segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ESPECIAL OS MERCENÁRIOS - Crítica

Mais do mesmo? Yeah!

Velho demais para isso: Stallone, aos 64 anos, começa a fazer piada com sua idade em Os mercenários

Não. Os mercenários (The expandables, EUA 2010) não é o melhor filme do ano. Passa longe disso. Na verdade, tão pouco é o melhor filme de ação dos últimos tempos. Aliás, nem mesmo é tão bom quanto poderia ser. Contudo, Os mercenários é o mais representativo filme de ação dos últimos tempos. Explica-se: A fita dirigida por Sylvester Stallone não se resume apenas ao hype de reunir um time de astros decadentes de um cinema de ação que não mais se garante em uma época de heróis mascarados e bruxos adolescentes. Os mercenários é cinema bruto. Em toda a abrangência da palavra. O romantismo e a nostalgia por uma época que não volta mais vem embalada em piadas que ora constrangem, ora contam com nossa solidariedade. Há também tiros, pontapés e Stallone admitindo a fragilidade do maior herói da década de 80. Pode parecer pouco. Pode parecer redundante. Essa sensação de que você já viu isso antes, e de forma mais sofisticada, é justamente o que potencializa o impacto de Os mercenários. Um filme crepuscular em que astros que nunca foram levados a sério se juntam para não serem levados a sério juntos.

Jet Li, Stallone e Lundgren: em busca de alguma relevância...

Misteriosamente, no Brasil, tanto Stallone quanto seu filme têm sido levados muito a sério. Uma prova de que o brasileiro ainda não sabe apreciar determinados produtos em seu devido contexto. Mas é sobre essa falta de senso de oportunidade que Mickey Rourke, em um tipo de cena que ele também já fez melhor, discorre no momento que antecede o clímax do filme.
Os mercenários, depois da consagradora bilheteria de estréia, deve ter uma sequência. Não se enganem. Virá exatamente mais do mesmo por aí. A própria trama de Os mercenários parece um remendo da que Stallone providenciou para Rambo IV, mas esse não é o ponto. A questão é manter-se relevante fazendo a mesma coisa que sempre se fez. Stallone chamou um pessoal que não sabia mais o que era ser relevante no cinema e, junto com eles, foram os reis da América. Mesmo que esse reinado dure apenas um final de semana.

6 comentários:

  1. Concordo, temos mania de levar críticas a sério demais. Vide o desenho dos Simpsons que quase é proibido de passar aqui. A história do macaco rendeu mais do que devia. Agora as salas estão lotando, ontem mesmo fui ao cinema e a fila de Mercenários parecia da estréia de Eclipse, hehe. Ainda não vi, mas não espero nada mais do que vc falou, um filme emblemático de ação, pelos personagens, com pancada para todos os lados.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Se a intenção era fazer uma bela homenagem ao cinema de ação dos anos 80, eles conseguiram, porque "os Mercenários" não faz questão de se atualizar (e aqui há erros e acertos) e repete os mesmos problemas dos filmes anteriores.

    Não vou dizer que adorei porque a decepção me pegou de assalto, o que é uma pena.

    Mas uma coisa deve ser dita: se o filme é bom ou ruim, eu acho que ele não deve se esconder atrás dessa pseudo "ode" aos 80's para não ser "massacrado". É um bom filme? Como tu aponta na crítica, de forma alguma. Roteiro pedante e até as cenas de ação são confusas, salvo 2 ali que são realmente aproveitáveis. E poxa, esperar a reunião dos maiores astros do gênero para fazer um filme tão problemático desse jeito? eu acho que ficaria mais legal e até irônico se fosse declaradamente uma "repetição" dos filmes oitentistas, aí ganharia outro status. Mas não, eu vejo como um filme isolado dos demais, bem chato e decepcionante. Vai ficar na história pelo elenco - e pela já clássica cena da igreja - mas garanto que ninguém aqui vai se lembrar da história.

    E repito: UMA PENA.


    abs, R! o/

    ResponderExcluir
  3. Hoje, no rádio, o Heródoto Barbeiro falava sobre um novo fenômeno: o retrossexual. Tipo que, em oposição ao metrossexual, poderia ser definido como o homem tradicional tipo, meu pai ou o seu. Homem que não tinha medo de barata. De certo modo, acho q é atrás dos reminescentes desse público que o Sly está indo. Gente como ele, rsrsrs Devo dizer, que realmente o cara tem mta sorte para assumir a liderança das bilheterias - digo sorte pq está mais difícil achar um cara que não tenha nojinho de matar barata, rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. O filme faz totalmente jus ao cinema de ação dos anos 80. Não é para fazer sentido e é tão ruim que se torna bom! :) eu adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Para mim, parece aqueles filmes que não vão parar na locadora. rsrs. Assistirei, mas sem pressa. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Grande Amanda. Uma voz dissonante e lúcida na multidão obcecada em fazer Stallone "pagar". Pois é, tb assisti em uma sala cheia, mas acredito que a distribuidora esperava uma estréia melhor aqui no Brasil. Quarto lugar é modesto demais... bjs

    Elton: Que pena que vc se decepcionou Elton. Sinto mesmo. Eu gostei. Correspondeu as minhas expectativas. Esperava pelo que eu vi. Sabia que seria um filme tosqueira que ia se escorar na homenagem proposta (repare as inside jokes entre Stathan e Stallone). O humor beira o constrangimento (comédia nunca foi o forte de Sly) e isso funciona. Pelo menos dentro do espirito do filme. Acho que os Mercenários é oitentista por opção. É meio como eu disse aí. Manter-se relevante fazendo o que sempre fez. (Errando e acertando). Stallone é um cara teimoso... abs

    Aline: Adorei a teoria do retrossexual. É bem esse público que Os mercenários quer atingir... bjs

    Kamila: Eu tb. bjs

    Mayara:É isso mesmo. Na locadora vc não vai achar. Então... bjs

    ResponderExcluir