domingo, 25 de outubro de 2009

top 10

O top 10 de hoje destaca os principais personagens da carreira de Bruce Willis que voltou nesse fim de semana aos cinemas brasileiros. Quem quiser saber um pouco mais sobre o astro, a seção radiografia (quatro posts abaixo) também o destaca.


10 – Jimmy Tulipa (Meu vizinho mafioso 1 e 2)
Aqui é Bruce Willis se divertindo. O ator está impagável na pele do mafioso durão que adora implicar com o vizinho medroso vivido por Mathew Perry. A continuação foi menos esperta, mas Willis manteve o charme do personagem em alta.

9- Jeff Taley ( Refém)
Jeff Taley não é muito diferente de outros personagens vividos por Willis. Faz o tipo durão, inteligente e corajoso. Contudo, o valente Taley enfrenta uma situação pouco comum em Refém. Xerife da cidade tem que possibilitar a fuga de dois seqüestradores da mansão de um milionário para salvar a própria filha. Um filme tenso e um personagem ao gosto de Bruce Willis. E de seus fãs.

8- John Hartigan (Sin City)
Aqui ele faz mais um tira (como os americanos gostam de se referir a policiais e detetives voluntariosos) incorruptível. A fotografia em preto e branco do filme, os cenários digitais e Bruce Willis soltando frases de efeito, fazem de Sin City, e de John Hartigan, figuras inesquecíveis da cultura pop.

7 – RJ ( Os sem floresta)
Ok. Aqui Bruce Willis não aparece.Mas seu vozeirão inconfundível contribui muito para o sucesso do simpático, e malandro, guaxinim que apronta todas com os ingênuos animaizinhos de Os sem floresta.

6 –David Dunn (Corpo fechado)
Em corpo fechado Willis vive o herói mais inusitado e, talvez o mais humano, já concebido no cinema. Além de ser um almágama de referências sobre super - heróis criado por M.Night Shymalan, David Dunn é um homem com conflitos humanos bem mais desafiadores do que os sobrenaturais.

5- Ben Jordan (A história de nós dois)
Aqui Willis se experimenta em um terreno incomum em sua carreira. Na comédia dramática em que divide a cena com Michelle Pfeiffer, ele vive um homem imerso em problemas conjugais, mas um homem disposto a fazer seu casamento, e o amor que o move, triunfarem. Talvez seja o maior e mais real herói vivido pelo astro.

4- Butch Coolidge (Pulp Fiction – tempos de violência)
Um pugilista famoso, rico e com problemas de dinheiro. Parece clichê, e é. Só que Willis investe em todo o seu carisma e acerta o tom dos diálogos de Tarantino para criar um personagem mais tridimensional do que o roteiro sugere. O filme era tão bom e tinha tantos superlativos que isso passou despercebido.

3- O chacal (O chacal)
Um dos poucos vilões que interpretou. O chacal de Bruce Willis se equipara em status ao verdadeiro. Á época do lançamento do filme não se falava em outra coisa, que não a caracterização mimética de Willis. O filme foi um sucesso graças a curiosidade, e a satisfação, em ver o ator como um legitimo bad ass.

2- Dr. Malcolm Crowe (O sexto sentido)
Talvez essa seja a melhor atuação do ator. Aqui ele evita todos os cacoetes que adquiriu ao longo da carreira de astro de ação e investe em uma atuação minimalista sendo generoso com o ator mirim Haley Joel Osment. Quando está em cena, porém, fica difícil atentar para as pistas que Shymalan solta pelo caminho.

1 – John McClane (Duro de matar, Duro de matar 2, Duro de matar: a vingança, Duro de matar 4)
Não podia ser outro. O personagem que o fez famoso e que definiu a forma de se produzir filmes de ação na década de 90, e que acabou sendo redescoberta agora nos anos 2000, é um ícone, não só do cinema, mas da cultura pop. John McClane garantiu a Bruce Willis não só um emprego, celebridade e dinheiro. Lhe concedeu a imortalidade.



2 comentários:

  1. hahaha eu gostei do "não é muito diferente de outros personagens vividos por Willis" hahah sim sim Wllis = policial durão; Harrison Ford = bom pai que vira american heroe to save her family ahuahuahua dirty America...

    E alguém tinha dúvidas que o primeiro lugar ia para John McClane !?

    by FLCP

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post, mas faltou lembrar do excelente Doze Macacos...rs
    Abs,

    Rafael Valente

    ResponderExcluir