domingo, 11 de outubro de 2009

TOP 10

Os 10 melhores psicólogos do cinema

10 - Isaac Barr / Richard Gere em Desejos, alguém foi seduzido (EUA 1992)

Gere vive aqui um homem em tentação. Objeto de um jogo perigoso e sexual travado entre duas irmãs rivais. O psiquiatra Isaac Barr acaba enveredando por caminhos, que ele sabia, perigosos. Mas consegue evitar o pior. Desejos é um filme que mesmo sem focar na questão propriamente dita, mostra que nem sempre o fato de termos consciência de que algo é desaconselhável é o bastante para evitarmo-lo.

9 – Ben Sobel / Billy Cristal em A máfia no divã (EUA 1999)

Billy Cristal vive aqui o mais neurótico e caricato psicólogo que o cinema já concebeu. Não é para menos. Um mafioso resolve contratar seus préstimos e eleva a relação médico – paciente a outros patamares. O que impressiona aqui é justamente a descompostura de Sobel em um mundo totalmente diferente do seu. Ele acaba revitalizando sua prática.

8 – Jennifer Melfi / Lorraine Bracco em A família Soprano (1999 -2007)

Tudo bem. A família Soprano não é um filme. Mas as séries da HBO, ainda há outra na lista, são conhecidas por sua qualidade, para fazer uma analogia cabível, cinematográfica. Aproveitando uma idéia esboçada no filme da posição anterior, mas potencializando-a sob todas as perspectivas possíveis, a série parte da relação entre a Dr. Melfi e o chefão Tony Soprano para teorizar e refletir sobre os mais diversos temas. Há também, principalmente nas primeiras temporadas, a preocupação de repercutir, tanto na vida da dr. Melfi, quanto na de Tony, os efeitos da terapia.

7 –Nathan R. Conrad / Michael Douglas em Refém do silêncio (EUA 2000)

Quando seu filho é seqüestrado, o Dr. Nathan tem que tirar, dentro de um curto prazo de tempo, um segredo da mente de uma menina perturbada. Algo praticamente impossível de acontecer, como bem sabem os psicólogos. Contudo, Refém do silêncio é interessante por mostrar como certas coisas dependem mais do acaso do que de um bom terapeuta. E bem, Michael Douglas vive um psicólogo com sofisticação. O que já é, por si só, salutar.

6- Mark Powell / Jeff Bridges em K- Pax, o caminho da luz (EUA 2002)

Não é fácil por suas convicções a prova. Muito menos quando você é um renomado psicólogo. Menos ainda, se é um paciente tido, largamente, como louco quem lhe oferece novas perspectivas. É o que ocorre em K- pax, quando um homem que alega ser alienígena desmonta todas as convicções do psicólogo vivivo por Jeff Bridges.

5- Malcolm Crowe / Bruce Willis em O sexto sentido (EUA 1999)

O que dizer de um psicólogo que se predispõe a continuar cuidando de seus pacientes mesmo depois de morto? Tudo bem, o Dr. Malcolm não sabia que já tinha passado dessa para melhor. Mas seu empenho e carinho pelo menino que via gente morta é assombroso (no bom sentido).E o melhor, ele realmente consegue ajudar de forma decisiva seu paciente.

4- Lisa Metzger/ Meryl Streep em Terapia do amor (EUA 2005)

O que fazer quando seu filho começa a namorar uma de suas pacientes. É nesse dilema que se encontra a personagem vivida por Meryl Streep. Terapia do amor é um filme muito maduro sobre as coisas do amor. E o procedimento da personagem de Streep é aquele que qualquer mortal (neurótico e com um tantinho de preconceito) teria. Desmonta-se então aquela desarranjada visão que se tem dos terapeutas. Somos, afinal, todos humanos.

3- Henry Carter/Kevin Spacey em Shrink (EUA 2009)

Filme iindependente que vem colhendo muitos elogios nos EUA. Kevin Spacey vive um psicólogo que,além de atender pacientes cheios de excentricidades, vive um momento especialmente desolador e desestimulante. O filme parte do pressuposto de que todos precisam de ajuda. Todos, mesmo os terapeutas, precisam de terapia. Put the shit togheter, não é uma coisa simples.

2- Sean Maguire / Robin Willians em Gênio indomável ( EUA 1998)

O psicólogo vivido por Robin Willians é um dos mais eloquentes retratos da profissão. Desde o preconceito que o exercício da psicologia desperta até seus efeitos mais positivos e libertadores. Encantam também os embates protagonizados pelo terapeuta Sean e seu mais hostil paciente, Will, em diálogos verdadeiramente brilhantes. Sean se predispõe a ajudar um jovem extremamente inteligente, mas que esconde seu dom e perspicácia atrás de uma atitude raivosa e de uma vida marcada por mágoas.

1- Paul Weston / Gabriel Byrne em Em terapia ( EUA 2008 - )

Paul Weston é , definitivamente, o melhor terapeuta já concebido em um filme, ou série, como é o caso de Em terapia. A série da HBO enfoca não só o trato diário dentro de um consultório, inovando a habitual misè en scene característica a esse universo, como as angústias que pairam ali. Tanto as dos pacientes, como as do terapeuta. Gabriel Byrne vive com acintosa competência Paul Weston. Um terapeuta, sem dúvida alguma, talentosíssimo, mas que experimenta dramas pessoais dantescos, freudianos, faustianos e yungianos. Para ficar em algumas referências. O curioso é ver como o terapeuta, por mais capaz que seja, quando paciente, é acometido dos mesmo sintomas e enfrenta as mesmas dificuldades que procura isolar em seu consultório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário