domingo, 12 de fevereiro de 2012

Insight

Robert Downey Jr. na berlinda


É até espantoso enunciar um artigo colocando Robert Downey Jr. no paredão. Além de um tanto estranho. Contudo, a preocupação é legítima. O próprio Downey Jr., em sua passagem pelo Brasil no último mês de janeiro, tocou no assunto. Indagado se temia que o público se enjoasse dele, o ator foi bastante sereno ao afirmar que “eles me mandarão um recado, caso isso aconteça”. Para Downey Jr., as bilheterias são o melhor termômetro para aferir se ele ainda está em alta ou não junto a seu “eleitorado”. E o que dizem as bilheterias? Que  Robert Downey Jr. pode começar a se preocupar. Não, o astro não deixou de fazer dinheiro. A estreia de Sherlock Holmes: o jogo de sombras nos EUA, ainda que tenha sido inferior às expectativas da Warner, rendeu U$ 39 milhões. Houve, no entanto, uma queda considerável em relação à abertura do primeiro filme, que registrou U$ 62,3 milhões. Se o segundo Homem de ferro teve uma abertura maior do que o primeiro filme (U$ 128 milhões contra U$ 98 milhões), o resultado final das bilheterias dentro do mercado americano não confirmou a tendência. O primeiro filme encerrou carreira com R$ 319 milhões enquanto que o segundo chegou a R$ 312 milhões. A frieza dos números pode ser questionada pela qualidade das sequências, algo que prescinde, ainda que não completamente, da presença de Robert Downey Jr.
O que preocupa nas entrelinhas são as opções de Downey Jr para a condução de sua carreira. É inegável que ele se reinventou como astro de cinema e, inclusive, é grande responsável pelo sucesso da Marvel enquanto estúdio de cinema. Mas é chegado o momento para o ator diversificar seus projetos. Sherlock Holmes e Homem de ferro, duas franquias que só existem em virtude do apelo de Downey Jr, polarizam suas qualidades e lhe atribuem mais responsabilidades do que o desejável. Até o momento o pendor desse fato tem lhe sido favorável, mas as bilheterias sugerem atenção. As coisas podem mudar.
Neste momento, o ator só está envolvido na produção do terceiro Homem de ferro, que já declarou considerar o melhor roteiro que já leu em sua vida. O material promocional de Os vingadores divulgado até o momento se foca inteiramente em Downey Jr., mesmo o filme contando com vários personagens do universo marvel vividos por gente como Scarlett Johansson, Chris Evans e Samuel L. Jackson.
São muitas as premências para uma mudança de rumo. A preservação da imagem é uma delas. O ator seria o principal responsável pelo esgotamento das séries que protagoniza. Até mesmo em virtude do fato de, há quatro anos, estar envolvido apenas com elas. Excetuando-se, é claro, a participação na comédia Um parto de viagem.
Outro ponto para uma alternância no perfil dos projetos, é que Downey Jr. sempre se provou ótimo ator dramático e experimentar-se novamente nessa seara poderia lhe ser produtivo, não só em matéria de prêmios. Mas o mais importante mesmo seria surpreender seu público. Desafiá-lo desafiando a sim mesmo. Por trás da comodidade que as atuais franquias lhe proporcionam, jaz uma pressão que pode dinamitar, ainda que em termos distintos, mais uma vez a carreira desse talentosíssimo e carismático ator.

3 comentários:

  1. O que acontece com o Robert Downey Jr. é que ele está investindo no mesmo tipo de personagens... E na mesma forma irônica de interpretação. Isso cansa... Fora que ele só faz filmes produzidos pela mulher... Talvez, se livrar um pouco das amarras dela, seja bom pra ele...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Em comparação com a maioria dos chamados blockbusters, estas produções protagonizadas por Robert Downey Jr são filmes legais, por isso não considero suas escolhas não são ruins.

    Acredito que após "Homem de Ferro 3" e "Os Vingadores", ele mudará o foco da carreira naturalmente, já que a própria Hollywood sempre procura caras novas paras astros de grandes produções.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Não vejo particularmente problema nas caracterizações irônicas. Até pq Downey Jr. constrói um sherlock distinto do Tony Strake, ainda que sejam tipos geniais e geniosos, me preocupa mais o fato do ator se envolver com filmes em que ele atua como o principal fiador do projeto.É isso (o status de "fazedor de dinheiro" que pode prejudicar a visibilidade de Downey Jr.).
    Bjs

    Hugo: Grande Hugo! Não considero as escolhas de Downey Jr. ruins. Longe disso. Apenas sublinho a necessidade do ator diversificar seus projetos, se desafiar e sair dessa (aparente) zona de conforto na qual está instalado. Ele hj é um dos principais ases de Hollywood e, creio, deve agregar projetos distintos dos perfis atuais para manter essa posição.
    Abs

    ResponderExcluir