segunda-feira, 26 de abril de 2010

Movie Pass

A cinematografia argentina é, seguramente, a mais pulsante da América Latina. Não obstante o Oscar de produção estrangeira recebido pelo filme O segredo de seus olhos, de um dos maiores expoentes do cinema daquele país, o diretor Juan José Campanella, o cinema argentino já garantiu presença no próximo festival de Cannes, com o novo trabalho do cineasta Pablo Trapero, Carancho. Em comum, ambos os filmes têm o ator Ricardo Darín. O mais respeitado e prestigiado ator argentino. Aos 53 anos, Darín já coleciona mais de 30 produções em sua filmografia. Muitas delas de prestigio e notoriedade internacional, como essas duas mais recentes. Outro filme recente estrelado por Darín, que participou da mostra Um certo olhar do festival de Cannes de 2007, é XXY.
A fita, dirigida por Lucía Puenzo, traz o ator em um papel secundário, mas intenso. O filme mostra um casal às voltas com um problema inusitado. Seu filho nasce com características dos dois sexos. Após muitas consultas médicas para tentar entender o problema e procurar soluções, o casal opta por não realizar uma cirurgia que entendem ser uma violência contra o corpo de seu filho. Eles, então, se retiram para cuidar da criança em um local isolado.
O filme evolui muito bem e aproveita todo o potencial que a história oferece. Sexualidade, proteção, preconceito e amor são debatidos com firmeza na produção que chegou a ser exibida em cinemas brasileiros, mas não foi prestigiada a contento.
O Movie Pass destaca XXY na seção deste mês por se tratar de um filme que dentro da cinematografia cult por excelência de um país e de um ator, permanece como um filme a ser descoberto e apreciado. A força do cinema argentino e toda sua criatividade autoral estão registradas nesse pequeno filme da terra de Messi.







A seção Movie Pass deste mês é oferecida como homenagem ao amigo, e leitor de Claquete, Paulo Soares.

9 comentários:

  1. Caramba, a história é mesmo bem interessante! Vou ver se consigo encontrar o dvd na 2001, fiquei bem curiosa.
    Bem que o cinema brasileiro podia se permitir algo imprevísivel assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tai um filme que sou louco pra ver, mas, simplesmente não encontro!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um drama dos bons. Já se encontra em locadoras? Não me recordo de ter entrado no circuito de salas de cinema...

    ResponderExcluir
  4. Aline: Na 2001 vc acha com certeza. O filme tb faz parte da programação do Cinemax, canal do grupo HBO. Pois é, o cinema brasileiro ainda tem muito o que aprender com os hermanos. BJS

    Cabaretcinefilo: Não sei onde vc mora, se for em SP vc pode tentar na 2001, lá eu sie que tem pq eu já vi pessoalmente. E como eu disse para a Aline, o filme faz parte da programação do Cinemax. Se liga mostra panorama do canal, que se eu não me engano passa às quintas. ABS

    Fernando: Já está nas locadoras sim Fernando. É um tanto difícil de encontrar, mas tu como mora aqui em Sampa pode achar na 2001. Então, estreou em circuito artístico como costumamos dizer. Passou no espaço unibanco, na reserva cultural e no belas artes aqui de SP. O filme foi exibido aqui no inicio de 2008. ABS

    ResponderExcluir
  5. Em um dia que tentei assistir, acabei dormindo, mas acho que era o cansaço do dia. Preciso tentar assistir novamente.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Pois é Mayara, quando estamos cansados, a recite é ação. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Reinaldo,

    É um filme que quero assistir porque amo o cinema com Ricardo Darín(amo esse homem,rs!) e também pela temática que é muito boa e exclusiva para ser explorada, tanto no efeito dramático quanto o relacionado a controvérsia em si.

    Espero encontrá-lo, mas dificilmente vou na 2001.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. O filme é bom sim madame. E Ricardo darín, nem preciso dizer que está ótimo. Tu tens Cinemax? Se tiver o pacote HBO em casa, não precisa ir na 2001. Passa no cinemax em média uma vez por mês.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela dica. Não tenho o Cinemax, mas como terei que ver minha net virtua, verei o "precinho". bjs

    ResponderExcluir