quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Crítica: RED-aposentados e perigosos

Pura gozação!


Adaptado de uma graphic novel assinada por Warren Ellis e Cully Hamner, RED – aposentados e perigosos (RED, EUA 2010) é um prazeroso filme de ação. Dirigido pelo alemão Robert Schwentke, cujos créditos incluem o ótimo Plano de vôo e o nem tão empolgante Te amarei para sempre, a fita tem um mote bacana (agentes da CIA aposentados são obrigados a voltar à ativa quando a própria agência demonstra interesse em matá-los), mas que já esteve em evidência em 2010 no filme Os mercenários.

Bruce Willis, ao lado de Mary Louise Parker, faz o tipo sério
em RED. O que não quer dizer que não esteja engraçado
 Pesa a favor de RED, no entanto, um elenco da mais fina estirpe. John Malkovich, Morgan Freeman, Helen Mirren, Mary Louise Parker, Brian Cox, Richard Dreyfuss, Karl Urban e Bruce Willis (que também fez uma ponta em Os mercenários) fazem graciosidades em cena. Tudo em nome da brincadeira. As cenas de RED, assim como a própria trama, são um pretexto para que esses bons atores possam exercitar sua veia cômica. Malkovich está especialmente aprazível como um agente neurótico.
O filme vem colhendo críticas positivas nos EUA, o que tem surpreendido alguns. Na verdade, ao assumir seu espírito fanfarrão, RED permite que o espectador se alvoroce com cenas como uma bala explodindo um míssil. A fita nada mais é do que uma bem sacada sátira a esse universo James Bond que tanto prezamos no cinema. E é como a pura gozação que é, que RED deverá será apreciado. Portanto, se você ler uma crítica falando das cenas mentirosas ou da trama absurda, desconsidere. Denegrir o filme é não entendê-lo. Agora se você não gosta de comédias de ação e de sátiras bem boladas, aí sim você deve passar longe de RED. Afinal, você deve estar velho demais para isso.

4 comentários:

  1. Ansioso por este filme. O elenco é ótimo!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, adorei a conclusão, Reinaldo. Ainda bem que não estou tão velha e me diverti com essa grande brincadeira de grandes atores.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Alan: Vc vai gostar! abs

    Amanda: Valeu Amanda. tb me diverti bastante. Bjs

    Diego: É verdade. Ele está o máximo. Abs

    ResponderExcluir