quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Harry Potter e as relíquias da morte, parte 1

Por enquanto ainda é um até logo: No sétimo filme, Harry assume seu destino de uma vez por todas e se empenha em derrotar Voldemort


O slogan não esconde. É o começo do fim. Não só este foi o clima durante a produção dos últimos filmes da saga Harry Potter (gravados simultaneamente) como é o tom que predomina durante a promoção do filme que estréia mundialmente nesta sexta-feira, 19 de novembro.
Mas os fãs da série não precisam se exaltar. O referido “fim” não ocorre ao final do sétimo filme. Há, ainda, Harry Potter e as relíquias da morte parte 2 que estreará em julho de 2011 para colocar um ponto final na franquia mais lucrativa da história do cinema. A divisão do último livro em dois filmes gerou controvérsias, mas o chairman da divisão de entretenimento da Warner Brothers assegurou que as razões que levaram o estúdio a optar por dividir o último livro em dois filmes foram puramente artísticas. “É inegável que a Warner irá ganhar mais dinheiro com dois filmes do que ganharia com um”, afirmou Alan Horn à Entertainment Weekly recentemente, “mas não faríamos isso sem a anuência de Jo (K. Rowling, a autora) e o sentimento de que estamos oferecendo um melhor senso de encerramento para a série”.

 Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...: Emma Waltson encantou a todos na premiere londrina do filme realizada no fim de semana passado



Face a face com o inimigo: Em Harry Potter e as relíquias da morte parte 1 o clima, definitivamente, esquenta...

“Foi difícil lidar com várias emoções neste filme”, acrescenta Daniel Radcliffe em entrevista a agência de notícias Reuters. O intérprete de Harry Potter se refere tanto as emoções vividas por Harry Potter no grande clímax da série quanto do lado de fora das telas quando se prepara para dizer adeus em definitivo (o que só ocorrerá a partir de julho do ano que vem) ao universo potteriano.
Harry Potter e as relíquias da morte parte 1 prepara o clima de guerra entre Voldemort e Harry. “Esse filme é mesmo mais obscuro, mas como os outros Harry Potter há humor também”, declarou o ator.
Não é preciso dizer que a aura infantil ficou para trás. Desde O cálice de fogo o tom da série é outro e isso está relacionado diretamente a presença de David Yates como diretor. O inglês, oriundo da TV britância, assumiu a direção do quinto filme (A ordem da fênix) e venceu preconceitos e desconfiança, sagrando-se o diretor mais longevo de Harry Potter. Discreto, Yates mostrou-se eficiente nos bastidores e eficaz na cadência que a série precisava para evoluir no cinema no mesmo compasso que evoluiu nos livros.
Ainda é prematuro dizer se a história julgará Yates como o grande responsável pelo sucesso de crítica de Harry Potter no cinema. Talvez seja até equivocado emular tal julgamento. Mas é fato que a série se aproxima de seu fim muito mais respeitada do que quando começou; dividindo as atenções com elfos, anões, orcs, hobbits e humanos da terra média.

10 comentários:

  1. Eu acho que foi divido em dois por causa que tinha MUITAAAA coisa e para não cortar colocaram em duas partes - é lógico que eles pensaram na parte financeira, enfim...não iam fazer um filme sabendo que ia dar prejuízo, e é o último filme então tem que ser perfeito e muita gente leu o livro e para garantir as vendas dos ingressos - se fosse um filme, acho que muitos fãs de HP iam pensar eles vão cortar muito e filme vai ser ruim, diminuindo a venda do filme e ainda tem fãs que assistem mais de uma vez e provavelmente isso não aconteceria muito se tivesse uma parte, até podem fazer isso com os outros filme, mas é o ÚLTIMO, tem um significado maior!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver a sessão Harryportiana. Uma década, ufa! Tudo que é bom acaba um dia.

    Abs
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Claro que tem dinheiro envolvido, mas eu dou graças a Deus que eles dividiram, era necessário essa preparação, esse momentos de introspecção dos personagens, explicação da trama para preparar para batalha final. Sem dúvidas uma franquia de sucesso.

    Boa reportagem, Reinaldo.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Acho que sou uma das poucas a não estar tão ansiosa por este filme. Nunca fui fã da série do bruxinho!

    ResponderExcluir
  5. pois é.dividiram em 2 filmes e mesmo assim tá cheio de cortes e resumos nas cenas .
    diziam que seria uma versão fiel ao livro página por página, o que não ocorreu

    ResponderExcluir
  6. Priscila: Obrigado pela visita e pelo comentário Pri. Espero que volte sempre aquiem Claquete. Pois é, A ordem da Fênix é maior e o livro não foi dividido em dois filmes. Aliás, a fita foi uma das melhores adaptações da saga até aqui. Apesar da justificativa da Warner, acho que foi só o financeiro mesmo que influenciou. Bjs

    Rodrigo: Pois é, uma década! A nostalgia já está batendo... abs

    Amanda:Obrigado. bjs

    Kamila: Ah eu gosto, mas não estou me mordendo de ansieadade não... bjs

    anônimo:Vc é uma voz dissonante meu caro. A impressão geral é de que resultou uma adaptação fiel até demais. Temos que lembrar que uma adaptação bem sucedida não pode ser julgada por reproduzir quadro a quadro a narrativa de sua fonte. Mas,enfim,não dá para agradar a todos né?!
    Grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Reinaldo,
    Tenho um imenso carinho pelos livros do menino bruxo e uma enorme decepção pela saga cinematográfica.
    Meu contato com o 1º livro remonta há 12 anos, quando tinha 9 anos de idade!!!! Naquela época, fiz o voto perpétuo de assistir aos filmes em todas as estréias, missão que cumpro até hoje, apesar dos pormenores já elucidados...
    Enfim, é buscando as reminiscências de outrora que elejo:
    1º) O Prisioneiro de Azkaban a melhor adaptação até agora!
    2º) As Relíquias da Morte - Parte 1 o melhor representante de David Yates até então.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Grande Cássio!
    Tb tenho um enorme carinho por Harry Potter. Para a nossa geração, os livros (e os filmes também) terão sempre uma conexão emocional! Mas discordo de vc em relação a este filme ser o melhor de David Yates.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Um dos maaiores filme e um dos maiores elenco , nu Mundo Todo , Harry Potter Vem fazendo maior sucesso , deis de seu primeiro filme "A Preda Filosofal".Esse filme foi sucesso não só pelos Jovens , mais sim por todos.Antes eu não gostava muito de magia , bruxos , Feitiços etc .Mais agora que comecei a prestar atenção nos filme, Gostei , Muitas mãe acha que esse filme passa coisa ruim para seu filho por causa Das Bruxaris . Mais não , minha mãe tambem achava isso , Até que um dia ela assistiu u filme dele e não ligou mais , Ha e entra elester divididos os dois filme gostei tambem achei muito mais interesante, Ha pessoa fica com aquela anciedade de saber , oq vai acontecer no final ? isso é uma pergunta que todos queren saber .
    Mais intão era só isso que eu tinha pra escreve.
    Um grande abraço para todos . E não percam o proximo filme ...

    ResponderExcluir