domingo, 18 de outubro de 2009

TOP 10

Essa semana comemoramos, mais precisamente no dia 15, quinta feira, o dia dos professores. Data muito especial, que tal qual os profissionais que homenageia, não é muito valorizada. Claquete, na expectativa de fazer uma pequena honraria a essa tão distinta e inspiradora profissão, lista 10 professores inesquecíveis que o cinema nos apresentou. Parabéns professores da vida real que inspiraram todos estes que veremos a seguir.

10 - Erin Gruwell/ Hillary Swank em Escritores da liberdade (2005)

Aqui se presencia uma parábola edificante do quão importante é perseverar. Resgatar jovens sem chances de seu destino cruel é o objetivo traçado pela professora Erin (vivida com a competência habitual por Hillary Swank). Ela supera hostilidade, preconceito e outros obstáculos nessa bonita história inspirada em fatos reais. E é justamente esse pedigree que vale a inclusão de Erin, e do filme, nessa lista.

9 - Rick Latimer/ James Belushi em Um diretor contra todos (1987)

Nesse pequeno filme de 1987 com um James Belushi surfando na popularidade de seu irmão, vemos um diretor de uma escola pública de um bairro pobre americano fazendo das tripas coração para fazer uma escola "parecer" uma escola. Uma rotina de violência, opressão e segregação não é fácil de ser contornada, mas esse diretor, de métodos nem sempre cristãos, faz o possível para tornar aquele um lugar melhor.

8- Micky Rosa/ Kevin Spacey em Quebrando a banca (2008)

Os professores nem sempre exercem boa influência sob seus alunos. E Quebrando a banca, mesmo que indiretamente, mostra isso. Micky Rosa é um professor que reúne seus alunos mais prodigiosos para faturar em Las Vegas contando as cartas no jogo 21. Não é preciso dizer que alguns experimentam o inferno por isso. Rosa é egoísta e totalmente incapaz de inspirar outra coisa senão a competição desenfreada em seus pupilos. Justamente por isso, e para a lista não ficar reverente demais, Micky Rosa pinta por aqui.

7- Roberta Guaspari/ Merly Streep em Música do coração (1999)

É difícil Merly Streep não figurar em algum top 10 de Claquete, tamanho talento e polivalência que a atriz demonstra em sua carreira. Em Música do coração ela vive uma professora de música interessada em levar conforto a seus alunos. Enfrenta o descrédito de pais e colegas, que julgam ser sua disciplina um passatempo, e tenta se comunicar com seus alunos em níveis que nenhuma outra pessoa parece disposta a fazê-lo.

6 - Willian Forrester/ Sean Connary em Encontrando Forrester (2000)

Ok. Ele não é um professor propriamente dito. Mas age com a disciplina e a devoção de um para endireitar Jamal Wallace, um garoto de enorme talento e potencial que corre o risco de se perder. O veterano escritor vivido por Connary guia e doutrina o rebelde vivido por Robert Brown com graça e afinco dignos dos mestres.

5- Louranne Johnson/ Michelle Pfeiffer em Mentes perigosas (1995)

Ser mulher em ambientes que predominam o machismo, já é, por si só, desafiante. Imagine em um lugar que a lei da violência impera e que nas escolas, estudar é o que menos se faz. É mais ou menos esse o rojão que a professora Louranne pega pela frente. Em um ambiente que muito faz lembrar o das escolas brasileiras. Um filme denso e que, principalmente para os professores brasileiros, faz muito sentido.

4- Mark Thackeray/ Sidney Poitier em Ao mestre com carinho (1967)

Experiências e ensinamentos são coisas que podemos filtrar de nossos mestres. É sobre isso que trata Ao mestre com carinho. Dessa relação, muitas vezes conturbada, mas freqüentemente recompensadora. Mesmo que em um nível estritamente íntimo. E Sidney Poitier captura isso muito bem com sua personagem.

3- John Nash Jr. / Russel Crowe em Uma mente brilhante (2001)

Uma mente brilhante é sublime sob muitos aspectos. Mas poucos o observam pela bela referência que faz ao magistério. Nash segue a carreira acadêmica com a arrogância característica dos gênios. Domado pela cruel doença, volta a lecionar, já idoso, por se sentir útil e prolifero naquele ambiente. Recebe, ainda, honrarias tanto por sua contribuição econômica quanto por sua contribuição como professor, esta última, em uma das cenas mais emocionantes do filme.

2- Trevor Garfield/ Samuel L. Jackson em 187, código de violência (1997)

Samuel L. Jackson vive aqui, talvez, o mais eloqüente exemplo do que é ser um professor hoje na rede pública. Desamparo do estado, falta de recursos, e alunos totalmente resistentes a idéia de estudar e ser alguém na vida. A violência passa a ser parte do cotidiano em uma deturpação social homérica. Esse filme tem ainda uma das cenas mais tensas da década passada. E um final acachapante.

1- John Keating/ Robin Willians em Sociedade dos poetas mortos (1989)

Não existe professor no cinema que reverbere mais. Muitos professores até usam esse filme em suas aulas. Em uma jogada do inconsciente, talvez. Ou pelo simples fato de buscar o compartilhamento da inspiração vivida por aqueles personagens. Despertada pela poderosa presença do professor John Keating e seu lema sagrado. Carpe diem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário