domingo, 25 de abril de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 5 - O segredo de Brokeback mountain

“Se você não pode consertar, você tem que suportar!”


Sinopse
Jack Twist e Ennis Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar de ovelhas na montanha de Brokeback. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennis pretende se casar com Alma tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais intímos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

Comentário
Um filme que suscitou muita polêmica e atenção à época de seu lançamento. Mas O segredo de Brokeback mountain antes de ser um melodrama romântico ou o filme dos caubóis gays (como é pejorativamente chamado), é das mais contundentes e prolíficas análises sobre a solidão. Solidão no sentido mais amplo e periférico que o termo sugere. Estar sozinho, afinal, pode mais do que qualquer coisa ser um estado de espírito. É essa imposição metafísica que Ang Lee captura com soberba maestria e ritmo. A história de dois homens que vivem uma incendiária paixão em um verão de 1963 e que tornam-se prisioneiros dela é de uma beleza tão fugaz quanto obliqua.
Jack Twist e Ennis Del Mar reagem de forma diferente a essa realidade. Enquanto um é mais receptivo ao sentimento que o consome, e tenta reconquistá-lo sem sucesso em outras relações homossexuais esporádicas, o outro sucumbe a um doloroso litígio com sua consciência.
O elenco está formidável, mas é Heath Ledger quem explode na tela. O ator equilibra-se muito bem no registro de um homem que esconde seus desejos e sensibilidade na virilidade abrutalhada que a sociedade espera dele. Um filme que tem na dimensão da atuação de Ledger sua força bruta.


Prêmios
3 Oscars (direção, roteiro adaptado e trilha sonora); 3 Baftas (filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante); 4 Globos de ouro (filme/drama, direção, roteiro e canção original); melhor filme e direção para a associação de críticos de Boston; 3 critic´s choice awards (filme, direção e atriz coadjuvante); Melhor filme, ator e roteiro para a associação de críticos de Ohio; Melhor fotografia e trilha sonora para o círculo de críticos de Chicago; 4 prêmios da associação de críticos de Dallas (filme, direção, roteiro e trilha sonora); prêmio do sindicato dos diretores; 4 prêmios do círculo de críticos da Flórida (filme, direção, roteiro e trilha sonora); 2 independent Spirit awards (filme e direção); 4 prêmios do círculo de críticos de Las Vegas (filme, direção, ator e trilha sonora); melhor filme e direção pelo círculo de críticos de Londres; melhor filme e direção pela associação de críticos de Los Angeles; Melhor diretor e ator coadjuvante pelo National Board of Review; 3 prêmios do círculo de críticos de Nova Iorque (filme, direção e ator); prêmio do sindicato dos produtores; 6 prêmios da associação de críticos de Phoenix (filme, roteiro, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e trilha sonora); 3 prêmios do círculo de críticos de São Francisco (filme, direção e ator); prêmio do sindicato dos roteiristas; leão de ouro em Veneza;

Curiosidades
- Cineastas homossexuais como Gus Vant Sant e Joel Shumacher estavam cotados para dirigir o longa
- O conto no qual o filme se baseia fora publicado originalmente na revista New Yorker
- Heath Ledger tornou-se persona non grata em algumas cidades do Wyoming, onde se passa a história do filme
- Naomi Watts, namorada de Heath Ledger à época, o encorajou a assumir o papel
- Grupos extremistas religiosos relacionam a morte de Ledger a “castigo divino” pelo papel que o ator fez aqui
- Daniel Day Lewis considera a performance de Ledger nesse filme como a mais incrível que ele já assistiu
- Por este filme, Ang Lee foi o primeiro asiático a receber o Oscar de direção
- O segredo de Brokeback Mountain é considerado por várias entidades ligadas ao movimento GLS como o melhor filme sobre a temática homossexual já concebido


Ficha técnica
título original:Brokeback Mountain
gênero:Drama
duração:02 hs 14 min
ano de lançamento:2005
estúdio:Paramount Pictures / Good Machine
distribuidora:Focus Features / Europa Filmes
direção: Ang Lee
roteiro: Larry McMurtry e Diana Ossana, baseado em estória de Annie Proulx
produção:Diana Ossana e James Schamus
música:Gustavo Santaolalla
fotografia:Rodrigo Prieto
direção de arte:Laura Ballinger
figurino:Marit Allen
edição:Geraldine Peroni e Dylan Tichenor
elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Anne Hathaway e Randy Quaid
Fonte: arquivo pessoal



12 comentários:

  1. Amo esse filme.Temos ele em dvd aqui em casa e já assistimos diversas vezes.Concerteza é um dos 25 melhores filmes da década,a história é ótima,comovente,e os atores tiveram atuações brilhantes.Realmente não é apenas mais um filme de caubóis gays como dizem.O filme fala de sentimentos reais,humanos,tão profundos e presentes em todos nós,independente de nossas opções.É tocante.E o Heath era demais.

    Boa semana,
    Beijos Rei ;-)

    ResponderExcluir
  2. um puta filme, corajoso, bem filmado e com ótimas atuações... é uma pena que tenha perdido o oscar.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe se vou parecer exagerado, mas, particularmente a obra do cinema, um filme maravilhoso, uma obra-prima! Uma história de amor tão sincera, clássica, que sendo homo ou hetero, você irá se apaixonar. Afinal, somos todos seres humanos. O melhor filme que já vi!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo filme, imponente, jamais vai se apagar. Tem o forte brilho humano valente, um roteiro primoroso e um elenco magistral. Mais que a discussão sobre homossexualidade - é a valorização do sentimento humano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. De fato é um filmaço sobre solidão, como você bem mencionou, sentimento este encarnado com maestria por Heath Ledger. O mais interessante neste posts são as curiosidades. Não posso acreditar nessa história que a igreja impôs como "castigo divino" a Heath Ledger por causa do papel. Que absurdo!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a solidão impera no argumento e de forma muito bem feita. É um filme marcante e intenso. Gosto batante.

    Agora, quanto a esse "castigo divino", seria trágico se não fosse cômico, ou vice-versa.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito desse filme. É uma história de amor, independente de quem a protagoniza. Acho uma narrativa abordada de forma sensível e cheia de momentos pungentes.

    ResponderExcluir
  8. Sempre que passo na locadora vejo o filme, e sempre quero pegar mais sempre um outro filme acaba me chamando mais a atenção. Mas, agora se tornou prioridade e verei até o fim de semana ! xD
    Bela crítica....
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Pat:Obrigado pelo prestígio e pelo carinho Pat. Realmente, Heath Ledger está arrebatador neste filme. Adoro o ator e adoro O segredo de brokeback mountain. Um filme extremamente sensível e de muitas camadas. Bjs

    Bruno: Obrigado pelo prestígio Brunão. Espero te ver aqui mais vezes. Concordo plenamente contigo. ABS

    Cabaret cinéfilo: Não foi exagerado não. rsrs O filme merece sim esses adjetivos. Seguramente não é o melhor filme que já vi, mas está na lista dos melhores. Espero te encontrar por aqui mais vezes. Grande abraço!

    Cristiano: Falou pouco e falou bonito! ABS

    Fernando: Obrigado Fernandão. Pois é rapaz, algumas seitas ou igrejas, se preferir, americanas andaram divulgando notas como essas à época da morte de Ledger. Uma ignorância das mais tenazes.

    Amanda: Colocou muito bem Amanda. Bjs

    Kamila: A gnt bate palma quando tem que bater palma, e eu bato palmas para a sua colocação. Bjs

    Alan: Quem gosta de cinema tem que conferir esse filme. Já para locadora rapaz! rsrs ABS

    ResponderExcluir
  10. Um filme único, uma história de amor inesquecível, um drama da solidão nua. Ang Lee conseguiu materializar um filme como um genuíno exemplar do que a Sétima Arte é capaz de materializar sobre as relações humanas.

    Gosto, muito, muito mesmo da atuação do saudoso Ledger, em especial, quando no início do filme, ele luta para negar o desejo homossexual, entre o seu estilo físico e comportamentalmente bruto, e uma certa delicadeza no olhar.

    Amor e desejo batalhando contra as aparências da sociedade. Gosto da forma como o desejo homossexual foi enfocado, sem estereótipos vulgares que a sociedade prega,e sim como uma parte integrante de um amor maior entre os protagonistas, um amor que é universal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Amo esse filme madame. E o defendo. Sempre! Para mim é dos trabalhos mais sensíveis e enérgicos que já vi. Apesar de ser, em sua essência, um melodrama. Mas é um filmaço!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. esse filme é mesmo maravilhoso eu gostei muito quando assisti ele ...
    mostra um grande sentimento ...
    e tambem q preconceitos podem ser vencidos...

    ResponderExcluir