segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Os rivais de Woody Allen


Woody Allen volta à disputa pelo Oscar em grande estilo em 2012.  Depois de 17 anos, o cineasta emplacou outro filme na competição pelo troféu de melhor produção do ano e também figura entre os cinco candidatos a melhor diretor. Por Meia-noite em Paris, Allen conseguiu aprovação crítica, sucesso de público e esse badalado retorno ao Oscar. Pode, ainda, levar sua quarta estatueta dourada. As chances, fortíssimas, se concentram na categoria de roteiro original a qual já foi indicado 12 vezes e ganhou outras duas. A outra vitória de Allen citada no início do texto foi pela direção de Noivo neurótico, noiva nervosa (1976).

Meia-noite em Paris e O homem que mudou o jogo são os roteiros mais premiados da temporada. No Oscar estão em categorias diferentes. Allen, teoricamente, enfrenta a concorrência de Michel Hazanavicius – responsável pelo roteiro de O artista. O francês, assim como Allen, dirigiu e roteirizou o favorito ao Oscar. Se ele é o favorito na disputa pelo prêmio de direção, na categoria de roteiro aparece atrás de Allen na bolsa de apostas de analistas e críticos.
A categoria ainda guarda potenciais surpresas. O iraniano Asghar Farhadi pode ser uma delas. É dele o primoroso texto de A separação, virtual vencedor na categoria de filme estrangeiro. Não seria a primeira vez que um roteirista estrangeiro triunfaria por um filme não falado em inglês. Pedro Almodóvar venceu há nove anos pelo roteiro de Fale com ela – fita que nem sequer concorria a melhor produção estrangeira. J.C. Chandor, assim como Allen, Hazanavicius e Farhadi, também assina o texto do filme que dirige. A fita em questão é Margin call – o dia antes do fim. Produção independente que recebeu fervorosos elogios da crítica desde a premiere no festival de Sundance 2011. Concorrendo com os quatro cineastas/roteiristas (uma das particularidades da categoria este ano), estão Annie Mumolo e Kristen Wiig por Missão madrinha de casamento. As duas, que são comediantes, também atuam no filme.

Farhadi nos sets de A separação: potencial surpresa em uma categoria marcada pelo aspecto autoral

Autoria parece ser a tônica dos indicados. Artistas que exercem controle pleno sobre suas obras são cada vez mais constantes e a configuração da categoria revela isso. Nesse escopo, Woody Allen é vanguarda. Além do mais, Meia-noite em Paris e O artista são os únicos da categoria também lembrados nas disputas de filme e direção.  O retorno triunfal de Allen ficaria incompleto sem um Oscar.

6 comentários:

  1. Honestamente prefiro que O Artista vença, já que o roteiro do filme de Woody Allen tange o pedantismo.

    ResponderExcluir
  2. No geral, eu achei esse Oscar bem desinteressante, sabe? Como base, estava muito mais empolgado com o ano passado, quando tínhamos filmes que realmente valiam a pena torcer. Esse ano tá bem nhé. E não porque a safra foi fraca - realmente foi -, mas pelas escolhas dos votantes, que olha... francamente...

    No entanto, a categoria Roteiro Original salvou a edição da previsibilidade e do esquenta dos filminhos mais queridos. Não vi "O Artista", mas os demais são filmes sensacionais que mereciam mesmo a distinção. Essa categoria é a menina dos olhos do Oscar 2012. Ficarei feliz com qualquer um que levar, ainda mais se o primoroso (sublinho seu adjetivo) texto de Farhadi triunfar. Mas qualquer um que abocanhar o prêmio, ficarei muito satisfeito.

    No entanto, acho que dará Allen mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Woody Allen poderia ganhar e sabe? Nem ir na cerimônia... rs rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo, acho que o Woody Allen é favorito na categoria de roteiro original, no Oscar 2012, mas acredito que a grande concorrência dele nesta categoria é o roteiro de "O Artista", que conquistou o BAFTA, por exemplo, no último final de semana. A onda de amor por esse filme pode acabar as chances de Allen voltar a vencer a estatueta dourada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho quase impossível Asghar Farhadi ganhar, mas adoraria, A Separação tem um roteiro incrível, apesar de adorar Meia Noite em Paris, agora concordo com Kamila, O Artista pode desbancar ele sim.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Luís:Sinceramente Luís, não acho que nenhum dos dois sejam merecedores do prêmio. Para mim, o vencedor da categoria seria ou Margin Call ou A separação.
    Abs

    Elton Telles:Pois é Elton. Ano passado tínhamos dois grandes filmes na disputa (A rede social e Cisne negro). Isso não ocorre este ano. Há, indubitavelmente, excelentes filmes, mas concordo que seja uma safra menos ostensiva. Concordo que a categoria de Roteiro original dá um brilhinho todo especial.
    Abs

    Rodrigo: That´s Woody, you know...
    Abs

    Kamila:Que a disputa é entre O artista e Meia-noite em Paris, a própria configuração das indicações aponta. Mas não descartaria uma surpresa aí... Há dois anos, por exemplo, Preciosa faturou de roteiro adaptado contra todos os prognósticos.
    Bjs

    Amanda: tb acho que O artista pode ganhar. Pode ser aquele clean sweet, né? Vamos aguardar. E não acho tão impossível assim A separação ganhar não...
    Bjs

    ResponderExcluir