sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Panorama - Amnésia


Em 2000 a crítica de cinema foi chacoalhada com um filme um tanto hermético que trazia dois dos atores de Matrix, grande sucesso do ano anterior, e era narrado de trás para frente. Em Amnésia, Leonard (um incrivelmente convincente Guy Pierce) é um homem incapaz de guardar memórias novas. Vitimado por desmaios após uma situação traumática, ele não consegue reter suas memórias recentes. Decidido a descubrir o responsável pelo assassinato de sua mulher e responsável por sua condição, Leonard tatua seu corpo com tudo aquilo que julga importante para montar o quebra cabeças que sua vida se tornou e tira fotos instantâneas para reunir anotações que julga importantes sobre pessoas e lugares. Com essa história nem tão original quanto parece, Christopher Nolan se apresentou para o mundo.
Com extremo domínio da linguagem cinematográfica e valorizando a montagem como há muito não se via no cinema, o diretor já demonstrava em seu primeiro longa-metragem um dos eixos centrais de sua obra. A obsessão. Embora legítima, Leonard se entrega a ela com atrocidade que espanta até mesmo seu amigo Teddy (Joe Pantoliano). A combustão e as consequências desse estado de espírito é algo que interessa profundamente a Nolan enquanto cineasta. Embora suas conclusões aqui estejam um tanto diluídas pela forma, o diretor esboça o esqueleto de um cinema que ganharia musculatura em seu segundo trabalho, o filme Insônia, e que ganharia respaldo da crítica e do público nos filmes do Batman.

6 comentários:

  1. O maior e melhor quebra cabeças da história do cinema. Esse filme respira originalidade por todos os poros !
    Dica: em algumas versões do DVD tem a Versão Cronológica Do Filme, vale á pena conferir !

    ResponderExcluir
  2. Olha, muito interessante. Já havia ouvido falar deste filme, mas não sabia que era assim ... tão..complexo! rs

    Nem preciso falar que quero ver..!

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca assistir esse filme? Sério. Mas sempre tive MUITA curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. E vale citar q esse filme foi baseado no conto "Memento Mori" do seu irmão Jonathan Nolan. O conto é um pouco diferente do filme mas é bem legal tbm.

    ResponderExcluir
  5. Laís:Eu já conferi o filme em versão cronológica no DVD tb Laís.Valeu pela dica anyway. Então, o filme tem uma engenharia original,uma linguagem, sabe? A trama em si é banal. É, mal comparando, o mesmo impacto causado por 500 dias com ela ano passado na esfera das comédias românticas... O registro fez toda a diferença... bjs

    Marcelo:Acho que vc vai gostar cara! Mas tem que prestar atenção... abs

    Alan: Mais um pra lista Alan. Abs

    Luis Galvão: Tá na hora de corrigir esse pecado cinéfilo Luis.

    @FakeAnderson: Valeu pelo acréscimo cara. Não tive a oportunidade de ler este conto, mas já sabia de sua procedência. Fique por perto que esse mês Panorama vai repercutir alguns filmes de Nolan. Aquele abraço e valeu pela visita!

    ResponderExcluir