O verão americano, em suma, repetiu uma tendência verificada
nesses últimos anos: teve mais arrecadação e menos público. O recorde de
ingressos vendidos, no entanto, não se deve tanto aos encarecidos tickets do
3D, ainda que eles tenham contribuído para o montante de U$ 4,75 bilhões –
recorde absoluto. O recorde anterior, de U$ 4,4 bilhões, pertencia à temporada
de 2011. É importante ter em mente que essas cifras se resumem apenas ao
mercado norte-americano (que também computa o Canadá).
Se não foi o 3D e filmes de grande orçamento fracassaram em
sua maioria, o que, afinal, fez valer esse recorde?
O comportamento do público frequentador de cinema estaria
mudando? Essas são as principais reminiscências da temporada que consagrou
sucessos improváveis como Invocação do mal, Truque de mestre (ambos com mais de
U$ 200 milhões em caixa), The purge, O mordomo, Família do bagulho, As bem
armadas, entre outros.
Mas o verão americano de 2013 teve mais. Muito mais. Robert
Downey Jr. provou que é à prova de balas (e de desgaste de carisma) com Homem
de ferro 3, filme que passou do bilhão de dólares (o único da temporada), e
Will Smith não foi capaz de fazer o mesmo. Seu carisma foi testado e levado à
beira do precipício com o pavoroso e fracassado Depois da terra. O bando de
lobos voltou ao cinema e fechou por cima a trilogia acidental, mas não
arrecadou o que a Warner esperava. Os estúdios, aliás, sofreram nessa
temporada. A Disney anunciou que cortaria na carne, de novo, depois do fracasso
de O cavaleiro solitário. Uma bomba lançada no dia da independência americana
que valeu um prejuízo ao estúdio de U$ 200 milhões. A Warner, por sua vez, sem
uma bilheteria vultosa, apesar da performance digna de O grande Gatsby,
programa adulto em uma época em que reinam os adolescentes, se viu na
contingência de antecipar a expectativa por um filme que só chegará aos cinemas
em 2015. O confronto entre Batman e Superman foi anunciado com pompa na esteira
do sucesso minguado de O homem de aço, que falhou em chegar ao bilhão de
dólares, meta traçada pelo estúdio.
Brad Pitt, com uma intensa campanha de divulgação, conseguiu
resgatar do que todos criam ser um fracasso certo, o caríssimo Guerra mundial
Z, de longe o filme mais cool e bem azeitado da temporada.
Outro aspecto dessa temporada foi que os filmes de terror
ocuparam o papel geralmente designado às comédias. Ainda que As bem armadas e
Até o fim tenham feito algum barulho, foram os independentes de terror The
purge e Você é o próximo que causaram alvoroço nas bilheterias. Os filmes que
contemplam um público mais adulto também se deram bem em um período em que os
estúdios se programam para agradar um público mais jovem. Além de O grande
Gatsby, o novo Woody Allen, Blue Jasmine, foi um vencedor de alto pedigree.
Entrou no top 10 americano mesmo sendo exibido em apenas 50 salas no país. E lá
permanece! Filmes como Frances Ha, Muito barulho por nada e Fruitvale Station também capitalizaram,
sugerindo que há uma demanda reprimida por filmes “mais sérios” nessa época do
ano.
Brad Pitt tanto fez que salvou o seu Guerra mundial Z da zica que rondou os filmes de grande orçamento em 2013, mas ajudou o fato da produção dirigida por Marc Forster ser boa
Cadê o sucesso que estava aqui? Johnny Depp e Armie Hammer culparam a crítica pelo fracasso de O cavaleiro solitário
Os estagiários foi concebido para ser uma potencial surpresa na temporada, tal como ocorrera em 2005 com Penetras bons de bico, mas em 2013 as surpresas foram do terror
Traduzindo...
Star Trek – além da escuridão poderia ser apontado como o
grande filme do verão americano de 2013 em termos de qualidade, rivalizando
apenas com Guerra mundial Z. Os coadjuvantes dessa festa são muitos. As
animações, que vêm decaindo em qualidade, mostraram vigor comercial com Meu
malvado favorito 2, Universidade monstro, entre outros.
O poder de atração das estrelas em detrimento da marca
valiosa de certas franquias também se altivou. Impossível pensar que Homem de
ferro 3 alcançaria a marca que alcançou sem Robert Downey Jr. Basta olhar para
os outros filmes da Marvel. Brad Pitt provou poder de fogo e Leonardo DiCaprio
competiu contra franquias milionárias e conseguiu ótima bilheteria
para seu O grande Gatsby.
Se houve um grande perdedor na temporada, este foi Johnny
Depp. Se muitos se provaram ainda fiadores de um grande público, Depp errou
feio em apostar em uma fórmula já desgastada em O cavaleiro solitário.
Outro erro foi apostar em sequências de filmes razoavelmente
bem sucedidos. Red 2, Percy Jackson e o mar de monstros e Kick Ass 2 foram
desastres apenas comedidos por não terem sido caros como foi, por exemplo,
Círculo de fogo, que mostrou que até mesmo gênios como Guillermo Del Toro
erram.
A Warner, que tomou outro petardo com o fracasso de Círculo
de fogo (que só fez dinheiro na China), removeu a estreia da sequência de 300
para março de 2014, época com menos concorrência de grandes lançamentos no
cinema.
Antes de fechar a conta, a temporada ainda apresentou o agosto mais lucrativo da história, surpreendendo analistas que sempre apostaram na desaceleração das bilheterias no referido mês que conta com poucos (ou nenhum) lançamento de expressão. O verão de 2013 pode ser a primeira pista de que o inverno está chegando...
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