quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ESPECIAL MINHAS MÃES E MEU PAI - De volta ao páreo


Ela pode ser conhecida como a mulher que laçou o indomável Warren Beatty, mas essa americana do Kansas de 53 anos tem muitos outros atributos que a precedem. Todos, em linhas gerais, de uma forma ou de outra, ajudam a entender o porque que Beatty ao contracenar com a atriz em Bugsy (1991), decidiu largar a vida de bon vivant e lançar-se em uma das uniões mais duradouras de Hollywood.
Annette Benning começou sua carreira no teatro, no pólo liberal e artístico de San Francisco. Seu primeiro filme para cinema foi As grandes férias (1988), mas foi em Os imorais (1990), de Stephen Frears, que a atriz chamou atenção. Foi indicada ao Oscar pelo papel e chamou a atenção de Beatty que a elencou em Bugsy, do qual também era produtor. Benning nunca foi considerada uma estrela. Apesar de ter feito filmes comerciais como Meu querido presidente (1995) e Nova Iorque sitiada (1998), a atriz se notabilizou-se (e passou a ser respeitada) por papéis como os de Culpado por suspeita (1991) e Mrs. Harris (2005), uma produção para a TV. Annette Benning tem seu nome novamente circulado para a disputa do Oscar de melhor atriz por seu desempenho em Minhas mães e meu pai. Depois da indicação por Os imorais em 1991, a atriz voltou ao Oscar (na disputa pela categoria de atriz principal) por Beleza americana (1999) e Adorável Júlia (2004). Em ambas oportunidades perdeu para Hilary Swank. Ironicamente, Swank ameaça a consagração de Benning novamente. A atriz que triunfou por Meninos não choram (1999) e Menina de ouro (2004) também é cotada pelo drama Conviction.
Se o confronto se materializar e independentemente do resultado que se anunciar, Annette manterá a elegância e altivez. Características cada vez mais raras em atrizes (é só seguir o celebrity gossip para se certificar) e nas mulheres em geral (pergunte o que pensa Warren Beatty a respeito).

Annette acompanhada do maridão em evento de gala

3 comentários:

  1. Se existe alguém que é overdue a um Oscar, este alguém é Annette Bening. O curioso é que a gente tem esse sentimento, mas, nas duas vezes em que ela esteve bem perto da estatueta, ela perdeu pra gente que estava mesmo melhor que ela. :)

    Eu acho que, dessa vez, não passa. Me parece que ela é a grande favorita...

    ResponderExcluir
  2. Este ano está bem difícil, mas se Sandra Bullock conseguiu, imagine ela que está em um patamar 'superior'...

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Nas duas que ela esteve bem perto, ela perdeu para Hilary Swank. No entanto, eu só acho que Swank estivesse superior (e muito) em 2004, quando concorreu por Menina de ouro e Annette por Adorável Julia.
    Quanto a esse ano, acho que Natalie Portman é a favorita de momento. Há outras atrizes entre Annette e o Oscar. Não cravaria nem mesmo em sua indicação. Embora a nomeação seja possível, acho que o Oscar não será dessa vez. Bjs

    Alan: Pois é... Mas na categoria de atriz, ser uma estrela ajuda (vide Julia Roberts, Sandra Bullock e Reese Whiterspoon, todas vencedoras sem merecimento) e Annette não é...
    abs

    ResponderExcluir