sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ESPECIAL A ORIGEM - Movies great partnerships: Christopher Nolan & Michael Caine


Se há uma coisa que garante o sucesso, seja qual for o ramo de atuação, é uma boa metodologia de trabalho. Christopher Nolan e Michael Caine enxergaram isso em uma possível parceria. Meio que por osmose um foi procurando o outro, o outro foi procurando o um e fato é que desde a primeira colaboração, em Batman Begins (2005), Nolan não roda um filme que Michael Caine não faça parte do elenco.
O veterano ator inglês é aquele tipo de profissional que avaliza um projeto e o diretor é aquela mente criativa que faz alguém há muito tempo atuante em um meio carente de renovações se sentir útil e entusiasmado novamente. Esse é o segredo que move essa parceria tão bem sucedida ao ponto de as vezes ser negligenciada por listas do gênero. Parecia uma contingência do pouco tempo que o cineasta dispunha, quando ele chamou Caine para fazer um papel coadjuvante (embora de maior destaque que o de Batman) em O grande truque, afinal, Christian Bale (o batman) também fazia parte do elenco. E como um dos protagonistas.
O maior destaque dado ao mordomo Alfred em O cavaleiro das trevas já sinalizava que Caine era um dos muitos alicerces da enxuta filmografia de Nolan e seu papel, novamente importante, em A origem ratifica de vez essa condição.
Christopher Nolan gosta de trabalhar com atores que lhe rendem bem. Christian Bale esteve sob suas ordens três vezes, assim como Cillian Murphy (que também está em A origem), Ken Watanabe (outro que marca presença no novo filme) também colaborou com o diretor por duas vezes. Essa constatação, combinada com o fato de que Nolan só tem seis longa-metragens no currículo, atesta a tese: Caine é o porto seguro de Nolan e o diretor devolve ao ator um material que valha a pena ler, sair de casa e continuar trabalhando. Método é isso aí.
Metodologia em foco: Nolan orienta o elenco de seu novo filme e é observado por Michael Caine



A seção Movies great partnerships está sendo publicada excepcionalmente na primeira semana do mês em virtude do ESPECIAL A ORIGEM. A crítica do filme, que encerra o especial, será publicada segunda-feira à noite.

4 comentários:

  1. Michael Caine... esse é o tipo de ator que pode fazer a merda que for, sempre estarei aplaudindo de pé. Minha relação com Caine é quase paterna rs (ou seria de avô e neto), admiro demais esse ator, gosto muito de seus trabalhos e ouso em dizer que ele mergulha tanto em personagens pequenos atuais que muitas pessoas nem notam a naturalidade com que ele interpreta seus papeis.

    E sim, essa parceria é sensacional: Caine + Nolan, um dos melhores diretores e roteiristas do cinema norte-americano contemporâneo. Geralmente, quando um ator envelhece, ele acaba sendo pouco "valorizado" ou poucos roteiros de qualidade acabam aparecendo em suas mãos - um belo exemplo é Al Pacino, que se mete em filmes muito aquém de seu talento - mas se Caine se firmar com Nolan, há! Eu fico mais aliviado... rs

    e eu adoro o Alfred
    paizão! =D


    abs!

    ResponderExcluir
  2. a propósito, que belo cabeçalho esse de "Inception", hein! Parece ter feito sob medida para Claquete.

    permaneça com ele! =)

    ResponderExcluir
  3. Caine é demais, arrasa em Hannah e Suas Irmãs, Contos Proibidos do Marquês de Sade, O Americano Tranquilo, Filhos Da Esperança e O Sol de Cada Manhã, filmes que ganham fôlego e ainda mais beleza cada vez que ele aparece em cena !

    ResponderExcluir
  4. Valeu Elton. E Caine vai se firmar com Nolan sim. Além de Batmam 3 já posso até vê-lo como Kal El...rsrs

    abs

    Laís: Falou tudo!
    bjs

    ResponderExcluir