segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Notas

* Roman Polanski, diretor franco polonês vencedor do oscar por O pianista, foi preso nesse fim de semana ao desembarcar na Suíca. O diretor é fugitivo da justiça americana que o condenou por fazer sexo com uma menor de idade em 1977 na casa do ator, e amigo do diretor, Jack Nicholson. Passados mais de 30 anos, até mesmo a vitíma, que na ocasião fez sexo consensual -o que para a justiça era indiferente- já interveio em favor de Polanski. Contudo, o diretor sempre evitou viajar para países com acordo de extradição para os EUA, país ao qual nunca mais regressara.
Polanski, no entanto, foi pego em um ato falho. O diretor viajara para a Suíca para receber um prêmio em honra a sua carreira. Preso, desde sábado, o diretor protagoniza um incidente diplomático entre França e EUA. Há pressão da diplomacia francesa para a libertação do diretor. O governo federal americano evita comentar o assunto. O estado da califórnia, que condenou Polanski, tem dois meses para elaborar a documentação necessária para viabilizar a extradição.

* Quentin Tarantino não virá ao Brasil para divulgar Bastardos inglórios. Chegou hoje, via assessoria do estúdio Universal aqui no Brasil, o pedido de desculpas do diretor que alega cansaço extremo como razão de sua omissiva. Tarantino frustra mais de 300 cinéfilos que esgotaram os ingressos da pré - estréia do filme que teria Tarantino como host. E o festival do Rio perde um de seus maiores hypes esse ano.

* Os ingressos para This is It, documentário sobre os últimos ensaios de Michael Jackson, já esgotaram nos EUA. Recorde impressionante que supera o melhor dos prognósticos. Há de se imaginar, se os produtores e distribuidores não vão aumentar o prazo de exibição da fita das atuais e divulgadas duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário