quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ESPECIAL OS MERCENÁRIOS - TOP 10

10 filmes de ação anos 80 em plenos anos 00

E já que é o mês da ação, em virtude disso da reverência a década que marcou o cinema do gênero, Claquete reúne os 10 filmes dos anos 00 que se encapsularam no tempo e revivem os anos 80. Filmes que em tudo remetem ao cinema de ação praticado na época. Tem até filmes estrelados por duas das figuras do mês, Arnold Schwarzenegger e, ele, Sylvester Stallone.


10 - 12 rounds, Renny Harlin (12 rounds, EUA 2009)
Renny Harlin é responsável por algumas das melhores perolas da ação ointentista (Duro de matar 2 e Risco total são dele) e ele continua fiel ao cinema brucutu. Em 12 rounds, o lutador John Cena dá uma de ator. Ele não chega a convencer dramaticamente, mas quem está se importando? Ele corre contra o tempo para salvar a mulher que ama. A mesma Ashley Scoot que cai nas mãos de The Rock no próximo filme que aparece nessa lista.


9 - Com as próprias mãos, Kevin Bray (Walking tall, EUA 2004)
E The Rock, ou Dwayne Johnson como ele prefere, não podia faltar na lista. O maior bombadão a aportar no cinema de ação desde Schwarzenegger e Stallone, o ator não avexa seus antecessores. Em Com as próprias mãos ele leva lei a uma cidade marcada por corrupção e desordem. E ainda dá uma lição de moral (e de muitas técnicas marciais) no ricaço da cidade.


8- Rambo IV, de Sylvester Stallone (Rambo IV, EUA 2008)
Hellooo? Ele é dos anos 80! E vive nos anos 00 como se vivesse nos anos 80. O mundo de John Rambo em uma ilhota asiática vizinha de um país em guerra civil é regida pelos mesmo ideiais de quando ele invadia o Afeganistão ou derrubava uma tropa inteira. Uma mulher, no caso Julia Benz (da série Dexter) faz Rambo empunhar uma metralhadora novamente. Mas ele só empunha a metralhadora mesmo...


7 - Quebrando regras, de Jeff Wadlow (Never back down, EUA 2008)
Se karate kid está ganhando uma nova versão chapa branca, pode-se dizer que Quebrando as regras, estrelado por Dijimon Hounsou e Sean Faris como mestre e pupilo respectivamente, é o remake de coração da fita que apresentou Daniel San ao mundo. Com pegada jovem e porrada a valer, o filme não faz feio e empolga tanto os nostálgicos da ação dos anos 80 quanto a nova geração que se liga em videogames.


6 - Efeito colateral, de Andrew Davis (Collateral Damage, EUA 2002)
Como o filme parte de um atentado terrorista em Nova Iorque, o lançamento da fita – prevista inicialmente para outubro de 2001- foi postergado para fevereiro do ano seguinte. E nada mais revigorante do que vê Arnoldão se deslocando para a Colômbia para cassar os terroristas responsáveis pelo atentado que tirou a vida de sua mulher e filho. Para ficar ainda mais bonito, o personagem de Schwarzenegger é um bombeiro, figura alçada a herói depois dos atentados de 11 de setembro nos EUA.


5 – O vingador, de F.Gary Gray (A man apart, EUA 2003)
Vin Diesel bem que tentou ser o brucutu mor da década. Se dependesse apenas desse filme, conseguiria. Como ele fez uma porção de porquarias, meio que se queimou com a rapaziada. Mas O vingador, filme em que faz um policial embrenhado em uma jornada de vingança, faz crer que ele ainda pode dar certo. Caso ainda queira.


4 - Busca implacável, de Pierre Morel (Taken, França 2008)
Essa produção de Luc Besson rodada na França é uma verdadeira declaração de amor do famoso produtor e cineasta ao cinema brucutu dos anos 80. Liam Nesson incorpora Charles Bronson e vai a França resgatar sua filha sequestrada por uma quadrilha de contrabando sexual. Ação brucutu com ar de gentleman para ninguém botar defeito!


3 - Carga explosiva, de Corey Yuen (The transporter, EUA/FRA 2002)
E se existe um filme que desencadeou o revival oitentista na década e antecipou os retornos de John McLane e Rambo, foi Carga explosiva. O Frank Martin de Jason Stathan é tão icônico, embora menos reverenciado, quanto seus pares. O filme fez estrondoso sucesso, consolidou Stathan como astro de ação e gerou duas continuações para lá de descoladas.


2- Atirador, de Antoine Fuqua (Shooter, EUA 2007)
Se Mark Wahlberg é o cara, esse é o filme do cara! Dirigido pelo expert Fuqua, Atirador mostra o bom e velho exército de um homem só. Wahlberg tem de se virar para provar que é vítima de um complô para incriminá-lo pelo atentado à vida do presidente dos EUA. Filme que transpira testosterona e é muito, mas muito anos 80 mesmo. E isso é um elogio!


1 – Chamas da vingança, de Tony Scoot (Man on fire, EUA 2004)
Quer fazer o filme definitivo sobre o exército de um homem só? Chame Denzel Washington para fazê-lo. Foi o que fez Tony Scoot e o resto é história. Chamas da vingança tem apelo, e de sobra, até com quem não gosta de filme de ação. Não é um trunfo qualquer. De quebra tem a frase do gênero. Um personagem em dado momento exorta sobre a carnificina que está por vir: “Existe quem faça arte na gastronomia, na pintura, no cinema... A arte de Crissy (personagem de Denzel Washignton) é matar. E ele está pronto para fazer sua obra prima.” É o primeiro lugar ou não é?

6 comentários:

  1. Putz! Não vi nenhum dos citados, rs
    Quebrando Regras telvez veja ainda esta semana, estou com o DVD em mãos. Mas, dos citados tenho muita vontade de conferir BUSCA IMPLACÁVEL, o filme parecer ser bem becana!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Há!
    Adorei esse Top 10, muito bem sacada a ideia e bem encaixada dentro do tema do novo filme do Stallone. Muito legal! E tu fez uma bela pesquisa, levantou filmes que eu jamais veria citado em um blog novamente, como "Efeito Colateral" (lembro que passava spots anunciando o filme no SBT, isso quando? 2001?).

    Eu não assisti a todos, mas vi boa parte deles, só que já faz um bom tempo... lembro poucas coisas de cada. Afinal, acho que nem tem muito o que "lembrar", pois é prazer e extasy momentaneo e passageiro, depois vc nem lembra pq vibrou tanto rs. Se são de gosto duvidoso eu não sei, mas como entretenimento, os que vi, ao menos, são um prato cheio!


    ABS, R.! o/

    ResponderExcluir
  3. De todos o que eu realmente gosto é Busca Implacável, mas, legal a lista... vários clássicos de ação.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Alan: Como não viu nenhum meu?!!! Bora corrigir essa carência de testosterona...

    Elton:Valeu cara! Foi um prazer fazer essa lista. Adoro todos os filmes. rsrs. Tive que deixar uns de fora para menter os, digamos, mais representativos... rsrs abs

    Amanda:ô se são clássicos... bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista!
    Chamas da vingança é meu preferido ! Todos presentes são filmes legais, só o Busca Implacável que eu não curti muito !

    ResponderExcluir
  6. Laís: e pq vc acha que ele é o número 1 da lista? rsrs. Beijos

    ResponderExcluir