segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Movie Pass

Se M.Night Shyamalan é o epicentro da discórdia, e poucos cineastas podem se gabar de provocar tanto desacordo, nada melhor do que entender as raízes de seu cinema. Para isso, A vila (The village, EUA 2004) é o filme mais indicado. Embora a fita remeta a uma época em que Shyamalan já estava sedimentado como um nome forte e reconhecível em Hollywood e que a inventividade de seu cinema já era amplamente contestada, a fita protagonizada por Joaquin Phoenix reúne todos os elementos caros ao cinema do indiano. Existe uma narrativa poderosa, desenvolvida com rigor e método, pistas soltas sobre o que propõe Shyamalan com seu filme (a plenitude de seu comentário só é alcançada no desfecho de seus filmes, o que pode ser tomado como um defeito) e alguns arroubos de estilo que o diretor se permite como manifestação de sua vaidade (como suas aparições, o uso do vermelho e da água sempre em destaque, premissas inusitadas e por aí vai). Curiosamente, foi o filme (O sexto sentido) com premissa mais “comum” e o desfecho mais inusitado que lhe valeu esse status. Em A vila, destaque da seção Movie Pass deste mês, Shyamalan captura uma comunidade reclusa que vive um constante clima de tensão, já que existe um pacto de não agressão com criaturas que habitam as florestas que cercam os limites desta comunidade. É da expectativa e da privação que o diretor parte para construir um dos mais elaborados e encorpados estudos sobre o medo e a paranóia a ganharem o cinema. O final do filme, apesar de cativante, é o que menos importa no raciocínio de Shyamalan, embora o deixe mais cristalino. Justamente por essa condição, é em A vila que o cinema do diretor mais reluz. Pois foi com esse filme que Shyamalan conseguiu mimetizar a força de seu cinema sem persuadir seu público com efeitos anacrônicos de narrativa. Foi com A vila, também, que duas trincheiras se formaram ao redor do diretor. A dos que o veneram quase que incondicionalmente e a dos que o consideram um usurpador metido a mequetrefe. Para bem ou para o mal, A vila é o pendor.


8 comentários:

  1. Não sou grande fã de "A Vila", mais está certo que na época eu era muito novo e ainda dormi no cinema, então teria que revê-lo, mais por enquanto eu não gosto muito deste filme.

    Reinaldo, fui hackeado nesta segunda, algum indíviduo conseguiu a minha senha e trocou, enfim não tenho mais acesso. Até cheguei a fazer um outro endereço e fiz um tipo de explicação http://www.cigarrosefilmes.blogspot.com/, afinal não quero ainda sair deste mundo de blogs, haha.
    Enfim, é isso.

    ResponderExcluir
  2. Preciso rever este filme com certa urgência.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Para mim, "A Vila" é o melhor filme dirigido pelo Shyamalan. O roteiro é bastante contundente e totalmente condizente com a paranoia americana da época em que foi realizado. Fora isso, tem a excelente atuação da Bryce Dallas Howard, revelação daquele ano, pra mim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de Shyamalan, mas "A Vila" é o filme que menos gosto. Não consegui entrar no clima deste filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Putz que chato hein Alan?!Vc não está com sorte neste departamento blogueiro né?! Força aí rapaz. Quanto A vila, como justifico no Movie Pass é um filme de muitas mais camadas do que prega a vã propaganda... abs

    Mayara: Algo me diz que vc irá apreciar mais nessa revisão Ma. bjs

    Kamila: Com seu bom gosto, eu já desconfiava disso Ma. Ainda acho que O sexto sentido é o melhor filme e o melhor trabalho de direção de Shyamalan, mas A vila é mesmo um trabalho insuspeito. bjs

    Hugo: Desconta isso na fatura do péssimo marketing do filme brother. rsrs. Brincadeirinha. Eu te entendo. Muita gente é da mesma opinião. Abs

    ResponderExcluir
  6. ''um usurpador metido a mequetrefe.''
    hahahahahaahahahahaha MEQUETREFE hahahahahahahahahahahahahahahaha, quem fala mequetrefe hoje em dia ????

    Eu curto esse filme, sou do time que passou a venerar o diretor então, e não do time que acha ele um mequetrefe ( kkkkkkkkkkkkkk, mequetrefe).

    Lembro até hoje, a primeira vez que eu assisti ao trailer desse filme. Fiquei estarrecida com a história, com o pouco que era mostrado.
    Alías, esse Indiano pode até ser um mequetrefe, mas que TODOS os trailers dos filmes dele são sensacionais, isso são.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Pra mim uma obra-prima. Nem sou tão fã de Shyamalan, mas esse filme é excepcional. Lembro de ter assistido esse ano ainda, pela primeira vez, e junto com a minha mãe. Tanto ela quanto eu só falávamos nele na semana seguinte. Acho, inclusive, A Vila superior a O Sexto Sentido!!!! Sim senhor, me tenha como louco, mas prefiro!!! Outra coisa que se destaca no filme é a excelentíssima trilha sonora do James Newton Howard. Uma das minha preferidas!!!! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Eri Jr: Muita gente considera este filme superior a O sexto sentido. Como coloquei no texto, acho que é seu melhor trabalho. O que ele desenvolve de maneira mais salutar, sem truques narrativos. Mas ainda gosto mais de O sexto sentido. Abs

    Laís: Vc é d+! Quer dizer que gostou de eu ter recuperado alguns termos em desuso. rsrs. Bjs

    ResponderExcluir