quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Panorama - O quarto do pânico


Apesar da apressada troca de protagonistas, Nicole Kidman foi substituída por uma voluntariosa Jodie Foster em virtude de uma lesão no joelho e depois de uma estréia adiada em seis meses, O quarto do pânico se sagrou um campeão de bilheteria (até hoje a maior da carreira do cineasta). No filme, mais assumidamente de entretenimento de David Fincher, testemunhamos um assalto com todo o requinte que a técnica e o domínio da linguagem cinematográfica de Fincher permitem. O enredo é simples. Quadrilha invade uma casa e mãe solteira (Foster) e filha (uma iniciante e ainda convincente Kristen Stewart) se veem na contingência de se trancar no quarto do pânico do título, um quarto à base de titânio à prova de arrombamentos muito comum em casas e apartamentos de classe média-alta nos EUA.
O bom elenco (ainda temos Jared Leto e um Forest Whitaker antes do Oscar) ajuda na diversão, mas o grande barato do filme é mesmo o clima de claustrofobia construído por Fincher. Ele constrói tensão e aperta a platéia no fundo da cadeira apostando na imagem como poucos cineastas (talvez só Danny Boyle e Chris Nolan atualmente) conseguem.
Hoje, com a evolução da carreira de David Fincher em mãos e com a profundidade pretendida de sua obra em análise, é possível dizer que O quarto do pânico foi um movimento de vaidade do cineasta. Um virtuosismo de quem sinaliza para o mundo: Eu estou no controle. Não à toa, Fincher é conhecido em Hollywood por seu perfeccionismo.

9 comentários:

  1. Gosto de David Fincher, adoro Jodie Foster, mas não sei o que foi, sempre fugi de "O quarto do pânico", hehe, literalmente. Depois do seu texto fiquei até curiosa, acho que vou dar uma chance a ele.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. David Ficher tem uma carreira e tanto mesmo. Adoro O Quarto do Pânico, não considero seu filme mais interessante, mas é um suspense de ótima qualidade, um dos melhores da década passada.

    ResponderExcluir
  3. Gosto das atuações de Foster e Stewart neste filme que é pura tensão! e a fotografia e o apuro técnico visual são excepcionais!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Acho que a melhor maneira de definir este filme é dizendo que ele é claustrofóbico. A Jodie Foster desempenha muito bem o papel de heroina de ação. E é ótimo ver a Kristen Stewart sendo descoberta aqui.

    ResponderExcluir
  5. É uma boa diversão de super cine. Eu gosto. Um filme descontraído do Fincher, e olha a temática da fita?Rs!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Esse Fincher mão pesada pouco me interessa. Dele, fico com Seven e Clube da Luta - já contando A Rede Social. Só.

    ResponderExcluir
  7. Amanda: O filme é ótimo Amanda. Tenho certeza que vc vai gostar.

    Palícula criativa: É verdade. Não concordo com vc ao dizer que é um dos melhores suspenses da década passada, mas certamente é um ótimo suspense. Bjs

    Cristiano: O apuro técnico nesse filme é assombroso. Abs

    Kamila:Falou tudo. Bjs

    Rodrigo: Falou tudo (2)! abs

    Pedro Henrique: Valeu pelo comentário. Volte sempre.PÔ cara, isso já corresponde a 35% da filmografia do cara. Se vc fizer um check up, poucos cineastas com carreira tão curta tem ótimo aproveitamento. Abs

    ResponderExcluir
  8. Fincher realmente merece atenção especial atualmente. Aí está mais uma de suas ótimas obras. E Jodie está ótima, assim como todo o elenco de apoio,

    ResponderExcluir
  9. Luis Galvão: Concordo plenamente contigo. Abs

    ResponderExcluir