quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Porque este é o homem do momento?

Oren Peli faz pose para foto: Seu filme não para de fazer dinheiro

O diretor e roteirista Oren Peli está sorrindo a toa. Seu filme de estréia, Atividade Paranormal (Paranormal activity) não para de bater recordes e estabelecer vistosas marcas no mundo do cinema. A fita de terror, rodada com módicos U$ 70 mil dólares alcançou a primeira posição nas bilheterias americanas nesse fim de semana. Depois de 1 mês em cartaz com circuito reduzido, e de uma imensa campanha boca a boca, Atividade paranormal teve seu número de cópias aumentado pela distribuidora, a Paramount e já se aproxima da acintosa marca dos U$100 milhões de dólares. Ou seja, em termos práticos, é o filme de maior faturamento, não só do ano, como muito provavelmente da década. O último filme independente a fazer tamanho estrondo nas bilheterias havia sido A paixão de Cristo de Mel Gibson, que custara algo em torno de U$ 25 milhões e arrecadara ao redor do mundo U$ 600 milhões.
Mas o modelo de produção e as expectativas não poderiam ser mais diferentes. A paixão de Cristo era um filme coberto de polêmicas, com uma grande estrela envolvida e que o mercado, de uma forma geral, ansiava pela estréia. Atividade paranormal guarda mais semelhanças com outra produção B, também de terror, que tomou de assalto os cinemas do mundo todo há exatos 10 anos. A bruxa de Blair, falso documentário sobre incidentes sobrenaturais em uma floresta, rodado com U$ 60 mil, que rendeu só nos EUA U$ 140 milhões. Tanto Atividade paranormal, como A bruxa de Blair foram projetos vetados por executivos de estúdios que só ganharam vida graças ao brio e perseverança de seus idealizadores. A despeito de suas qualidades como cinema, ambos os filmes representam verdadeiros triunfos comerciais, e por que não – artísti cos, em Hollywood.
Oren Peli não conseguiu vender sua idéia para ninguém. Rodou o filme basicamente com empréstimos e financiamentos. O filme, que só credita dois atores, foi adquirido pela Paramount, depois de pronto, que o lançou em menos de 50 salas. O efeito foi imediato. Em uma semana, o filme tornou-se o principal tópico do twitter. Semanalmente a Paramount aumentava o número de salas exibindo o filme, por força das circusntâncias. Até que no fim de semana passado, o estúdio finalmente concedeu a Atividade Paranormal o status de blockbuster, o distribuindo em todo o território nacional, em mais de 1400 salas.
Esse fato permite algumas conclusões. A primeira, e mais cristalina, dá conta do quão imprecisas são as previsões de executivos e engravatados acerca do gosto do público médio. A segunda mostra que ainda vale correr riscos em Hollywood. A recompensa, como no caso de Peli – e da Paramount, pode ser exorbitante. O diretor provou-se homem de visão, imaginativo e audacioso, e o estúdio está faturando horrores com uma fita que comprou por uma bagatela e não precisou mover uma palha para promover.
Para quem ficou curioso, o filme mostra um casal que após se mudar para uma casa nova, começa a notar atividades estranhas á noite na casa. Eles, então, colocam uma câmera para tentar descobrir do que se trata. É isso mesmo, não é nada de fora de série. Hollywood tem, de fato, seus mistérios.
Atividade Paranormal estréia no Brasil dia 4 de dezembro.

4 comentários:

  1. Obrigada por esse post. Agora estou totalmente por dentro desse fenômeno de bilheteria! :-)

    ResponderExcluir
  2. hahaha dirty america ... nossa fiquei impressionado com os números... isso q é retorno!! dois atores!? haha q ótimo...

    mas interessante vc colocar quão imprecisas são as previsões dos executivos e dos estúdios... enquanto eventuais boas produções não têm acesso a l'argent e ressources em geral, há filmes lixos q subsistem graças ao nome de um ator... (tipo, pega um roteiro lixo, com um diretor lixo, aí como compensação põe um atorzinho famoso e o filme dá retorno...)

    Não q seja propriamente o caso, mas dia desses assisti Mamma Mia; ow, q decepção... akilo lá nem Meryl Streep salva rs...

    mas é triste... tantos bons filmes q sequer entram em circuito e uns porcariazinhas q faturam milhões... bien, c'est la vie, non!? ou será o capEtalismo!?

    NOTA: foto do MJ, Kop, RiP, This is it no blog!! hahah

    by FLCP.

    ResponderExcluir
  3. OI Reinaldo!

    Nossa as somas impressionam hein. Este cara conseguiu seu passaporte para entrar no hall de sucesso de hollywood. Gastar 70 mil e faturar 100 milhões em um mês é muito dinheiro. Meu Deus!!!!!!

    Realmente um retorno e tanto, ainda mais em seu primeiro filme. E pelo seu relato, as grandes produtaras muitas das vezes não conhecem o gosto do público e se enganam desperdiçando dinheiro com produções ruins. As vezes basta uma boa idéia para fazer sucesso, vide o exemplo deste filme. Concordo com vc, o diretor foi extremamente corajoso ao ir em frente com seu projeto. Valeu a pena.

    Uma boa pedida e confesso a vc que fiquei muito curiosa em assistir ao filme.

    Um abraço.
    Excelente crítica.

    ResponderExcluir
  4. não menosprezando a façanha do cara, mas o filme em si não "é o bixo" não...bruxa de blair ainda me saiu melhor...não sei se estou "amortecido" com o genero terror, mas pra mim foi maçante...dá-lhe ff>>,hehe..
    talvez no cinema...no escuro e tal a sensação fosse outra, mas não sei não...qualquer curiosidade olhem aqui...http://sapao318.blogspot.com/2009/10/paranormal-activityheheperdi-uma-hora-e.html
    sem spoiler...prometo!!!

    abraços!!!

    ResponderExcluir