domingo, 22 de agosto de 2010

Insight

As séries que compõem o Emmy 2010

Será realizada no próximo domingo a cerimônia de entrega dos prêmios Emmy. Quando a academia de artes e ciências televisivas dos EUA premia a excelência em seu primetime, isto é, séries, humorísticos, realitty shows, jornalísticos, talk shows e derivados.
O Emmy tende a ser mais conservador na distribuição de seus prêmios do que o Globo de ouro, em um panorama semelhante ao que ocorre com o cinema (entre Globo de ouro e Oscar).
Em 2010, no entanto, essa tendência deve se reverter. Além de apresentar um alto índice de novidades entre seus indicados (as novatas Glee e Modern Family são líderes em indicações), existe a contingência de afinar o gosto com o público. Se Lost e Grey´s anatomy já saíram vitoriosos em outras ocasiões, a inclusão de True Blood entre os finalistas na categoria de série dramática só pode ser creditada ao hype da série.
Pegando os indicados a melhor série dramática, podemos vislumbrar a deferência que a academia faz a liberdade proporcionada pela TV por assinatura nos EUA. Quatro dos seis indicados são de canais pagos. Dexter (Showtime), Breaking Bad e Mad men (AMC) e a já mencionda True blood (HBO). Todos os programas também são exibidos na TV paga brasileira. Apenas Lost e a novata The good wife (outra novata) são exibidos na TV aberta americana.
A qualidade destes seis programas é indiscutível. Mad men, franco favorito a vencer pela terceira vez o Emmy de melhor drama, no entanto, está um degrau acima de seus companheiros na categoria.
A série criada por Matthew Weiner é triunfante ao esmiuçar a forma como a sociedade americana, como a conhecemos hoje, se construiu. Outra série que elabora um interessante painel da sociedade americana, mas sob outra perspectiva, é Glee. Grande fenômeno de audiência e mídia (sim, porque são duas coisas diferentes), a série criada por Ryan Murphy conseguiu fazer de um musical (gênero para lá de contestado no cinema), um sucesso na TV.
O paralelo com Mad men é proposital. Ambas devem prevalecer em suas categorias. Esse prenúncio do favoritismo ilibado das duas produções aponta para um Emmy disposto a fazer concessões, mas não muito. Por outro lado, a veia conservadora da premiação não deve permitir grandes novidades nas categorias de atuação. Por mais que Alec Baldwin já tenha sido premiado por 30th Rock, é difícil crer que Mathew Morrison por Glee ou mesmo o sensacional Jim Parsons por The big bang theory possam prevalecer. Embora seja pacífico de que uma surpresa “previsível” como essa seria muito positiva para a instituição Emmy.
De modo geral, a lista dos contemplados é das mais equilibradas dos últimos tempos. Com os hypes que se vão (Lost que foi bem lembrada, The Office e Monk ), os que chegam (Glee, True Blood, apesar do atraso de um ano do Emmy em reconhecer isso, e a já citada Modern family) e os programas sólidos que resistem a rótulos do gênero (Dexter, Mad men e Damages). Independentemente dos resultados da premiação de domingo que vem, dá para afirmar que a TV americana vive tempos prodigiosos.

Para conhecer todos os indicados ao Emmy 2010, clique aqui!

O canal Sony irá exibir a cerimônia de premiação no próximo domingo (dia 29 de agosto), a partir das 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário