quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Panorama - Seven

Neste mês, para aguçar as expectativas pelo novo filme de David Fincher (A rede social) a mostra Panorama aqui do blog irá abordar a filmografia do cineasta. Para começar, nada melhor do que o filme que apresentou Fincher para o mundo.



Ele já havia feito um longa metragem (Alien³) quando assumiu a cadeira de diretor de um filme de serial killer. David Fincher, de alguma maneira, conseguiu se impor ante a badalada dupla de protagonistas vividos por Brad Pitt (então um astro insurgente) e Morgan Freeman (no alto do seu jogo). Seven é tido como vanguarda na produção do cinema que alia aspectos autorais e pegada comercial. Talvez seja exagero, mas é inegável que Fincher desenvolveu uma particularidade própria a partir desse filme. Todos os seus projetos, por mais comerciais que fossem, se revestiam instantaneamente de uma roupagem cult. Isso ocorre porque Fincher provou ser cerebral o suficiente e iconoclástico na medida certa para assumir a autoria de algo que, no fundo, já estava por vir. Seven talvez seja apenas o protótipo de uma mudança conceitual que já estava sendo desenhada em Hollywood e que o próprio Fincher se beneficiaria mais adiante.
O filme que se resolve muito bem como trama policial é um excelente suspense muito bem escorado em alguns pilares cinematográficos como roteiro, atuação, montagem, fotografia e trilha sonora. Acima disso está um seguro diretor que mostra já em seu segundo filme que nasceu para isso.

7 comentários:

  1. Reinaldo,
    SE7VEN é um clássico policial.

    Para mim o melho filme de Fincher (achei sua estréia péssima em Alien ³)Mas ele melhorou e muito posteriormente ( tbm Clube Da Luta).

    Vide meu comentário sobre 'A Suprema Felicidade'. Fui ver o filme hj. Rs!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Seven é mesmo um clássico. Adoro, assim como os posteriores de David Fincher. Alien só Ridley Scott.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gente, Seven é uma loucura! É tanta loucura que já sai do cinema querendo comprar a edição especial em dvd para fazer parte da minha coleção. E David Fincher me enche de orgulho cinéfilo a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Sou meio suspeita pra dizer porque sou fã de tramas policiais, mas o filme é ótimo. Acho que foi uma das primeiras vezes em que a atuação do Brad Pitt me chamou a atenção - ok, não é nada de outro mundo, mas não faz feio perto do Morgan Freeman e do Kevin Spacey. Bem, agora q já estou ligando o nome (David Fincher) à pessoa (diretor do Seven), rsrsrs vou correr pra ver outros filmes dele.

    ResponderExcluir
  5. "Se7en" é um filme BRILHANTE! Brilhante mesmo! O final, até hoje, me causa surpresa. Acho que ele só não teve o impacto que merecia porque estreou no mesmo ano que "os Suspeitos", filme que seguia a mesma linha dele.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo:Já vi seu comentário sobre a A suprema felicidade. Concordamos lá tb. Tb adoro Seven. Um policial de primeiríssima qualidade. Sempre me encontro na dúvida sobre quel o filme de Fincher considero melhor. Este, Zodíaco e O curioso caso de Benjamin Button se digladiam pelo posto. Abs

    Amanda: Same here! Bjs

    Annastesia:Ele nos enche de orgulho a cada dia mesmo. E seus próximos filmes prometem manter a escrita. bjs

    Aline:Corra Aline, o fôlego gasto vai valer a pena.rsrs. bjs

    Kamila:Entendo o que vc quer dizer com a proximidade de Os suspeitos, já que ambos se valiam de uma surpresa final materializada na presença do ator Kevin Spacey. Mas acho que o final de Seven teve todo o impacto e repercussão que merecia. A ideia de esconder o nome de Spacey dos créditos iniciais (ideia do próprio ator) foi genial. Não menos genial foi a condução de Fincher. Bjs

    Marcelo:Concordo contigo. Filmaço! abs

    ResponderExcluir