para saber mais sobre a realização do primeiro filme e da história da Marvel no cinema clique aqui!

2 comentários:

  1. Para mim, "Homem de Ferro" foi uma das mais agradáveis surpresas dos últimos anos. Um entretenimento de excelente qualidade, o início da volta triunfal do Robert Downey Jr. (adoro a maneira irônica e divertida como ele aborda o personagem principal aqui) e a revelação de que Jon Favreau é um belo de um diretor. Adoro! E tenho altas expectativas para a continuação.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo de tudo, absolutamente tudo que vc disse Ka. Bjs

    ResponderExcluir