sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Venezianas 2

Polêmica ou panfletagem?

Será exibido no próximo Domingo para a imprensa internacional, fora de competição, o documentário South of the border, que Oliver Stone filmou sobre o presidente venezuelano Hugo Chavez. Uma delegação venezuelana é esperada na premiere em Veneza. O diretor, esquerdista histórico, promete entregar um visão amistosa do presidente venezuelano. No filme, há depoimentos de vários lideres latino americanos, inclusive do presidente Lula.

Reconhecimento!
O nono prêmio Robert Bresson foi entregue hoje ao cineasta brasileiro Walter Salles. O diretor recebeu a honraria que em outros anos fora concedida a personalidades como Wim Wenders, Manuel de Oliveira e Giuseppe Tornatore.

Um ano ruim para americanos?
Depois da recepção modorrenta para A estrada, foi a vez do novo trabalho do diretor Todd Solondz dividir opiniões. Life during wartime teve mais criticas positivas do que A estrada, mas passou longe de corresponder as expectativas sempre geradas pelo diretor do excepcional Felicidade.
A recepção à Life during wartime levanta a dúvida. Depois do triunfo de Darren Aronofsky ano passado com o seu O lutador, os americanos parecem que não terão um ano vistoso em Veneza. Resta a aguardada estréia de Tom Ford na direção com A single man e o polêmico Michael Moore com seu Capitalism: A love history

Favorito?
O filme que melhor se saiu até agora no aplaudômetro,indice confiável em festivais, foi o austríaco Lourdes de Jéssica Housner. O filme que conta o milagre operado na vida de uma mulher com paralisia durante uma peregrinação para o santuário de Lourdes na França foi muito bem acolhido por imprensa e júri. Resta saber se o filme, azarão absoluto, se sustentará até o final do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário