domingo, 22 de agosto de 2010

Panorama - Batman begins


Era grande a expectativa pelo Batman de Christopher Nolan. Se Burton havia embarcado na fantasia gótica e Joel Schumacher feito do homem morcego uma alegoria carnavalesca, esperava-se de Nolan um choque de realidade. E foi isso o que ele injetou em Batman begins (EUA 2005). A começar pela caracterização de Christian Bale. O Batman passava a ser um traço da personalidade de Bruce Wayne. Uma materialização de seus traumas, anseios e frustrações. Em Batman begins, presenciamos o surgimento de um herói forjado por problemas psicológicos e um ego inflamado. Não há benevolência e boas intenções aqui. O senso de justiça de Batman é frequentemente questionado pela presença da personagem de Rachel (Katie Holmes) em um comentário que seria potencializado na figura de Harvey Dent (Aaron Eckhart) no filme seguinte. Novamente, a obsessão do protagonista figura como um dos eixos centrais do filme. Tudo o que Bruce Wayne quer é se justificar e fazer de seu Batman algo justificável. Não é preciso dizer que Nolan compõe um painel assombroso. Gothan City nunca esteve tão crua e, ao mesmo tempo, revigorada esteticamente. O fato de Chicago servir como locação para a cidade expõe a verve do cinema de Nolan calcado na busca pela verdade da ambientação. O diretor é pouco afeito a maneirismos de pós-produção e a tecnologias efêmeras como o 3D. O vaticínio de Nolan é posto a prova na franquia do homem morcego; em que soube - como ninguém - conjugar fórmulas comerciais, pressupostos de gênero, linhas filosóficas e vertente autoral. Ele se superaria, e a tudo feito até então, com a segunda parte de sua visão do cavaleiro das trevas.

6 comentários:

  1. Nolan tornou Batman mais real e possível do que um simples personagem dos quadrinhos, por isso O Cavaleiro das Trevas foi tão assustador. Nesse primeiro, ele montou o mito com ares não apenas autorais, com realista.

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu sou a única pessoa que acha 'Batman Begins' muito melhor que 'The Dark Knight'. A reinvenção do personagem era necessária e o Nolan soube fazer isso MUITO bem!

    ResponderExcluir
  3. O Batman sempre foi o meu herói predileto. Ainda tenho muita simpatia pelos dois do Burton e repudio a versão carnavalesca do Schumacher, principalmente o ridículo Batman & Robin.

    Confesso que não gostei muito do Begins da primeira vez que vi no cinema, na verdade eu fui admirando a obra do Nolan aos poucos e quando lançou o 'Cavaleiro Das Trevas' ovações da minha parte. O filme é tão verossímel como o primeiro 'Super - Homem' em que foi possível acreditar que o homem podia voar. Aqui Nolan nos fez crer que o homem-morcego podia sentir medo e partilhar com os bandidos deste pavor.

    Abs!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Foi uma mudança que até se tornou justa ao personagem
    Show
    ...
    !!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Reinaldo,

    Como o Rodrigo, sempre fui fã do Batman, rsrsrs Desde aquela série dos anos 60 com o Adam West até os desenhos animados. Acho que o Nolan conseguiu resgatar o personagem, que vinha de uma série de filmes sofríveis.
    Gostei desse "Batman Begins", mas o "Dark Knight" é insuperável, pois investe no que o Batman tem que os outros heróis não têm: vilões muito bons.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amanda: é verdade Amanda. Bjs

    Kamila: Pois é Ka, eu sei dessa sua resistência a O cavaleiro das trevas. acho o segundo filme muito superior a esse, mas penso que O cavaleiro das trevas não seria o superlativo que é sem este filem. Daí sua importância. bjs

    Rodrigo: Também repudio Batman e robin. Batman eternamente até que tem seu charme. rsrs. Tb não gostei tanto de Batman begins a principio. Na verdade, em um gosto estritamente pessoal, gosto mais dos dois de Burton do que desse aqui.Mas isso não quer dizer que eu seja cego para suas qualidades. Que são muitas. E bem, O cavaleiro das trevas subjugou por um bom tempo todas as adaptações de HQ. abs

    Marcelo:Concordo plenamente. Abs.

    Aline: Batman nunca foi o meu preferido (esse era o homem aranha), mas sempre acompanhei suas histórias nos quadrinhos. Acho que Vc disse tudo. Nolan potencializou o que Batman tinha de melhor para oferecer. bjs

    ResponderExcluir