quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TOP 10

10 personagens que “aprisionaram” seus intérpretes

Todo mundo já mandou aquela: "olha, esse filme é com o James Bond" ou "olha, é a menina do Sex and the city". Quem nunca ouviu uma: "o Clint Eastwood só faz tipo durão". Pois bem caro leitor, essas sentenças são reflexos de grandes personagens que acabam por limitar as opções no cinema de seus intérpretes. Alguns atores e atrizes são hábeis em se desviar dessa sina, outros acabam por sucumbir a ela. Claquete apresenta 10 personagens que "aprisionaram" seus intérpretes.


10 – James Bond (Sean Connary e Roger Moore)
Se Pierce Brosnan e, atualmente, Daniel Graig conseguiram se desvencilhar com relativo sucesso da imagem de James Bond e viver personagens completamente diferentes, o mesmo não se pode dizer de Sean Connary e Roger Moore nos primórdios do agente secreto. Connary só começou a ser levado a sério como ator no final dos anos 80, uma década antes de começar a pensar em aposentadoria. Já Moore, ainda hoje vive de bicos que a sombra de 007 lhe apresenta.


9 – Harry Callahan (Clint Eastwood)
Se a figura do tira durão e que faz as vezes de justiceiro prosperou no cinema, isso é por causa do Harry Callahan de Clint Eastwood. O famoso dirty Harry ou perseguidor implacável. Estwood já havia feito tipos impassíveis, durões e conservadores, mas desde o primeiro filme que trazia o policial mais incorruptível de São Francisco, o ator não conseguiu se desvencilhar dessa imagem.


8 – Edward Cullen (Robert Pattinson)
Não tem jeito. Nos próximos dois anos Robert Pattinson irá aparecer nas telas de cinema com personagens bem diferentes do vampiro que interpreta no grande sucesso dos cinemas, mas é inegável que a sombra de Edward Cullen (e as vantagens e desvantagens que ela projeta) acompanharão Pattinson por um longo tempo.


7 –George Downes (Ruppert Everet)
Recentemente o ator andou reclamando que pelo fato de ser homossexual tem dificuldades de arranjar trabalho. Não é bem assim. Ian McKellen, Neil Patrick Harris, Bryan Singer, Ellen De Generis entre tantos outros são homossexuais assumidos e não param de trabalhar. O que ocorre com Everet é que ele criou um personagem tão icônico, que calhou de ser também gay, em O casamento do meu melhor amigo, que ficou difícil de vê-lo de outra forma. Tanto para o público, quanto para a indústria. O sucesso pode ser uma m...


6- Super homem (Christopher Reeves)
Outro que penou para se desvencilhar de seu lado super foi Christopher Reeves. Considerado um ator limitado, Reeves tinha de lutar contra expectativas invertidas e estereótipos a cada filme fora da franquia do homem de aço. Talvez só tenha sido bem sucedido uma vez, no emblemático Em algum lugar do passado.


5- Harry Potter (Daniel Radclife)
Com a proximidade do final da saga do bruxinho Harry Potter no cinema, um dilema se instaura para o seu protagonista, Daniel Radclife: conseguir sobreviver no cinema sem o personagem. Radclife é bom ator, mas não é nada fora de série. Dos três principais da saga é, notadamente, o mais fraco. A tendência é o ator procurar papéis que o coloquem diametralmente oposto a figura de Harry. É no teatro que esses papéis irão surgir a primazia. Na peça Equus, Harry, melhor, Daniel, tirou a roupa para provar que não era Harry. Ou algo assim...


4- Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker)
Imagine que você não é uma grande atriz, mas tem uma personagem icônica nas costas para carregar. É mais ou menos isso o que ocorre com Sarah Jessica Parker. Atriz para lá de limitada que teve a sorte (ou não) de cruzar com Carrie Bradshaw, a leading lady de Sex and the city. Sarah que tem péssimo gosto fashion teve que ceder ao tato de sua personagem famosa. Não obstante, se viu atrelada a comédias românticas em que faz o tipo fútil da cidade grande que se veste bem. Até tenta escorregar desse nicho, mas lhe falta talento.


3- T -800 (Arnold Schwarzenegger)
E se o negócio é talento, o que falar de Arnold Schwarzenegger? Talvez o astro hollywoodiano mais sem talento da história recente. Schwarza, no entanto, tem um carisma do tamanho da Rússia. O T 800 que veio do futuro e da mente de James Cameron ajudou o austríaco de jeitão robótico a colar em Hollywood e Schwarza mesmo sendo governador da Califórnia ainda é visto como um exterminador. Será isso bom ou ruim?


2- Mary (Cameron Diaz)
Cameron Diaz é boa atriz. Calma. Antes que atirem as pedras.Trata-se de uma constatação empírica. Pegue os filmes em que a atriz não interpreta variações de Mary, a loira boa e disputada por Matt Dillon e Ben Stiller no filme dos irmãos Farrely. Ela até que se saiu bem em fitas como Uma prova de amor e Gangues de Nova Iorque. O problema é que ninguém quer ver Cameron nesses papéis. Nem mesmo ela.


1- Indiana Jones e Han solo (Harrison Ford)
Um caso raro de empate, entre personagens. Não dá para dizer se Han Solo (de Star Wars) e, pouco depois, Indiana Jones congelaram Harrison Ford como herói de ação, ou se isso foi a tábua de salvação para um ator truculento, arredio e de pouco talento. De qualquer jeito, essas duas figuras valeram a Ford o título informal de herói do século XX no cinema. Sempre o bonzinho, no alvorecer do século XXI , Ford foi brincar de ser vilão em Revelação (2000). Não deu certo. Ficou um tempo na geladeira e voltou a balançar o chicote de Indianas Jones dois anos atrás.

7 comentários:

  1. Personagens que sempre serão lembrados, só acho que faltou o Elijah Wood de "O Senhor dos Anéis", mais enfim tem vários personagens. Mas, gostei deste top 10. Agora, com Harrison Ford,eu prefiro Indiana do que o Han Solo.

    ResponderExcluir
  2. O Harrison Ford que teve sorte acertar duas vezes deste jeito na carreira. Abençoado aquele móvel que ele fez para o George Lucas, rs!

    Clint Eastwood acaba sendo Clint Eastwood de qualquer maneira até com personagem sem nome.

    Também colocaria meu favorito Alec Guinnes como Obi-Wan Kenobi!!

    Abs!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Han solo eu nem diria, mas Indiana Jones com certeza aprisionou Harrison Ford. E por falar em Star Wars nada mais emblemático que Luke Skywalker que se tornou o único personagem de Mark Hamill, apesar de algumas participações pequenas em outros filmes.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Existem dois lados nesta história: Tem aqueles que ficaram marcados pelo lado bom, como Harrison/Indiana, Seam Connery/James Bond e outros casos de atores em que a carreira ficou abaixo da sua fama como o personagem, como falecido Christopher Reeve/Superman e outros casos de atores de tv, como Jason Alexander e Michael Richards de "Seinfeld" e Gillian Anderson de "Arquivo X" por exemplo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. E Heath Ledger o Coringa
    Mas não vamos falar dos mortos
    ...

    ResponderExcluir
  6. Discordo um pouco dessa sua lista. Pra mim, personagens que aprisionam seus atores seriam aqueles que o estigmatizam pra sempre, são aqueles papeis aos quais as carreiras deles praticamente se resumem, sem eles tendo outra chance de progredir. Tipo Anita e Mel Lisboa.

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente quero lembrar que o conceito de preso aqui é fazer sempre personagens que remetem a seu mais famoso ou ficar preso a um gênero cinematográfico.

    Alan: Não acho que Elijah Wood ficou preso ao Frodo. O ator tem conseguido fazer bons papéis que em nada lembram seu mais famoso personagem. Vide Hooligans e Uma vida iluminada por exemplo.

    Rodrigo. Alec Guiness é uma boa lembrança Rodrigo. E o Harrison Ford é mesmo um cara sortudo. Enrolou a Calista por dez anos e ela ainda se diz apaixonada...rsrs abs

    Amanda: Pois é, no caso do Mark Hammil ele é ruim mesmo né? O cara achou que tava coma vida ganha e não seu deu o trabalho... vamos combinar. bjs

    Hugo: Sim existe duas faces em toda a moeda meu caro. Mas vamos combinar que ficar "preso" nunca é bom né? O verbo já diz tudo... abs

    Marcelo: Não acho que Ledger tenha ficado preso ao coringa. Acho que o Coringa é que não solta mais de Ledger(que se tornou referência), se é que vc me entende... abs

    Kamila: Erh, mas Ka, esses atores ficaram estigmatizados. Só atuam no gênero e repetem o mesmo estilo de personagem. Clint e Connary conseguiram se livrar da pecha (embora Clint mais em virtude de sua carreira como diretor), mas os outros...
    Concordo que tenha me antecipado em relação a Daniel Radcliffe e Robert Pattinson, mas dá uma olhadinha em Lembranças para ver o tipo...
    É algo inevitável nos próximos anos. Se vc leu a lista atentamente, reparou que eu abordei isso nas respectivas justificativas.
    Bjs

    ResponderExcluir