quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Diz que me diz que eu desdigo

Ta sabendo da última do Caetano Veloso? O cantor, compositor e figura proeminente da sociedade brasileira resolveu encarnar em Woody Allen. Após a divulgação de que está quase tudo certo para que o diretor americano rode seu próximo filme na cidade do Rio de Janeiro, Caetano pôs-se a questionar a envergadura artística de Allen. “É um cineasta pequeno”, declarou o baiano ao suplemento literário, Correio das Artes, do jornal paraibano A União.
Em uma entrevista, quase toda ela dedicada ao cinema, Caetano embrenhou-se em diminuir o cineasta para depois fazer mea – culpa. Para o brasileiro, Woody Allen pratica um “cinema quadrado”, “extremamente hétero” e é dono de uma “visão estreita”. Caetano argumenta ainda que falta provocação ao cinema do diretor.
Contudo, faz ressalvas. “É um homem de frases brilhantes.”, “conhece Nova Iorque profundamente” e “ considero uma conquista ele ter o final cut de seus filmes”.
Há de se ponderar a legitimidade de Caetano Veloso, notório escandalizador. A opinião pessoal, todos tem direito. Mas as de Caetano, devido ao status e a insalubridade de suas declarações, ganham ares indesejáveis. Há quem pense o mesmo de Caetano. Essa é a beleza da liberdade de expressão.
O próprio Caetano ciente da falta de proporcionalidade, para não dizer de fundamentos -já que o fato de não se gostar de um artista não o torna ruim, inverteu o tom da entrevista reconhecendo “virtudes” do cineasta que ou contradizem suas impressões ou são tão deslocadas quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário