segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Crítica - Um homem misterioso

Grande cinema!

George Clooney aposta novamente em um filme fora do mainstream e mais uma vez é bem sucedido. Um homem misterioso é um filme simples, mas desenvolvido de forma sofisticada


Um homem misterioso (The american, EUA 2010) é um thriller que privilegia a sugestão. É um filme de poucas palavras, tal qual seu protagonista (vivido com densidade e afinco por George Clooney), mas de muitas minúcias. Dirigido por Anton Corbjin (Control), o filme articula referências que vão de Alfred Hitchcock a Sergio Leone e se estabelece como uma fita de vocação européia. Por vocação aqui, estipula-se a opção por um registro minimalista. Em Um homem misterioso, pouco é dito, mas muito é sugerido. George Clooney é vital para o sucesso dessa fórmula. Pouco se sabe sobre seu personagem (nem mesmo seu nome verdadeiro podemos precisar). Sabemos que é um assassino profissional com extremo talento para a confecção de armas, embora anuncie que não leva jeito com máquinas. Percebemos que está cansado da vida nômade que leva e do fato de não poder desenvolver afetuosidades com ninguém (e o fato de criar vínculos com um padre e com uma prostituta é pontual neste aspecto). Nada disso é dito, como quase nada do sentido que Um homem misterioso constrói é exposto em diálogos. O filme tem belos planos e longos silêncios entrecortados por tiros (os tiros sempre rompem a solidão do silêncio).
Corbjin parece interessado menos em desvelar aquele estranho que só podemos apontar ao certo sua nacionalidade e mais em desenvolver uma trama, até certo ponto banal, de forma requintada. É pela maneira como Um homem misterioso é desenvolvido que o torna algo salutar. Essa vocação européia, no final das contas, se justifica pela imersão que faz em um cinema que já parece esquecido nos EUA. A cena final parece retirada de um filme dos anos 50. O plano utilizado por Corbjin não perece fazer parte da cartilha de cineastas do mercado americano. Embora o final seja até mesmo previsível e corrobore a natureza do thriller, a forma como é fotografado torna tudo mais poético. Um filme maravilhosamente filmado. Não é um grande filme, mas é grande cinema.

8 comentários:

  1. Ainda não assisti este filme novo filme de Corbjin, mas o que me chama a atenção é essa regularidade de Clooney... há uns três filmes seguidos que ele tá perfeito nos seus papeis (Amor Sem Esclas, O Home que Encarava Cabras e agora Um Homem Misterioso).

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi também, mas George Clooney parece mesmo estar em uma boa fase.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti, mas estou bastante curiosa...

    ResponderExcluir
  4. So, let's go!

    Já estou preparado para a última cena!

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Passei a admirar George Clooney depois de seu engajamento político e sua representação em alguns órgãos, mas depois de materializar seu posicionamento no fenomenal "Boa Noite, e Boa Sorte" e no bom "Syriana", cara... meu conceito com ele foi além. E mantenho. Acho um cara muito bacana que conquistou certa liberdade em Hollywood, além de ter o poder de escolher personagens interessantes para interpretar. Foi assim como "Conduta de Risco", com os filmes do Coen que se aventurou e com o ótimo "Amor sem Escalas". Por estas e outras, minha curiosidade para ver este filme. E não apenas por Clooney, mas pelo diretor novato que logo na estreia entregou aquela loucura que é "Control" "Um Homem Misterioso" cheira a filme bom =)


    abs, R!

    ResponderExcluir
  6. Fernando: Eu venho batendo na tecla de que Clooney, além de ótimo ator, é um cara de visão há muito tempo.Taí ele comprovando mais uma vez... abs

    Kamila:Espero que goste. bjs

    Amanda: Ele simplesmente não erra! bjs

    Cássio: Tenho certeza que vc vai gostar! abs

    Elton: Sou mais ou menos como vc em matéria de George Clooney. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu também acho que ele está na sua melhor fase, mas nunca fui "muito com a cara" de George Clooney - acho ele muito estranho, quando aparece em entrevistas e até no Oscar se mostra pedante, arrogante, metido.

    Poucos filmes ele se mostrou versátil, antes eu achava que ele interpretava ele próprio.

    Estou curioso por esse filme e seu bom texto só fortaleceu minha curiosidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Cristiano: Valeu Cris. Vc sabe que eu discordo de vc quanto a Clooney. Mas fico feliz que vc reconheça o grande ator que ele está se tornando. abs

    ResponderExcluir