sábado, 11 de fevereiro de 2012

Oscar Watch 2012 - A peleja das atrizes coadjuvantes

Bérénice Bejo (O artista), Melissa McCarthy (Missão madrinha de casamento), Janet McTeer (Albert Nobbs), Jessica Chastain (Histórias cruzadas) e Octavia Spencer (Histórias cruzadas)



Multicultural

Ela já esteve em produções hollywoodianas antes, mas você não deve tê-la notado em Coração de cavaleiro. Depois de O artista, porém, será difícil não notar essa argentina naturalizada francesa. Dona de uma filmografia com 40 títulos, a atriz de 36 anos carrega latinidade na veia européia que consolidou ao estrelar produções francesas no país que adotou. Os EUA podem, finalmente, virar um destino mais comum.

Prós:
- Está no elenco do favorito ao Oscar de melhor filme
- É simpática e tem feito campanha assídua pelo Oscar
- Esteve em todas as listas de premiações majors e no Bafta foi, inclusive, indicada na categoria de atriz

Contras:
- Não é principal atuação de O artista
- O galã Jean Dujardin tem roubado as atenções nessa temporada de premiações e isso não necessariamente traz bons ventos para essa categoria
- Não ganhou nenhum prêmio na temporada
- É estrangeira em uma categoria dominada por americanas

Primeira indicação

A diva de 2011

Parece que ninguém trabalhou mais em 2011 do que Jessica Chastain, a grande revelação do ano em termos de atuação. A indicação ao Oscar por Histórias cruzadas faz justiça a uma das atrizes mais promissoras da atualidade que, em 2011, congregou qualidade à quantidade.
Dificilmente Jessica ganhará o Oscar, mas das cinco concorrentes é a mais cotada a voltar à disputa pela estatueta em um futuro próximo.

Prós:
- Foi a grande revelação do ano
- É uma atriz de muitos recursos dramáticos e mostrou isso em diversos trabalhos no ano, nos quais trabalhou com diversos votantes da academia
- Está em dois filmes indicados ao Oscar de melhor filme
- Faz parte do elenco mais festejado do ano; pelo qual concorre ao Oscar
- É bonita e, historicamente, atrizes bonitas prevalecem nesta categoria. Nos últimos dez anos, Jennifer Connelly, Catherine Zeta Jones, Renée Zellwegger, Cate Blanchett, Rachel Weisz e Penélope Cruz foram vitoriosas
- Ganhou alguns prêmios na temporada

Contras:
- Nenhum dos prêmios que conquistou, porém, foi por Histórias cruzadas
- A celebração de sua companheira de elenco (Octavia Spencer) parece rumar para um Oscar irreversível

 Primeira indicação


A Mo`Nique do ano

Essa qualificação não é pejorativa como pode parecer em um primeiro momento. O que Octavia Spencer, favorita absoluta na categoria, faz em Histórias cruzadas talvez seja ainda mais merecedor de prêmios do que o que Mo`Nique fez dois anos atrás na oscarizada performance em Preciosa. O papel de Octavia em Histórias cruzadas é muito mais banal do que o que dispunha Mo`Nique, mas tal qual fizera Mo`Nique, Octavia o preenche de sentido e humanidade. Um trabalho notável e justamente louvado.

Prós:
- Ganhou todos os principais prêmios prévios ao Oscar
- Existe um lobby fortíssimo a seu favor, ampliado, ainda, pelas questões raciais inerentes ao filme e ao prêmio da academia
- É, de fato, uma excelente atuação e não é todo dia que uma excelente atuação prevalece no Oscar
- Seria uma forma de prestigiar o filme mais popular dessa edição do Oscar em uma eventual pulverização dos prêmios
- No histórico recente da categoria todas aquelas que chegaram como favoritas venceram
- Seus discursos de agradecimento na temporada têm contagiado os colegas. Esse apelo emocional trabalha em seu favor

Contras:
- A personagem que defende é muito previsível e isso pode desagradar considerável parcela dos votantes
- O lobby em favor da premiação de atrizes negras nesta edição do Oscar pode afugentar alguns votos importantes. Seja por racismo ou por pura incorreção política

Primeira indicação


A queridinha da América

Ela não tem o corpo de Sandra Bullock, o currículo de Meg Ryan e não ganha o cachê de Julia Roberts, mas tem a América a seus pés. 2011 foi de Melissa McCarthy. Prova disso é que, contra todos os prognósticos, ela conseguiu uma indicação ao Oscar por um papel que a academia não costuma reconhecer em um tipo de filme que é tudo, menos circunscrito às convenções do Oscar. McCarthy também acabou de ganhar um Emmy pelo papel na sitcom Mike & Molly, mas seu status em Hollywood definitivamente passou a ser outro depois dessa improvável indicação ao Oscar por Missão madrinha de casamento.

Prós:
- É azarona e tem quem goste de apostar em azarões
- A forma maiúscula como impôs sua candidatura pode influenciar alguns votos
- Seria uma escolha liberal e surpreendente e a academia anda precisando de escolhas assim

 Contras:
- É uma atriz da tv e há muito preconceito contra esse perfil dentro da academia
- Papéis cômicos não costumam ser reconhecidos pelo Oscar. Ainda mais do tipo escrachado
- A pecha de que a indicação já é suficiente
- Em uma grossa interpretação, é atriz de um tipo só e esse perfil de intérprete não tem tido sorte no Oscar

Primeira indicação


Travestida

A mais veterana das concorrentes é também a única que já teve o gostinho de concorrer ao Oscar antes. Janet McTeer volta à disputa pelo papel de uma mulher que se faz passar por homem no século XIX. Esse tipo de atuação costuma render bons frutos na academia. Sua parceira em cena, Gleen Close, também conquistou indicação e concorre a melhor atriz.

Prós:
- Personagens que exigem que seus intérpretes atuem travestidos costumam render bons frutos na academia. Hilary Swank ganhou seu primeiro Oscar por um papel em que fazia uma mulher que se passava por um homem em Meninos não choram (1999)
- Atua em um filme independente e a categoria tem sido suscetível a esse aspecto no histórico recente do Oscar.

 Contras:
-A pecha de que a indicação já suficiente
- Não ganhou nenhum prêmio na temporada
- A ideia de que a interpretação pode ter sido “facilitada” pela maquiagem e vestuário

 Segunda indicação
Indicação anterior:
Melhor atriz por Livre para amar em 2000

5 comentários:

  1. Bom panorama, Reinaldo, parece que o ano é mesmo de Octavia Spencer, apesar adorar a interpretação de Bérénice Bejo em O Artista, mas o cachorro ganha dela, hehehe. E Jessica Chastain está bem também, mas não é o que mais chama a atenção em Histórias Cruzadas.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você escreveu aqui e acho que você apresentou todas as características que podem - e provavelmente vão - pesar na decisão da Academia.
    Minha única ressalva fica pro fato de que acho que Jessica Chanstain merecia a indicação por A Árvore da Vida, em que ela está menos afetada, mais natural, mas mesmo em História Cruzadas ela está muito bem.
    E acho que Octavia Spencer ganha.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Ainda não vi Janet McTeer, mas, até o momento, na minha opinião,Jessica Chastain é a melhor. Ainda que todas estejam muito bem.
    Bjs

    Luís: Obrigado Luís. Certamente é o ano de Octavia Spencer. E não será um prêmio injusto. Quanto a Jessica Chastain, prefiro sua atuação em Histórias cruzadas. Acho que ela está eficiente em A árvore da vida, mas não vai além disso. Reza a lenda, e ainda iremos conferir, que ela está divina em O abrigo e Wilde Salomé.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Antes de qualquer coisa: ONDE RENÉE ZELLWEGER É BONITA, caro Reinaldo? hahahaha!

    Brincadeiras à parte, gostei dos comentários antenados sobre as indicadas. Eu tenho uma impressão um pouco desfavorável a essa categoria nos últimos anos, sabe? Nada consistente, apenas um leve descontentamento: temos uma categoria bem forte, com atuações excelentes em um ano, e nos outros 3 seguintes, os votantes relaxam e deixam ser levados pela maré. 2007 e 2011 foram anos demais para essa categoria, mas esse ano tá beeem franco, eu diria. Muito disso também pelos desempenhos e tal, pelo que tinha no mercado. Mas se procurassem com afinco, iam encontrar performances mais interessantes do que essas aí.

    * Não vi Bejo.
    * McTeer me dá medo com a altura dela haha. Tá bem boa em "Albert Nobbs", melhor que a protagonista.
    * Não acho Octavia tão boa assim. Gosto da personagem mais do que sua atuação. Acho ela muito cronometrada em cena, por exemplo.
    * Chastain tem a melhor atuação do filme, na minha opinião, mas foi indicada pela atuação errada, eu diria. Ela dá um show em "Histórias Cruzadas", mas o destino de sua personagem é muito blé. Torceria por ela senão tivesse...

    * ...Melissa McCarthy, a minha azarona preferida. Muitos só veem uma comediante, eu acho que a atriz foi tão sagaz como Megan por transformar uma personagem incrivelmente chata na mulher mais interessante e brilhante daquele grupo. Não me lembrava de ter me divertido tanto com um filme recente. Meu voto seria dela.

    abs!

    ResponderExcluir
  5. Elton Telles: rsrs.Grande Elton! Pois é, ela enfeiou um pouco nos últimos tempos, mas era uma gracinha na época do primeiro Bridget Jones. rsrs
    Olha eu até acho que é uma categoria razoavelmente forte. Nada de fora de série. Mas considero, pro exemplo, superior à ala masculina este ano. O que, convenhamos, é uma raridade. Para mim Chastain é a melhor (ainda preciso ver McTeer).
    Entendo sua posição em relação a McCarthy (e ela faz muito sentido), mas não lhe daria o Oscar. Jessica seria mesmo o meu voto.
    Abs

    ResponderExcluir