sábado, 5 de setembro de 2009

Venezianas 3

Moore, o agitador

Foi exibido na noite deste sábado em sessão para a imprensa Capitalism: A love story, novo filme de Michael Moore. A sessão oficial, seguida de entrevista coletiva, será na tarde deste domingo. A recepção ao filme foi positiva. Como era de se imaginar, Moore reacende seu barril de pólvora ao concentrar sua narrativa no auge da crise financeira deflagrada em 2008.

Herzog, o prestigiado

O alemão Werner Herzog concorre duplamente em veneza. No anúncio da lista oficial dos filmes em competição, o nome de Herzog estava lá com o drama americano Bad Lieutenant: Porto f call New Orleans. Nessa mesma lista constava um filme surpresa que só seria revelado com o festival já em curso. Pois bem, o filme surpresa é outra obra do alemão, também rodada em inglês. My son, my son, what have ye done, é sobre um homem em processo de enlouquecimento. E os efeitos deste, naqueles a seu redor. O herzog surpresa agradou mais do que o oficial. De qualquer forma, Herzog torna-se o primeiro cineasta a participar da mostra competitiva em Veneza com dois filmes em uma mesma edição.

Chéreau, o modesto

O primeiro francês puro sangue em Veneza foi Persécution, de Patrice Chéreau. Filme sobre um triangulo amoroso. Nada que o cinema francês já não tenha explorado enésimas vezes. Contudo, Persécution causou muito boa impressão. O diretor, na coletiva, fora efusivamente elogiado pelos jornalistas presentes no que tocava a qualidade dos diálogos. Chéreau absteve-se dos elogios e creditou o sucesso a seus atores e ao roteiro que qualificou como " exemplar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário