quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Quais as reais chances de O artista no Oscar?


A condição de favorito é irrevogável. O filme francês O artista, com dez indicações ao Oscar, depois de conquistar inúmeros prêmios como o de melhor filme para o círculo de críticos de Nova Iorque, o Critic´s Choice Awards, o Globo de Ouro de melhor filme em comédia/musical, o prêmio do sindicato dos produtores e o prêmio do sindicato dos diretores, assumiu de vez sua condição de protagonista na disputa pela principal estatueta da 84ª edição do Oscar.
A simples posição de favorito ao Oscar permite duas interpretações divergentes do estado das coisas. A primeira, aventada logo no início da corrida, é de que o ano não foi mesmo dos melhores e crítica e indústria se refugiaram em um candidato exótico para rememorar a magia do cinema. Esse contexto é reforçado pela presença de A invenção de Hugo Cabret, que concorre a 11 Oscars e custou cerca de U$ 170 milhões. Diferentemente do filme de Scorsese, O artista se utiliza de uma narrativa mais simplória e estabelece um novo paradigma para a academia: premiar um filme mudo e em preto e branco no tilintar das novas tecnologias como o 3D e o performance capture.
Outra interpretação inerente, ainda que intercambiável a esta, é de que o charme saudosista de O artista, que custou U$ 15 milhões, é do tipo indesviável. O fato de contar com o bambambã Harvey Weinstein na promoção potencializa essa percepção.
Mas será que a academia premiaria um filme mudo, preto e branco e, ainda por cima, não sendo uma produção essencialmente americana? A resposta, apesar do favoritismo, não é fácil. Difícil crer que nesta altura do campeonato O artista não consiga alguns prêmios no Oscar 2012, mas será a academia progressista a tal ponto de premiar a primeira produção muda em 80 anos? A consagração de O artista não reviverá, em padrões industriais, o cinema mudo. Portanto, sob a lógica mercadológica é uma premiação esvaziada de sentido. Prêmios a filmes independentes, estipe a qual pertencem tanto O artista quanto Os descendentes, no entanto, estimulam a produção e promoção desse setor. Nesse sentido, Os descendentes, por ser americano e contar com um representante do sistema de estrelas hollywoodiano (George Clooney), é uma opção mais viável. No entanto, a academia enfrentaria uma verdadeira saraivada de críticas, justamente por essas razões, se preterisse O artista em favor de Os descendentes.

Parece mentira, mas caso seja eleito o melhor filme em 26 de fevereiro, O artista será a primeira produção sobre o cinema propriamente dito a triunfar na categoria principal do Oscar


Nessa bifurcação, por razões óbvias, quem sai fortalecido é A invenção de Hugo Cabret, opção de estúdio (e em 3D) a toda efervescência provocada pelo filme do cineasta Michel Hazanavicius.
O primeiro revés para O artista foi sentido na premiação do sindicato dos atores. Apesar da consternação em favor de Histórias cruzadas, o que desequilibra qualquer análise mais profunda, é possível intuir que o filme – pelo menos naquele momento – não fisgou completamente o voto de um dos mais importantes colegiados da academia, os atores.
Mas O artista ainda é o filme a ser batido e desde 2006, quando era O segredo de Brokeback Mountain o filme a ser batido da vez, o favorito não deixa de levar o principal Oscar. Ainda que alguns anos tenham se mostrado polarizados (Avatar e Guerra ao terror em 2010 e O discurso do rei e A rede social no ano passado), “ o filme a ser batido”, não foi batido. Esse retrospecto, nesse momento, trabalha a favor de O artista. Em compensação, a última vez que a academia se viu na incumbência de fazer uma escolha “progressista”, saiu-se com uma escolha conservadora (Crash - no limite). Quem diria que um filme infantil em 3D de Martin Scorsese ou uma produção independente rodada no Havaí poderiam ser opções conservadoras? O cinema não cansa de nos surpreender.

4 comentários:

  1. Pra mim, "O Artista" é favorito na maioria das categorias as quais concorre. Acho que ganha: Melhor Filme, Diretor, Ator, Trilha Sonora Original, Figurinos. Mas, mesmo assim, acho que "Hugo" deve ser o filme com maior número de Oscars conquistados nesse ano...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que os Americanos já aceitaram a linda homenagem, compraram o filme e tudo mais...até atores americanos aceitaram participar. Mais do que isso a fita não avança na premiação.

    O filme é lindo, gostei demais e sou entusiasta mesmo, mas acho que o Oscar será do concorrente HUGO. Sabemos do que Scorsese também e capaz e já li que ele faz homenagens a Melies e ao cinema também!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Talvez Dujardin ganhe, mas Clooney está lá!

    ResponderExcluir
  4. Kamila:Não sei Ka. Tenho minhas dúvidas se ganha filme e direção.
    Bjs

    Rodrigo Mendes: Não sei se Hugo ganha melhor filme não Rodrigo. Mas certamente é ele quem ameaça a glória de O artista. E acho que Dujardin ganha de melhor ator.
    Abs

    ResponderExcluir