sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Crítica - A separação

Cinema de pulso!

De vez em quando surgem aqueles filmes que do pouco extraem muito. A separação (Jodaeiye Nader az Simin, Irã 2011) é um desses filmes. A princípio o diretor Asghar Farhadi faz supor que seu filme se trata de um conflituoso processo de divórcio em um país tão restritivo como o Irã. Esse tema simplesmente, nas mãos de um diretor tão arguto e sensitivo como Farhadi demonstra ser, já renderia maravilhas. No entanto, A separação se aprofunda cada vez mais na proposição de refletir uma sociedade dividida entre as tradições religiosas e demandas pessoais. Mas não só. A separação enuncia a universalidade de seu tema ao opor dois personagens Nader (Peyman Maadi), o marido, e Simin (Leila Hatami), a esposa, com visões de mundo diametralmente divergentes. Criar a filha (Sarina Farhadi) no Irã ou não é uma questão que características dos personagens, que vão sendo reveladas ao longo do filme, torna indissociável do olhar (e julgamento) que o espectador faz dos eventos que sucederão.
Ainda que se reconheça as boas intenções tanto de Nader quanto de Simin, o que Farhadi confronta com seu filme é a percepção de que as boas intenções bastam. Simin quer levar a filha para o estrangeiro. Nader resiste a ideia. Nader pode ser percebido como um progressista dentro do regime teocrático iraniano. Já Simin surge aos olhos do público mais ressentida. O que não quer dizer que ambos os personagens sejam incorruptíveis dentro dessa vã concepção que sustentam. Essa ambigüidade é um dos pontos fortes do roteiro justamente indicado ao Oscar.

Rota de colisão: pequenas crises são potenciais dramas em A separação


Farhadi acresce tensão a esse drama já tão bem construído ao erigir uma trama de tribunal com os devidos recalques que a cultura iraniana avia como exotismo para uma audiência ocidentalizada.
Nader, após a mulher sair de casa, precisa contratar alguém para cuidar de seu pai, vítima do mal de Alzheimer. Razieh (Sareh Bayat) é muito religiosa e se ressente dos termos da função que precisa exercer. Mas precisa do dinheiro. A tensão já começa daí e chega a um evento que realinhará a conjuntura dramática de A separação.
Farhadi desenvolve o filme com vigor e sobriedade, mas não deixa de clamar à compaixão dos espectadores com o desfecho espetacular que apresenta.
A separação é aquele tipo de filme que o espectador é convidado a refletir não só sobre o que viu na tela, mas sobre as próprias convicções mais intimas. Essa apropriação que Farhadi faz de nossa visão de mundo é um dos acertos de A separação enquanto proposta cinematográfica. Um filme que se comunica belamente com todo e qualquer público, mas que se comunica - também – particularmente com pessoas de procedências e experiências diversas.
Feita essa contextualização imperiosa, é preciso louvar o elenco. Perfeito na construção dramática em tons maiores que a escalada de tensão pede. Um filme que recupera o pulso do cinema enquanto arte e manifesto.

5 comentários:

  1. "Um filme que recupera o pulso do cinema enquanto arte e manifesto." Bela definição, o filme fica com a gente um bom tempo depois, até pela forma como termina.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    Excelente crítica. Em poucas palavras você me deu detalhes de uma obra que parece ser realmente pulsante.

    Na lista pra assistir... sem dúvida.

    sabemos de quem será o Oscar Estrangeiro. Forte candidato, creio.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Obrigado Amanda. Fica com a gnt mesmo.Um final poderoso.
    bjs

    Rodrigo Mendes: Será a zebra da década se este filme não levar o Oscar. Mas essa categoria historicamente é propensa a zebras, né? Mas acho que ela passa longe em 2012.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Me surpreendi com "A Separação". Um filme universal, bem amarrado e que deve ser conferido por todos os cinéfilos. Sem dúvida, merece as honrarias que vem recebendo!

    ResponderExcluir
  5. Matheus Pannebecker: Tb me surpreendi. Não pensava que o filme fosse sobreviver o hype. Merece o Oscar sim.
    Abs

    ResponderExcluir