terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TOP 10 - Dez filmes esportivos que não são genuinamente sobre esporte

Um dos principais destaques do mês na programação dos cinemas é O homem que mudou o jogo. Estrelada por Brad Pitt, dirigida por Bennett Miller (Capote) e com seis indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e ator, a fita remonta a história real do homem que revolucionou a forma de se montar um time nos chamados drafts (recrutamento esportivo muito comum nos EUA nas ligas profissionais). O filme, porém, é menos sobre esporte e mais sobre gestão humana. Em homenagem a essa difícil bifurcação, Claquete bolou um TOP 10 que agrega filmes sobre esporte que não são realmente sobre esporte.



10 - Wimbledon – o jogo do amor (Wimbledon, EUA/ING 2004)
E que tal uma comédia romântica ambientada no mundo do tênis, um esporte excêntrico para a maioria do público? É essa a proposta dessa agradável fita inglesa dirigida por Richard Loncraine. Kirsten Dunst faz um prodígio do tênis, cuja carreira é controlada a unha pelo pai vivido por Sam Neill e Paul Battany faz um tenista mediano que só entra no torneio após receber um convite por ser britânico. Os dois se apaixonam e enquanto o jogo do personagem de Bettany melhora, o da promessa vivida por Dunst se deteriora. Um relativismo charmoso da máxima “azar no jogo, sorte no amor”.


9 – O milagre de Berna (Das Wunder Von Bern, Ale 2003)
Essa pequena preciosidade alemã recria a conquista da Alemanha ocidental sobre a poderosa Hungria do craque Púskas, naquele que ficou conhecido como o milagre de Berna – em referência à cidade suíça que sediou a partida. O filme captura o momento pós - 2ª guerra em que a moral alemã estava em frangalhos e sublinha a importância do triunfo na principal competição internacional de futebol para o povo alemão.


8 – Hardball – o jogo da vida (Hardball, EUA 2001)
Um filme que tira proveito da falta de expressividade de Keanu Reeves. Aqui ele faz um apostador compulsivo que para pagar suas dívidas de jogo precisa treinar um time infantil de baseball da periferia. É aquele tipo de filme que congrega boas cenas do esporte com um crescimento pessoal do protagonista. É um filme simples, mas com muito coração.


7 – Duelo de titãs (Remember the titans, EUA 2000)
Poderia ser Invictus, que tem o pedigree de Clint Eatwood e o interesse na figura de Nelson Mandela, mas esse filme Disney estrelado por Denzel Washington apresenta exatamente o mesmo desenvolvimento narrativo e tem o mesmo mote: negros e brancos se unem através do esporte e um personagem negro é o intermediário dessa união. Em Invictus é o Mandela de Morgan Freeman, aqui o técnico vivido por Washington.  Filme edificante que versa sobre tolerância e igualdade a partir de um ambiente esportivo. Genuinamente Emocionante!


6 – O vencedor (The fighter, EUA 2010)
Um filme até certo ponto improvável na carreira do diretor David O. Russell, mas que o levou ao Oscar. A fita, que remonta momentos decisivos da carreira do pugilista Mick Ward (com algumas providenciais licenças poéticas), está mais próxima do clássico italiano Rocco e seus irmãos (1960) do que de um filme de boxe propriamente dito. Mas para a construção desse drama familiar, o boxe é essencial. Russell percebeu e adornou isso muito bem.


5 – O lutador (The wrestler, EUA 2008)
Darren Aronofsky faz uma desapaixonada crônica sobre decadência ao acompanhar, bem de perto, o lutador de wrestler que já foi famoso e vive de bicos e exibições picaretas. A solidão, a solidariedade e os arrependimentos morrem todos no ringue. Um filme crepuscular.


4 – Por amor (For the love of the game, EUA 1999)
Aqui temos o diretor Sam Raimi, antes da fama conquista com Homem-aranha e um pouco fora do seu metiê trash (Evil dead e Arrasta-me para o inferno). Nessa inspirada parábola sobre um jogador de baseball às vésperas da aposentadoria que precisa reexaminar suas prioridades. A mulher, se sentindo preterida, ameaça deixá-lo e, em meio à escassez de ofertas, ele recebe uma de um time de menor expressão que lhe oferece um recomeço e um desafio profissional.


3 – Rocky – um lutador (Rocky, EUA 1976)
O sonho americano vive e, talvez, depois da eleição de Obama reside na ficção o maior “conto” sobre os alcances do sonho americano. Foi Rocky –um lutador, um roteiro de Stallone que ele condicionou ao estúdio sua escalação como protagonista, que tornou pop e cult o sonho americano. Não existe referência mais vívida do que representa esse conceito do que a trajetória de Rocky. O próprio filme, azarão, bateu pesos pesados como Todos os homens do presidente, Taxi driver e Rede de intrigas e faturou o Oscar de melhor filme.


2- Jerry Maguire – a grande virada (Jerry Maguire, EUA 1996)
O filme que revelou o talento de Cameron Crowe mostra um agente esportivo que vai do céu ao inferno ao ser sabotado pela empresa em que trabalha. Jerry Maguire, no entanto, mantém um pequeno séquito de pessoas que acreditam em seu potencial. Entre eles o promissor jogador de futebol americano vivido por Cuba Gooding Jr. e a assistente (e posterior interesse romântico) vivida pro Renée Zellweger. Um filme sobre as agruras e angústias de recomeçar. Mas também sobre o encantamento que esse recomeço proporciona.


1 – Menina de ouro (Million dollar baby, EUA 2004)   
Um filme sobre orfandade, sobre eutanásia, cumplicidade e boxe. Nesta ordem. Menina de ouro esconde superlativos por trás de sua simplicidade. Hilary Swank vive Maggie, garçonete que leva uma subvida e que sonha em ser lutadora de boxe. Clint Eastwood é Frankie, proprietário de uma academia e treinador de boxe com algumas mágoas familiares. Os personagens irão se cruzar e transformar as vidas um do outro de maneira extraordinariamente emocionante, honesta e cativante.

4 comentários:

  1. Boa lista, de todos, Menina de ouro é o que mais foge do tema esporte no momento em que dá a virada do acidente. E é mesmo um filme extraordinário.

    Eu colocaria na lista Campo dos Sonhos, filme que fala muito bem de um resgate entre pai e filho.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa lista. "Menina de Ouro" é um filmaço, um dos meus favoritos. Acho uma história emocionante e com aquela performance da Hilary Swank!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Obrigado Amanda. Realmente, Campo dos sonhos teria lugar nessa lista...
    Bjs

    Kamila: Compartilho demais da sua opinião.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro "O Vencedor" e "O Lutador". Dois filmaços!
    Será que alguém aí conhece "Desafio do Destino", com o Dennis Quaid? Acabei de assistir e é bem legal! Adoro filmes inspiradores...rs

    ResponderExcluir